AQUARELA SOBRE SEDA – PRIMEIRA AULA – 226

Olá, amigas (os), bom dia…

Aliás, um dia gelado por aqui, bem que haviam previsto… É sempre assim, o tempo fica feio no final de semana para o dia amanhecer lindo na segunda-feira. E hoje nem consegui fazer meu “longão” de corrida, amnaheci com dor de garganta. O jeito foi fazer um treinozinho leve e deixar para correr mais durante a semana. Se o tempo melhorar, pelo menos compensa… vamos ver…

Hoje preparei uma série bem legal. Percebi que os posts em que me aprofundo um pouco mais sobre os temas são os preferidos de vocês, então hoje e amanhã vou falar sobre as técnicas de pintura em aquarela sobre seda e tecidos finos.

Ah, e já coloquei um novo vídeo sobre pintura em seda com guta na página MINIAULAS, então não deixem de conferir, ok?


Tye-Dye ou efeito manchado com “amarração” utilizando moedas

As técnicas de aquarela em seda e tecidos finos seguem um princípio semelhante às técnicas de aquarela sobre papel, que também já comentei aqui no blog. São tintas líquidas, com uma formulação especial, própria para tecidos. Existem tipos diferentes de tintas aquarela para tecidos, algumas são mais simples e fixam a frio. Essas são também tintas mais econômicas, porém elas deixam resíduos nos tecidos, que podem ficar levemente endurecidos. Existem também as tintas para seda com fixação a quente, que dão um acabamento muito mais suave e delicado, sem deixar resíduos nos tecidos, sobretudo as que fixam com vaporização, mas essas são mais caras e com o processo de fixação é bem mais complicado.

As que eu mais indico são as tintas com fixação a ferro, que oferecem um toque muito mais suave e uma boa relação de custo/benefício, além da praticidade, afinal passar o tecido a ferro é bastante simples…

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Tye-Dye ou efeito manchado com “amarração”, técnica plissada

Algumas técnicas em seda e tecidos finos apresentam desenhos bem definidos, e outras não. Geralmente os trabalhos que têm desenhos definidos são feitos com aplicação de guta, que é uma espécie de goma que “bloqueia” a trama do tecido impedindo que tinta líquida passe dos contornos desenhados.

Existem também muitas técnicas de pintura que chamamos de “técnicas de efeito”, sem guta ou desenhos, e uma das mais conhecidas é a técnica do Tye-Dye. Tie-Dye é uma técnica para tingir tecidos muito simples. O nome Tie-Dye significa “amarrar e tingir”. Consiste basicamente em amarrar o tecido de formas diferentes e tingi-lo com tintas líquidas.


Tye-Dye ou efeito manchado com “amarração”, técnica plissada com sal

Tie-dye é um processo de tingimento têxtil ou de vestuário muito tradicional, e que também pode ser feito em tecidos de malha ou algodão, e não apenas em seda ou tecidos finos. Geralmente usando cores muito vivas e brilhantes, é uma versão moderna de tingimento de métodos tradicionais de tingimento usados em muitas culturas em todo o mundo (fonte Wikpedia).

COMO FAZER O TYE-DYE

Para fazer o Tye-Dye com moedas, amarre (com linha comum de costura) moedas de tamanhos diferentes espaçadas pelo tecido. Depois umdeça esse tecido com um borrifador e água e em seguida aplique as tintas numa determinda sequência, colocando uma cor sobre a moeda, e mais uma ou duas cores ao redor dela. No modelo acima coloquei o vermelho sobre as moedas, amarelo ocre logo em seguida e verde e azul ao redor das “flores” que irão se formar quando soltarmos as moedas amarradas.

Para fazer o Tye-Dye plissado, pegue o tecido e dobre-o em várias camadas do mesmo tamanho, como se estivesse fazendo um plissado. Depois amarre com uma linha fina esse tecido em algumas partes para que ele não se solte. Umedeça o tecido amarrado e espalhe as tintas na sequência, que pode ser um degradê de tons, por exemplo. Ou utilize as amarraçoes de linha como se fossem marcações, dividindo cada parte od tecido e pintando-as com diferentes cores.

Observação: somente desamarre os tecidos após secagem das tintas, e isso vale para qualquer técnica de tye-dye.

