Como fazer texturas em telas

Olá, amigos, boa tarde.

Hoje segue mais um texto de dicas sobre materiais e suas aplicações. Ainda não consegui organizar a página exclusiva para colocar essas dicas, mas assim que for possível, farei essa alteração. Espero que vocês aproveitem o texto e até o próximo!


Tela com textura e barbante, pintada com tinta a óleo – post n.291 de 18/10/2010

Dicas sobre Texturas em Telas

As técnicas que utilizam texturas e relevos nas pintura feitas com óleos e acrílicos sobre tela são muito apreciadas e, para garantir a qualidade desses trabalhos, é preciso conhecer bem os materiais e suas aplicações. Então vamos começar por esses materiais:

Gesso Acrílico
É o produto utilizado para preparar os tecidos das telas. Deve ser aplicado com rolo de espuma, para uma aplicação uniforme e sem excessos. Recomenda-se de duas a três demãos, sempre intercalando secagem. Pode-se lixar a superfície após a secagem completa para obter uma textura mais suave. O gesso é formulado com uma série de componentes que garantem uma boa impermeabilização do tecido e, ao mesmo tempo, uma perfeita aderência da tinta na superfície. Além disso, o gesso tem em sua formulação fungicidas que protegem o tecido contra mofo e fungos. Ao substituir o gesso por misturas feitas com tintas PVA e cola branca, corre-se o risco de aplicar um preparado que impermeabilize demais o tecido, vedando sua trama e impedindo a perfeita aderência da tinta. Além disso, tais materiais não são tão resistentes ao tempo e umidade e podem causar alterações na pintura com o passar do tempo. O gesso deve ser aplicado nas telas antes da pintura com óleos ou acrílicos, com ou sem texturas e relevos.
As texturas feitas com o gesso são, em geral, menos intensas e mais “baixas” que as texturas feitas com a pasta para modelagem, mas podem ser feitas com espátulas, esponjas, trinchas, carimbos, plásticos etc. E podem ser lixadas.


Textura feita com pasta para modelagem e pintada com acrílicos – post n.292, de 19/10/2010

Pasta para Modelagem
A pasta para modelagem é o produto indicado para criar efeitos de textura e relevos em telas, pois trata-se de um produto extremamente resistente e ao mesmo tempo flexível, o que é fundamental para um bom trabalho, uma vez que será aplicado sobre um tecido igualmente flexível.Se aplicarmos nas telas texturas e outros produtos indicados para superfícies rígidas, como massa corrida ou texturas para parede, corre-se o risco de que tais aplicações, apenas com o movimento do tecido no bastidos da tela, causem rachaduras, craquelamentos e até mesmo o desprendimento da aplicação. A pasta para modelagem é o único prooduto indicado para esse trabalho justamente por ser flexível e acompanhar o movimento do tecido. Em sua formulação a pasta também apresenta fungicidas para evitar a formação de fungos e após a secagem completa é extremamente resistente.


Textura feita com pasta para modelagem e pintada com tintas a óleo – post n.294, de 21/10/2010

Veja abaixo com aplicar a pasta corretamente:

– Aplique com espátulas, esponjas ou pincéis, sempre em camadas mais finas sobrepostas (no caso de aplicações mais grossas) ou uma única camada aplicada de uma vez só, desde que não seja gorssa demais.
– Evite aplicar uma camada grossa de um única vez, pois a secagem mais lenta dessa camada pode causar a formação de rachaduras na aplicação. Isso ocorre porque, numa camada grossa, a secagem se dá inicialmente na superfície da pasta. Como a parte interna se mantém úmida por mais tempo, a parte superior seca primeiro e sofre uma retração natural (encolhimento), formando as rachaduras.
– Você pode tingir a pasta com tintas acrílicas se desejar a textura já colorida. Além disso, pode-se misturar outros elementos na pasta para criar efeitos diferentes, como areia, serragem, folhas desidratadas etc.
– Pode-se fixar objetos na tela diretamente sobre a aplicação feita com a pasta, basta colocá-los sobre uma boa camada de pasta ainda úmida. Você pode fixar tecidos, papéis, cordões, pedras, conchas, pedaços de plástico etc.
– As telas com aplicações de pasta ficam muito mais pesadas, por isso utilize uma tela ou painel de boa qualidade, com a estrutura reforçada ao fazer tais aplicações.
– A pasta apresenta acabamento fosco e, para obter um efeito mais intenso da pintura diretamente sobre as aplicações, aplique uma demão de tinta acrílica branca para telas sobre a pasta seca.
– A secagem da pasta varia de acordo com as condições climáticas e a espessuar das camadas aplicadas. Em geral, recomenda-se de dois a três dias para secagem.
– Caso você vá desenhar sobre a pasta, formando grafismos ou efeitos similares, trabalhe imediatamente após a aplicação da pasta, uma vez que a secagem inicia-se assim que a pasta entra em contato com o ar. Mantenha o pote de pasta bem tampado para que não seque.

