Dicas de pintura em porcelana e vidro com tintas que vão ao forno caseiro


Bijuterias de porcelana

Tinta Decorfix 150 (base água, da marca Corfix)

Tinta solúvel em água, apresentada nos acabamentos brilhante, fosca e metálica, pode ser aplicada em todos suportes (tipos de peças) termoestáveis (que possam ser aquecidas) a 150 graus.
Ideal para porcelana, cerâmica (inclusive biscoito), vidro, metal, faiança, chapa esmaltada (ágata), cobre etc. As cores são apresentadas prontas para uso e miscíveis entre si. A escolha do suporte utilizado permite obter efeitos diferentes, já que as tintas apresentam transparência e intensidade de cores variáveis. As peças devem ser levadas ao forno doméstico para queima e fixação completa das tintas e após esse processo podem ser utilizadas normalmente e lavadas a mão ou até mesmo em máquina de lavar louça.

Médium Retardador
Serve para retardar o tempo de secagem das tintas Decorfix 150, facilitando sua aplicação e permitindo fazer mesclas de cores com mais facilidade. Adicione algumas gotas à tinta que está sendo utilizada.

Dicas de Aplicação e Queima

1. Antes da pintura:
– Limpe muito bem as peças que serão pintadas lavando-as com água e detergente, enxugando bem e limpando em seguida com álcool. Retire todos os resíduos de gordura, inclusive das mãos
– O uso de vinagre entre a lavagem com água e sabão e a aplicação do álcool para desengordurar é indicada para deixar a superfície levemente mais porosa e, dessa forma, mais fácil de receber a tinta.
– Misture muito bem as tintas dessa linha antes de utilizá-las. Utilize um palito e remova todo o pigmento que fica depositado no fundo do frasco. Esse “fenômeno” chama-se sedimentação e corresponde ao depósito do pigmento (que é mais pesado) no fundo do frasco. Ele é mais comum em tintas líquidas e com pigmento branco – quanto mais líquida a tinta e dependendo da quantidade de branco, mais se observa esse efeito. Isso não significa que a tinta não esteja boa para uso, ela apenas precisa ser bem misturada. Observação: não basta agitar o frasco, é necessário remover o pigmento do fundo com o palito.

2. Durante o trabalho:
– Prefira utilizar pincéis de pêlos macios, próprios para pintura de vidros e porcelanas.
– Como as superfícies mais utilizadas com essa linha são lisas e não aderentes, é comum que fiquem marcas das pinceladas. Evite movimentar demais os pincéis e procure fazer aplicações mais precisas, com poucas pinceladas.
– Utilize um cotonete levemente umedecido ou um borracha de pintura para retirar possíveis excessos e borrões da pintura enquanto as tintas ainda estão úmidas.
– Para fazer sobreposições, traços, e contornos, aguarde secagem completa da tinta que foi aplicada inicialmente antes de aplicar a seguinte. Quanto mais tempo secar, fica muito mais fácil trabalhar.
– Essa tinta não deve ser utilizada sobre a camada anterior não completa seca. Ou trabalha-se em seqüência, com as sobreposições de cores ou se aguarda a secagem completa para aplicar uma segunda demão.

3. Queima das peças:
– Aguarde secagem completa das tintas dessa linha ao ar por 24 horas antes de levar as peças para a queima.
– Coloque as peças pintadas e secas (por 24 horas) no forno doméstico e ligue-o na temperatura de 150 graus. Aguarde cerca de 10 minutos até que o forno atinja essa temperatura e feche a porta. Conte mais 35 minutos a partir desse momento e desligue o forno.
– Deixe que as peças esfriem dentro do forno fechado antes de retirá-las.

4. Limpeza e conservação das peças:
– As peças pintadas com a linha Decorfix 150 pode ser lavadas após a queima, tanto manualmente como em máquina de lavar louça.
– No caso de louças que serão utilizadas para fins domésticos, evite pintar nas áreas em que o alimento será colocado, como no centro dos pratos e na parte interna de canecas, vasos, xícaras, copos etc.

Assista no canal de vídeos do Clube de Artesanato a vídeo aula de pintura em bijuteriais que postamos por lá:


155 comentários em “Dicas de pintura em porcelana e vidro com tintas que vão ao forno caseiro”

    1. Eu pintei uns pratos com vitro 150 para uma cliente. Dias depois ela me liga dizendo que a pintura estava se soltando, quando lavou na máquina lava louça.
      Fiz todos os procedimentos e segui as recomendações do fabricante. A única coisa diferente foi o uso de grafite para fazer a marcação,como carbono.
      E agora estou refazendo tudo.

      1. Ola! Tudo bem? Uso a vitro 150 mas gostaria de usar uma caneta compactor dourada na peça. Como fazer quando as tintas tem tempo e temperatura de queima diferente? Obrigada

    1. Comigo aconteceu a mesma coisa, só não usei grafite, pintei a mão livre, queimei como manda e simplesmente a descascou. Muito chateada com essa tinta.

      1. Entre em contato com a empresa Corfix, Bárbara, eles podem dizer melhor o que houve (se você usou da marca que eu indico, da Corfix).

    2. Oi Cristina, tudo bem? Gostaria de saber como faço para remover pintura feita à mão na porcelana já queimada? Existe algum produto para essa finalidade?
      Obrigada, Luciana

  1. Bom dia! Comprei a caneta pra porcelana da marca Compactor. Vou fazer a queima em forno domestico. Fico preocupada em na queima, esta pintura com a caneta de porcelana liberar produtos tóxicos e quando eu for usar depois para cozinhar alimentos, fazer mal à minha família. Aguardo retorno. Obrigada.

    1. Sou de BH gostaria de ter indicação de um curso para pintura de porcelana com queima em forno tradicional elétrico de bancada.

    2. Eu não conheço a composição dessa caneta, o ideal seria entrar em contato com a fabricante, mas se els indicam usar of orno caseiro, certamente não há contra-indicação.

      1. Gostaria de saber se posso queimar uma peça com a decorfix 150, brilhante e depois voltar a acrescentar algum detalhe em voltar a queimar. Posso perder a peça? Ou a tinta muda de cor? Muito Agradecida!

  2. B tarde! Sou desenhista e resolvi desenhar em porcelana, mas tenho um problema, meu forno não tem 150° só 180° posso deixar por menos tempo a 180°.?

    1. OI, Maria Terezinha, não sei se entendi sua perguntar… fraquejar a pintura? O que seria isso, que tipo de efeito? Clarear a pintura? Fosquear? Você pode me dar mais informações, e quem sabe assim eu possa te ajudar…

    1. Não é para canecas de resina, é para peças de porcelana. Em resina você até pode usar outras tintas, mas esse post é apenas para peças de porcelana.

  3. Olá! Sabe me informar se copos de vidro Nadir Figueiredo (caldereta e Dubai) podem ir ao forno a 160 graus? Para fixação da tinta
    Desde já agradeço a atenção

      1. Olá! Vc pode manter o forno semi-aberto, colocando alguma coisa para manter a porta aberta, assim a temperatura ficará mais baixa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.