PINTURA BAUERNMALEREI EM MADEIRA – 57

Bom dia a todos…

Bem, escolhi para hoje uma técnica que eu adoro e sei que muita gente gosta também, o Bauernmalerei. Para que não conhece, vou contar um pouquinho da história dessa pintura…


Caixinha oval com pintura bauernmalerei

O nome bauernmalerei quer dizer bauern – camponesa e malerei – pintura (em alemão), por isso podemos dizer que essa é a técnica de pintura camponesa alemã. Muito difundida em seu país, essa técnica foi desenvolvida por artesãos do povo, numa época de pós-guerra, quando as pessoas simples porocuravam imitar os nobres, que reformavam e pintavam seus palacetes, contratando artistas reconhecidos para decorá-los. Como as pessoas comuns não tinham como contratar artistas, elas mesmas pintavam e decoravam suas casas (sobretudo os detalhes de madeira de suas casas) pintando com motivos florais, pássaros, frutas e figuras humanas seus móveis, armários, portas e janelas.

A proposta do Bauernemalerei é que essa pintura seja como uma escrita: existem os motivos, eles têm um significado, há uma maneira específica de combiná-los em arranjos compostos seguindo algumas normas, ou seja, há um procedimento bem definido de como se deve realizar essa pintura, de maneira que qualquer pessoa possa fazê-la.

Claro que com sua popularização em outros países e por pessoas de outras culturas, o bauernmalerei que se vê muitas vezes não é o autêntico, eu mesma não sigo todas as normas de realização dessa técnocas, mas sua essência permanece em boa parte das técnicas de pintura decorativa que fazemos.


Prato de madeira com figuras típicas dançando

De todo modo, existem algumas regrinhas básicas dessa pintura que vale a pena conferirmos:
– Em geral as peças decoradas são de madeira, mas essa pintura também pode ser feita em peças de latão, ferro e cerâmica.
– Utiliza-se tintas acrílicas decorativas de acabamento fosco, e as peças geralmente são apenas enceradas, não se aplica verniz.
– Utilizamos pincéis redondos para pintar os motivos, de dois ou três tamanhos diferentes (para pintar diferentes motivos) e pincéis linner ou de filetes para os detalhes. Os pincéis chatos são usados apenas para a pintura de fundo das peças.
– Os motivos são quase sempre florais, e mesmo que existam outros elementos, em geral as flores estão presentes.
– As cores utilizadas são mais vivas e puras, sem muitas misturas, lembrando que originalmente essa técnica era feita pelo povo com os materiais mais econômicos e accessíveis.
– A pincelada principal do bauernmalerei é a “vírgula”, pincelada que se faz em geral com o pincel com carga dupla (carregado com duas cores), fazendo um movimento único, de cima para baixo e no formato de uma vírgula (semi-circular). Ao praticar essa pincelada, a técnica torna-se cada vez mais fácil de se fazer.


Plaquinha de madeira

O bauer é também uma técnica muito gostosa de se fazer. E como falei acima, a prática é fundamental. Quanto mais a gente faz, melhor (e mais fácil) fica a pintura. E a partir da técnica você poderá combinar motivos e cores de maneiras bem diferentes, criando peças sempre muito bonitas e diferentes.

[img:bauer_2.jpg,resized,vazio]
Caixinha trabalhada com pintura

Uma maneira fácil de praticar é utilizando os Guias de Pinceladas que criei, que são lâminas de papel plastificado com o passo-a-passo da pintura em tamanho natural para você praticar pincelando por cima e apagando em seguida com um paninho úmido.


Primeiro passo, pintando sobre o Guia


Segundo passo, limpado a tinta recém aplicada com um pano

Os Guias vêm em três modelos diferentes, com os principais motivos pintados em suas cores originais e com os riscos no verso.

[img:bauer5.jpg,resized,vazio]
Um dos Guias de Pinceladas

E, por fim, para mostrar que a prática funciona, quero reproduzir aqui uma mensagem que recebi da Bianca B. Perina, que frequenta o blog e fez suas peças com as orientações do meu DVD:

“Oi Cristina!
Conforme falei no post em seu blog, estou mandando as fotos das peças que fiz com bauer, depois de treinar muuuiiito as pinceladas! Ainda tenho que melhorar bastaaaante! Me sinto praticamanente uma aluna sua de um curso a distância! hehehe
São três peças, a primeira que fiz foi a caixinha rosa a pedido de uma tia minha, foi uma reforma na verdade de uma caixinha que ela já tinha, era verde e ela não gostava. Fiz uma pátina nela usando a cera em pasta branca depois pintei. A segunda peça foi o cabideiro e a terceira foi o bauzinho. Nestas duas peças fiz a pátina lixada usando a cor pérola de fundo e o médium envehecedor cinza medieval, adorei as cores…
Tive que dividir em três e-mails por que a resolução das fotos estava muito alta… bom aí vão!
Abraço,
Bianca”


Caixinha rosa da Bianca


Bauzinho da Bianca


Cabideiro da Bianca

As peças não estão lindas? Eu falei para a Bianca que ela está de parabéns, se as primeiras peças dela estão com essa qualidade, imaginem com a prática…
Adorei, Bianca, e muito obrigada por compartilhar sua experiência conosco! Um beijo enorme para você…

Se você gostou e quer saber mais sobre essa técnica ou sobre os Guias de Pinceladas e o DVd de Bauernmalerei que ofereço, entre em meu site www.cristinabottallo.com.br na página LOJA.

Boa sexta-feira para vocês e até amanhã…

Cristina


10 comentários em “PINTURA BAUERNMALEREI EM MADEIRA – 57”

  1. Oi Cristina, procurando sobre a pintura Bauer caí em suas mãos e já estou apaixonada por tudo que encontrei no seu blog e site. Parabens vc é muito talentosa. Fiquei tao animada que gostaria de adquirir o DVD desta tecnica, vc poderia me passar a maneira de como adquirir. Gostaria que fosse deposito bancario pois nao uso cartão de credito. Mande informaçõe s para meu email por favor… Um abraço carinhoso, Alessandra!!

  2. quero ser sua seguidora porque eu adoro seus trabalhos desde miniatura ate tudo sou sua fã desde que ia na ana mria no canal seteobrigada se permetirumabraço cheio de muito carinho tenho so 63 ano ja tive enfarto dois choque anafilatico e o mes de agosto tive um semi coma com convunção mais ainda estou aqui umforte abraço e beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.