Amanhã vou postar aqui um passo a passo inédito de textura sobre tela com gesso acrílico e decouapage, não percam!


66 comentários em “Como fazer texturas em telas”

    1. adorei suas explicação sobre telas ,como aplicar a maça e dicas de como fazer ,sempre trabalhei so com maça de modelagem ou maça corrida ,vou tentar a técnica com gesso e ver se da certo ,obrigado por passar o que sabe fazer ,nem todos fazem isso ,um abraço

      quando fizer o aplique com decoupagem gostaria de ver seu trabalho

      1. Oi, Alice, obrigada pelos seus comentários… Eu gosto mesmo de compartilhar minhas experiências aqui. Bom trabalho para você!

    1. Que bom, Ana Paula, é muito bacana saber que tem gente do outro lado do oceano que me acompanha. Bem-vinda ao meu blog. Muito obrigada.

  1. Olá Bom Dia. Amei a tela, gostaria de saber se posso usar foto cópis de retrato ao invés de figuras e betume no lugar do medium envelhecedor e massa corrida no lugar do gesso? pois tenho esses materias e se puder acho que deverá ficar bom. Obrigada Beijinhos.

    1. Olá, Mary, como vai? Sim, você pode usar todos os elementos que mencionou e adaptar a técnica com seus materiais, só não recomendo a massa corrida, com o tempo ela racha, craquela e solta da tela. É que a massa corrida não foi feita para superfícies flexíveis como a tela, mas as figuras e o betume você pode usar sem medo.

    1. Cathya, eu não recomendo que você use massa corrida sobre telas. Os materiais indicados para texturas em telas são gesso acrílico ou pasta para modelagem. Isso porque a tela é um tecido, portanto um material flexível, e a massa corrida é indicada apenas para parede e materiais rígidos.

    1. Oi, Fernanda, obrigada pela visita. Como você pode ler nesse post, eu não recomendo o uso de massa corrida em telas. Use gesso acrílico ou Pasta para Modelagem. E bom trabalho!

  2. Oi,gostaria de saber qual tipo de textura vc recomenda para tela pintada a oleo.
    Moro nos EUA e hoje tentei comprar gesso, areia, pastas de modelagem e tudo era para acrilico, nao tinha nada para oleo.
    Obrigada

    1. Oi, Mônica. As texturas para preparar telas são sempre acrílicas, o óleo pode ser aplicado sobre elas. Que eu saiba, não existe textura que não seja acrílica, mas aí nos EUA deve ter muita coisa. O ideal é a pasta de modelagem mesmo. Beijo e bom trabalho!

  3. adorei seu trabalho envie umas discas para meu email trabalho com crianças autistas na AMA- PIAUI e fazer texturas com elas seria otimo um abraço professora céu

    1. Olá, Céu, obrigada por visitar meu blog. Todas as dicas que eu tenho estão postadas aqui no blog, visite a página TODAS AS TECNICAS e veja os passos em cada categoria. Eu não tenho como enviar nenhum material por e-mail, mas tudo que você procura está aqui e no meu site. Um abraço.

