Todos os posts de Cristina Bottallo

E o mês de outubro será todo do Bauernmalerei

Eventos em que estarei durante o mês de outubro

Vou escrever sobre o mês de outubro, mas começo falando de setembro…

Opa? Como assim?

Explico: setembro é o mês do meu aniversário…que, na verdade, cai no último dia, dia 30. Então eu adoro o mês de setembro, mas quando finalmente é meu aniversário, já estamos em outubro, o que me faz adorar outubro também (hehehe).

Sendo assim, só posso estar muito contente por, nesse ainda mês de setembro, contar a vocês que meu mês de outubro será muito especial esse ano. E conto tudo para vocês agora.

Foi em outubro do ano passado que meu livro da Pintura Bauernmalerei foi lançado, portanto esse ano será o primeiro aniversário do livro. E eu não poderia comemorar essa data de forma melhor: agora em outubro de 2021, meu livro estará em dois eventos incríveis, ambos em cidades muito especiais de Minas Gerais (e quem conhece meu livro sabe que tenho uma ligação muito forte com Minas, sou meio mineira… rs).

Meu livro da Pintura Bauernmalerei

O primeiro evento é realmente muito especial, será a I Semana do Bauer na cidade de Monte Verde, que fica no sul de Minas, um evento lindo, que começará no dia 02 de outubro e irá até o dia 10/10, recheado de atrações. A data é muito especial, pois o evento é uma homenagem à Dona Carmem Osterne, que foi precursora do Bauern na cidade, e formou muitas das artesãs e professoras que moram e trabalham por lá. Eu mesma fui aluna da D. Carmem, não em Monte Verde, mas aqui em São Paulo, mas me sinto parte dessa linda família, de um jeito muito especial.

O evento contará com várias ações, e começa com uma corrida e caminhada muito especiais, no dia 02. Depois contará com exposições em diferentes locais, oficinas, venda de peças (calro!) e um coquetel com bate-papo comigo, para lançar – oficialmente – meu livro na cidade. E será também o primeiro lançamento presencial do livro, já que, por conta da pandemia, eu não pude fazer um lançamento assim ano passado.

Concite oficial do lançamento em Monte Verde.

Eu estarei por lá no dia 07/10, quinta-feira, com o coquetel e bate-papo sobre o livro, na Pousada EL Brujo, uma linda construção, repleta de pinturas nas paredes, portas e janelas, um lugar realmente lindo para se ver, fiquem de olho por aqui, pois irei mostrar muito mais da cidade em breve.

E como eu falei, o mês será todo do Bauern, pois nos dias 21 a 24 de outubro também, acontece a SCT, Semana Criativa de Tiradentes, linda cidade história mineira, onde também terei a oportunidade de levar meu livro para um lançamento e bate-papo, que será no domingo, dia 24/10.

Convite da SCT-21, também com lançamento do meu livro.

Acho que de forma nenhuma eu poderia ganhar presentes de aniversário tão especiais como esses dois eventos, e como a possibilidade de levar meu livro para lugares que são tão especiais.

Agradeço aos organizadores de ambos eventos pelos convites, e desde já digo que será um mês muito especial, continuem acompanhando por aqui.

Caderno de técnicas e motivos

Eu adoro cadernos… mas quem não adora, não é mesmo?

Bom, o fato é que eles podem ser um instrumento de trabalho muito importante e potente. Eles são ao mesmo tempo a base para praticarmos e experimentarmos técnicas e materiais, e também um registro de processos, que pode servir para criarmos trabalhos mais elaborados e projetos completos.

Eu pretendo trazer cada vez mais cadernos para meu blog, minhas redes e meus canais. E essa semana postei uma série de passos simples para fazer uma flor com técnica mista, usando vários materiais, em meu atual caderno de processos. Hoje posto ela aqui:

Para esse exercício eu separei os seguintes materiais: nanquim preto; lápis de cor aquarelável preto e em diferentes tons de vermelho; guache nas cores branco, preto, amarelo e magenta, para fazer um vermelho; lápis preto, pincéis redondos, uma brochinha e um godê. Tudo isso e o caderno, claro.

Primeiro passo

Para o primeiro passo, fiz um desenho rápido de uma flor com lápis no caderno. Depois, com a brochinha e o nanquim preto, fiz um respingado bem aleatório.

Segundo passo.

O segundo passo é o desenho com os lápis de cor aquareláveis. Usei o preto ao centro e os tons de vermelho no desenho, mais claros em algumas parte e mais escuros em outras.

Terceiro passo.

O terceiro passo é aquarelar os lápis de cor, usando pincéis redondos e água. Note que não uso água em todos os traços, apenas em algumas partes, para criar mais cor e dar mais forma à flor.

Quarto passo.

A última etapa é com a tinta guache, mais detalhes em preto no miolo; o branco, que entra nos pontinhos do miolo e nas luzes das pétalas; e o vermelho, feito com a mistura de amarelo com magenta, em pinceladas que definem melhor as pétalas.

E está pronta a flor!

Esse é um exercício simples e que mostra bem as etapas de um trabalho. Dá para fazer uma flor assim em poucos minutos (eu levei 15 minutos ao todo, aguardando um pouco a secagem de cada etapa), e a ideia é justamente a produção. Quanto mais a gente faz, pratica, experimenta, melhor vamos fazendo.

Aliás, falando nisso, vamos lá fazer?

Continuem me acompanhando aqui e no Instagram @cristinabottallo pois trarei mais ideias assim.