Mas não são só técnicas como o Tye-Dye que podem ser feitas com as aquarelas para seda e tecidos finos, também podemos fazer bonitos efeitos apenas combinando cores diferentes das tintas e sal, que cria um efeito bem interessante ao absorver a umidade e criar manchas bem especiais. Os modelos abaixo foram feitos assim:


Efeito manchado com sal

Só o fato das tintas úmidas se encontrarem umas com as outras já é um efeito interessante de pintura. Em geral trabalhamos nessas técnicas com os tecidos umedecidos, porque assim as tintas se espalham melhor e não secam muito rápido, o que poderia, inclusive, criar marcas não desejadas. Os efeitos também podem variar muito de acordo com o tipo de tecido utilizado. Tecidos mais finos tendem a ficar com as cores mais suaves, em tonalidades mais pastéis e com manchas mais difusas, enquanto tecidos mais ecnorpados tendem a manter as cores mais vivas e as manchas mais definidas. De todo modo o mais interessante nessas técnicas é experimentarmos e nos surpreendermos com os resultados…


Manchado com sal

E amanhã tem mais sobre esse tema, ok? Até lá!


36 comentários em “AQUARELA SOBRE SEDA – PRIMEIRA AULA – 226”

  1. Cris,
    Gosto muito dessa técnica! Vi muitas vezes minha mãe fazendo esse tipo de pintura quando eu era criança! Os efeitos são surpreendentes, não dá pra fazer 2 iguais!
    As suas ficaram bem bonitas!
    Bjo.

    1. Legal, né Flames? E para quem mora na praia é muito legal, dá para fazer umas cangas, lenços e até biquínis muito legais com essas técnicas… De fato é sempre uma surpresa, cada uma fica de um jeito… Muito legal! Beijão!

  2. olá cris
    achei lindo eu gosto desta técnica fica parecendo pintura em tela maravilha …………..espero que você esteja melhor………..bjks.
    ah seu pai como está indo a recuperação? espero que esteja muito bem …………se cuida…..bjks

    1. Oi, Eni, que bom que vc gostou… Vej ao post de hoje mais tarde, acho que vc vai gostar também…
      Meu pai está melhor, saiu da UTI (ele tinha voltado para lá com uma pneumonia), mas ainda está internado, e muito cansado do hospital, é claro… Mas Estamos confiantes. Eu tô resfriada mesmo, agora espirrando muito, mas devo ficar bem logo, só peguei mais leve nos treinos, essas coisas…
      Um beijão!

  3. oi cristina,só agora estou vendo isso que lindo cada dia aprendo mais. Ontem comprei mais tintas e panos para pintar.Pintar é um vicio mesmo,cada dia queremos mais novidades.Beijos e saúde para teu pai. até

    1. Oi, Roseneide, aqui no blog esses são os posts que eu publiquei… mas tenho na LOJA do meu site uma revista de pintura em seda bem legal… Chama-se Coleção de Técnicas de Pintura em Seda, lá tem várias técnicas simples e que funcionam bem. Entre na LOJA do meu site. Bjs!

      1. Qual é o site da sua loja para conhecer a revista de pintura em tecido. Molhei um tecido de seda pura e pinguei diretamente a tinta do aplicador. A tinta não se espalhou. Por que? Abraços Mônica Gontijo.

  4. Eu gostei de ver seu trabalho, também pinto em seda, mas estou parada há algum tempo e gostaria de fazer uma reciclagem para voltar a pintar.
    Agradeço se puder me dar algumas dicas.

    1. Olá, Auria, obrigada!
      Eu não dou aulas dessa técnica pessoalmente, mas tenho vários vídeos em meu canal no youtube e os passo a passo aqui no blog em meu site, dê uma olhada.
      beijos!

  5. Gostei muito parabens. Gostaria de saber qual o tipo de seda ou parecido para usar essa técnica do sal. Agaurdo sua resposta. Até breve

    1. Olá, Lucia, obrigada. A seda mais indicada é a seda natural, pongé. Tecidos sintéticos que imitam seda podem não apresentar um resultado tão bom.