  4. Cristina, acompanho seu trabalho a bastante tempo e sei que você é doutora no assunto, por isso te peço este favor. Aqui na minha cidade eu não encontro esses materiais ( gesso acrílico e pasta para modelar ) e o lugar mais próximo fica a mais de 600Km., então eu gostaria de saber se misturando cola cascorex rótulo azul a massa corrida é possível fazer uma textura em tela sem o perigo de rachar, como dizem alguns sites sobre pintura?

    1. Lucienne, obrigada pelos elogios ao meu trabalho! Olha, essa mistura não é equivalente aos produtos, não. Essa mistura pode rachar e craquelar, sim, porque são produtos para superfícies rígidas, e não para telas, que são flexíveis. Peça-os pela internet na Casa da Arte http://www.casadaarte.com.br
      Sucesso!

  5. Cristina, obrigada por nos presentear com dicas e trabalhos tão legais.

    Tenho uma tela que comprei há alguns anos, ela foi feita com textutização e tinta relevo, hoje nã combina mais com minha decoração e gostaria de dar uma transformada na tela, por isso gostaria que vc me desse algumas dicar de como remover esta texturização e o que vc acha de encapa-la com tecido.

    Aguardo seu retorno.

    Abraços

    Andeia

    1. André, que legal seu comentário, obrigada!
      Bem, retirar textura de telas não é muito fácil… o ideal seria vc tirar com um estilete ou epspátula metálica o máximo que consgeuir, e forrar em seguida. Pode ser uma boa ideia, assim mesmo as imperfeições ou restos da textura não ficariam aparentes. Bom trabalho e sucesso!

    1. Lucineide, esse trabalho só funciona bem em telas mesmo… para as suas luminárias você teria que escolher outra técnica… Bom trabalho!

  6. OLa…gostaria de saber se o tecido da tela texturizada com a pasta de modelagem , pode ser retirado do bastidor e dobrado sem danificar ou craquelar etc.

  7. comecei a pintar agora e na verdade n tenho nenhuma noçao, tudo faço por invençao, gostaria de saber como se faz o sombreado e se posso aplicar massa corrida antes de pintar para dar leves relevos??

    1. Olá, Renata, que bom, espero que você tenha muito sucesso nos seus trabalhos.
      Bem, eu não recomendo uso de massa corrida de jeito nenhum, apenas de gesso acrílico ou pasta para modelagem. O sombreado pode ser feito com uma camada de tinta mais transparente sobre outra, já quase seca ou úmida, ou ainda com um gel médium, que é um tipo de tinta transparente que ajuda a fazer esse efeito.

    1. Oi, Maria Erisvânia, a massa corrida é uma material rígido, e não produzido para superfícies flexíveis como as telas, que são tecidos. Por isso ela racha com o tempo, craquela e solta. O gesso acrílico é indicado, e é feito com resina acrílica. Massa corrida é feita com uma mistura que contém PVA.

  8. Oi, o que vc acha de usar o eucatex e colar um tecido sobre ele fazendo o preparo com tinta pva e cola? o fica melhor usar o lado oposto do eucatex, já que parece com a trama do tecido?
    obrigada, adoro seus posts. Sucesso sempre……

    1. Giu, usar o eucatex com tecido, ok, ams no lugar do pva e cola, use o gesso acrílico, é muito melhor. A cola e o pva, com o tempo podem mofar e soltar.
      Obrigada pelos elogios! Beijos!

  9. cristina muito obrigado pelas dicas foi muito importante para mim,porque estou querendo aprender a pintar.(estive em uma loja e comprei base acrílica,porque não achei gesso acrílico,e usei a base com tinta pva acriílica mais cola cascorez no preparo das telas,fiz bem em usar base acrilica?)

    1. José, base acrílica com cola e pva não é equivalente ao gesso acrílico. A base nem precsia ser mistura à cola e pva. Na verdade, eu não recomendo essa mistura, que com o tempo craquela e racha, podendo até soltar da tela. Você poderia usar a pasta de modelagem no lugar do gesso. Obrigada pelo contato e bons trabalhos por aí…

  10. Bom Dia,
    Estou com um problema, fiz uma tela em que pus bastante gesso. mas quando o mesmo secou começou a estalar, o tempo está húmido e frio. será que deva dar alguma cola antes de colocar o gesso para que não volte a acontecer?

    1. OlÁ, Ana Rita, você usou gesso em pó? Porque o ideal é o gesso acrílico, já preparada para telas. É difícil te dizer o que houve sem ver, mas deve ser por isso…

  11. Olá Cristina, parabéns pelos belos trabalhos.
    A minha duvida é: se posso substituir o gesso por tinta acrílica para parede e selante acrílico? inclusive tem um vídeo no youtube. Só estou encontrando gesso acrílico aqui em Salvador de 250g e com preço um pouco alto, em média R$ 8,00. Desde já muito obrigado.
    Atenciosamente,
    Roberto Almeida

    1. Roberto, o melhor é o gesso mesmo… Qualquer outra mistura não é a mesma coisa, mas se vc não tiver, pode usar esses materiais. Mas o ideal para texturas é a pasta para modelagem ou o gesso acrílico.
      Bom trabalho!

  12. Cris… É muito importante as suas dicas para pessoas como eu, que estou começando neste campo da arte. Tenho lido bastante coisa aqui pela internet e aprendendo, também. Estou usando pasta para modelagem na hora de cobrir o tecido da tela, mas nunca consigo uma textura fina. Fica sempre grossa. Deve ser por falta de técnica… hehehehehehe. Assisti a um video, onde a pessoa misturava Borra de Café (usado) na massa. Dá um efeito legal. Vou tentar numa tela uma hora destas. Agora me esclareça, por favor, o que é Plátina??? Tem também um gel e outros materiais usados para pinturas e texturas. Gostaria de acrescentar este conhecimento às telas que tenho produzido. Obrigada pela atenção,
    Waleska Correia.

    1. Waleska, a pasta para modelagem é bem grossa mesmo, e pode ser misturada com areia, serragem, e até borra de café, pelo jeito…
      Na verdade a técnica que você pergunta é Pátina, uma pintura em que a tinta é aplicada e depois retirada, com lixa, trapo ou outros materiais. O Gel para matizar é usado para dar transparência às tintas.

  13. Cristina… Tenho tentado encontrar telas interligadas entre si por um pino de prata. Não consigo achar. Os pinos são colocados depois que uma tela é pintada ou já se compra a tela desta forma???? Se for original de fábrica, onde consigo comprar telas virgens desta forma???? Se eu tiver que colocar os pinos depois da tela pintada, quem faz este serviço???? Moro em Fortaleza – CE
    Obrigada,
    Waleska Correia

    1. Oi, Waleska, acho que você encontra dos dois tipos, já montadas ou para colcoar dwpois…Sei que aqui em São Paulo na Casa Elias tem. Mas aí em Fortaleza eu não conheço…

  14. Cara muito legal essas dicas mas eu continuo com dúvida, eu posso cobrir com massa corrida minha tela e ter boa garantia que nunca vai se perder a pintura??

  15. Olá! Muito útil suas dicas, assim é possível melhorar também o nosso trabalho de criação e tecnicas.
    Gostaria de saber de vc se é possivel fazer a mistura da massa de modelar com a tinta a óleo além da acrilica antes da aplicação na tela.
    Muito obrigada

  16. Olá! Obrigada pelas suas dicas, muito esclarecedoras.
    Gostaria de tirar uma dúvida contigo, posso misturar a massa acrilica com tinta óleo antes de aplicar na tela, se não por qual motivo? Hoje fiz esta mistura para testar e não achei que teve problema, só nao sei quanto a secagem e a durabilidade….
    Muito obrigada.

    1. Oi, Vivian, legal, obrigada!
      Massa acrílica deve ser misturada com tinta acrílica, e não com tinta a óleo, já que elas têm bases diferentes. Mesmo assim muitas pessoas misturam. Quanto à durabilidade, não sei te dizer, acho que poder ser bem variável. Acho que vale tentar, né?