  6. Oii Boa tarde!
    eu faço o curso de design de moda,e achei muito interessante a técnica. Gostaria de saber se tem como fazer o tye dye em seda pura, usando o método tradicional de tingimento: agua quente, corante para tecidos.
    muitissimo obrigada 🙂

    1. Olá, Rubia, claro que sim, é possível fazer o tye dye dessa maneira, que, aliás, é a original. Só verifique se está usando o tipo de corante certo para o tipo de tecido: fibras naturais, como é o caso de seda, ou tecidos sintéticos, pois existem corantes diferentes para cada tipo de tecido.

  7. Bom dia,

    Comprei um vestido de seda no tom azul petroleo com micangas sobre a gola e só utilizei por 1 dia, deixei no closed em um local onde bateu sol e ele ficou manchado na manga e uma pequena parte nas costas, na tinturaria informaram que não seria possivel devido ao tipo de tecido, será que consigo ainda aproveita-lo com esta tecnica já q se trata de um vestido de festa ?

  8. Olá, adorei as dicas, mas tenho uma dúvida. Para tingir uma qtdade grande de pongé n 5 apenas com uma cor (sem degradê) poderia diluir a tinta em agua e deixar o tecido de molho p q a cor fique por igual ou é necessario aplicar a tinta diretamente no tecido? Espero q possa me responder, desde ja agradeço e parabéns pelo trabalho!!!

    1. Oi, Paula, para que fique uniforme o melhor seria tingir, e colocar para secar bem aberta. Quanto a diluir a tinta, apenas dentro ds indicações de cada marca, caso contrário o tecido pode ficar desbotado. Bom trabalho!

  9. Olá Cristina. Você se referiu neste blog sobre as tintas fixadas à ferro, gostaria de saber quais são, pois só conheço as fixadas à frio e à vapor.
    Agradeço seu retorno.
    Obrigado.

    1. Olá, Solange, algumas empresas têm tintas que precisam receber o calor do ferro de passar roupa para fixar nos tecidos, como a tinta Aquarela Silk, da Acrilex. Depois de pintar as sedas, você aguarda secagem ao natural por 72 horas, passa o tecido a ferro, e somente então poderá lavar os tecidos.

      1. Oi, Cristina. Usei aquarela silk da acrilex e lavei após 72 hs, porém sem passar o tecido a ferro antes, pois não há indicação do fabricante para isso no rótulo… Agora fiquei em dúvida. De qualquer forma, os tecidos usados, mousseline e crepe de chine de seda 100%pura, apresentaram resultado insatisfatório quanto ao toque, um pouco áspero, perdendo essa característica sedosa do tecido e caimento.
        Abraço.

        1. OI, Ana, a Aquarela Silk da Acrilex não é mesmo uma tinta de fixação a calor. Eles tinha a Silk Color, que eu usava, e que era. De todo modo, ambas deixam um certo “toque no tecido”, sendo que o da Silk Color era bem suave. A Aquarela Silk deixa o tecido endurecido mesmo, porque é uma tinta de fixação na superfície, ela não penetra nas fibras dos tecidos, como as tintas para seda que fixam com vaporização. Essas são as melhores… Experimente. Mas não têm da marca Acrilex.

  10. Cristina, já te vi num programa da Fox que seguia, porem acabou. Bem Simples entre outros. Minha pergunta é a seguinte. Conheço os trabalhos da D M, inclusive fã desta artesã, sei que ela vende a tinta Aquarela para vapor. Em outro curso ouvi que esta tinta é a que mantem a seda mais leve e com cores mais vivas. Gostaria da sua opinião sobre tintas a vapor e a ferro na seda, e oportunamente se você puder, gostaria que indicasse uma loja que não somente o Atelier P para comprar este tipo de tinta. Deixei meu e-mail. Se puder, agradeço desde já…

    1. Oi, Kathia, como vai? Eu nunca usei tinta a vapor, apenas porque trabalhava com a Acrilex e usava as tintas deles, e eles só tinham a frio e a ferro. Depois, no tempo que trabalhei com a Corfix, segui usando as da Acrilex, da Sedacolor e da Prince, porém sempre a ferro. A diferença é que o vapor faz com que o pigmento penetre nos fios, daí a leveza. Tinta a frio fica apenas na superfície, forma uma camada, como uma película. Faz bastante diferença a tinta a frio e a vapor. Mas como te falei, eu nunca usei, e não conheço outra marca. Bom trabalho!

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