  17. olá Cristina,
    Seu site é mto bacana, parabéns!
    Esse post é antigo, não sei se vc vai responder, mas vou tentar (rs)

    A minha dúvida é a seguinte: posso usar massa acrílica ao invés do gesso acrílico/pasta de modelagem? É pq a massa acrílica eu já tenho aqui em casa…..

    Obg !!

    1. OI Vitor, como vai? Eu sempre respondo, mas às vezes demora um pouco…
      A massa acrílica que você tem certamente é de pintar paredes, certo? Esse produto é bem diferente de gesso acrílico, e mais ainda da Pasta para Modelagem. A pasta tem bastante volume e é resistente, o gesso é mais “suave”, próprio para fundos. E a massa acrílica não vai te dar nem o volume esperado na textura nem a durabilidade sobre a tela. Ela pode craquelar e soltar com o tempo.
      Por isso eu não recomendo, mas se você quiser fazer um teste, não custa tentar, né?
      Abraços!

  18. Olá Cristina…adoooooro o seu blog…leio tudo, e adorei mais ainda essas dicas sobre pasta de modelagem.
    Minha dúvida : posso pintar o fundo da tela com tinta acrilica e por cima fazer umas flores texturizadas com pasta de modelagem? Ou a tinta só pode ser aplicada sobre a pasta? No aguardo. Grande beijo e obrigada.

    1. Oi, Joelma, bom dia, e o obrigada! Você pode fazer assim, sim, a pasta para modelagem pode vir antes pu depois da tinta.

  19. Oi, Cristina…boa noite…obrigada pela resposta gentil, generosa e rápida. Sou sua fã!
    Tenho outras dúvidas sobre textura em tela: Posso aplicar VERNIZ CRAQUELÊ ou BETUME para fazer um detalhe, ou mesmo toda a pintura em tela? E se posso, o que tenho que aplicar no fundo? Obrigada por tudo. Bjinhossssssss.

  20. Adoro o seu trabalho, Cristina! Parabéns.
    Gostaria que me indicasse o que devo usar para realçar o craquelê incolor em tela.
    Muito obrigada.

    1. Depois de aplicar o craquelê incolor, Joelma, você pode passar um Médium Acrílico, ou até mesmo tinta a óleo, retirando o excesso.

    1. OI, Carlos, tudo bem?
      Sim, o verniz spray pode ser usado em pinturas em telas, com ou sem texturas, sobre acrílicos ou óleos. Mas não é necessário usar vernizes sobre texturas, se você quiser manter o acabamento natural. Eu, pessoalmente, nõa uso vernizes em meus trabnalhos, prefiro deixar os acabamentos naturais dos materiais.

  21. Olá bom dia. Estou procurando dar um efeito em minhas telas com textura transparente ou algum tipo de massa que fique transparente. Você poderia me indicar alguma?

    1. Olá, Ramires, a empresa Corfix tem um gesso acrílico transparente que serve para o que você está procurando, sim. Dá um procurada….

  22. Olá Cristina!

    Surgiu- me algumas dúvidas quanto a trabalhos sob MADEIRA :

    ● Posso aplicar massa acrílica e/ou corrida sobre a madeira, por esta ser superfície rígida e não textura?

    ● A pasta de modelagem tem boa aderência com essas massas (acrílica e corrida)

    Ou nem na madeira o gesso é dispensável ?

    1. Oi, Alfredo… A pasta da modelagem é super resistente e tem ótima aderência, pode ser usada em madeira também. Usar o gesso como primeira demão, nesse caso, é mais uma questão de escolha, depende do efeito que você quer. A pasta absorve bastante a tinta se estiver sem o gesso, por isso ele é recomendado.

      Sobre usar massa corrida ou acrílica em madeira, você pode usar, porém tenha em conta que os materiais artísticos acabam rendendo mais nas bases específicas. Usar gesso acrílico antes da pintura vai proporcionar melhor rendimento e acabamento. Eu não uso massa corrida em meus trabalhos. Bom trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.