Todos os posts de Cristina Bottallo

Sábado preguiçoso em casa…

Oi, gente…

Hoje cedo eu estava planejando passar um sábado diferente, passeando, ia fazer uma pequena viagem, mas aí o dia foi tomando outro rumo e no fim tive um dia totalmente outra coisa

Pela manhã fiz uma massagem, que eu adoro, me ajuda a descansar a musculatura e preparar o corpo para o longão de amanhã (devo correr uns 18 km, se aguentar, afinal o tempo tá tão seco aqui que tá muito difícil correr). Depois dormi umas duas horas. Sério, antes do almoço, deitei e dormi. Ah, como é bom descansar, não?

Depois do almoço assisti de novo (pela terceira vez) o primeiro filme da trilogia do Senhor dos Anéis, “A Sociedade do Anel”. Eu adoro essa trilogia, li os livros e vi o filme e não me canso da história. Mas o melhor mesmo é que fui meio assistindo, meio só ouvindo e consegui terminar um bordado que estava fazendo durante o filme.

Acho que vocês nem devem se lembrar mais, mas em julho eu fiz um curso de bordados do Haiti aqui em São Paulo e prometi que colocaria o trabalho aqui em um post. Depois não toquei mais no assunto, mas isso porque eu não tinha conseguido terminar o trabalho ainda. Juro, é muuuuuuito demorado. E como eu não posso ficar fazendo só um projeto por vez, caso contrário não teria o que colocar aqui diariamente, fui bordando um pouquinho por dia. Mas hoje eu consegui, finalmente, terminá-lo, então essa semana eu o fotografarei e vou até aproveitar para gravar uma MINIAULA coma técnica, aguardem…

Bom, falando em MINIAULA, tem vídeo novo na página e para quem ainda não respondeu à enquete e não está participando do sorteio, vejam o post do dia 26/08 e participem, dia 01/09 gravarei o sorteio.

Bom restinho de sábado para vocês e até amanhã!


BIJUTERIAS DE CERÂMICA – 240

Oi, pessoal, bom dia!

Mais um sábado, dia de passeio. Uêba!

Mas antes da diversão, vamos ao post do dia, bijuterias de cerâmica:


Bijuterias de cerâmica modeladas e pintadas a mão

Eu adoro usar colares… Na verdade, quando estou sem um colar sinto que está faltando algo. E os colares coloridos são meus preferidos, valorizam qualquer roupa básica. Até uma calça jenas com camiseta simples fica mais bonita com um colar. Então que tal fazer os seus? É bem fácil. Voce vai precisar de argila para artesanato para queima em forno caseiro. Esse material é econontrado em lojas de materiais para artesanato. Também é possível fazer os colares com argila comum, mas esse tipo de aregila precisa de queima em temperaturas mais altas, por isso recomendo essa artesanal.


Peças de cerâmica para montagem de bijuterias

Utilize forminhas para cortar massa em formatos diversos como quadrados, círculos, corações para fazer os pingentes. Abra a massa em uma mesa forrada com plástico utilizando um rolo de massa. O ideal é utilizar duas ripas de madeira da mesma espessuar para apoiar o rolo, para que a massa fique com a espessura bem uniforme. O ideal é que a massa tenha até 0,5 cm de espessura.

Utilize um canudo de refrigerante (daqueles mais largos) para fazer os furos dos pingentes. E para fazer as contas, faça bolinhas com a massa e fure-as também com canudinhos, só que agora utilize os canudos mais finos.


Modelo de pingente para colar

Voc não precisa fazer as peças totalmente regulares, poderá também fazer alguns relevos, aplicar elementos, fazer texturas na massa, modelar com as mãos, enfim, trabalhar as peças como preferir. No modelo acima eu fiz os relevos e algumas texturas diferente com um palito.


Outro modelo de colar

Na peça acima também fiz relevos e desenhos diferentes. E no colar abaixo eu fiz sobreposições da massa e um vazado. O mais bacana desse trabalho é que não há limites para a criatividade, você pode fazer uma infinidade de modelos diferentes. A pintura deve ser feita apenas depois da queima da peça de cerâmica (siga as instruções da embalagem da argila artesanal), com as tintas Decorfix 150 brilhante ou metálica. Passe uma demão de Selador Incolor da Linha Decorfix 150 na peça e aguarde secagem. Depois pinte com as tintas nas cores desejadas. Aguarde secagem com pleta por 24 horas e depois leve as peças para queimarem em forno caseiro, a gás ou elétrico na temperatura de 150 graus por 35 minutos.


Modelo de pingente com sobreposição e vazado

Eu gosto muito de fazer em algumas peças um acabamento diferente aplicando Médium Envelhecedor na cor betume, ou até mesmo o próprio betume sobre as peças já pintadas e queimadas. Zeu utilizei esse acabamento nas peças acima, e elas ficam com um aspecto mais rústico, que na minha opinião combina muito com as peças modeladas em cerâmica.


Peças de montagem de bijuterias

Depois de terminada a etapa da pintura, faça a montagem dos colares utilizando cordões de couro ou algodão encerados, próprios para bijuterias e também contas e passadores de madeira para finalizar as peças. No estojo acima estão algumas das peças que utilizei para montar esse colares, e outras contas e peças já modeladas e pintadas, prontas para virarem “futuras” bijuterias.

Bem, é isso pessoal, espero que vocês gostem da sugestão. Eu adoro esses colares!

Abraços e até amanhã!


Vídeo novo na página MINIAUALAS!

Oi, pessoal!

Tem aula nova na página MINIAULAS (veja link ao lado), então não deixem de assisti-la… Na verdade é uma dica bem rapidinha de como fazer uma decoupagem com relevo incolor, sugestão excelente para embalagens de presente divertidas.

É isso!
Até mais…


ALMOFADAS COM CACTOS DA SALA FRIDA KAHLO – 239

Oi, pessoal, boa tarde…

Mais um dia quente demais e muito, muito seco aqui em São Paulo. Nossa, é impressionante, está mais parecendo verão, até estou usando vestidos e blusas sem mangas… O calor não é ruim, mas o ar seco prejudica bastante as atividades físicas e o sono. E pensar que ano passado só chovia nessa época (o que, por outro lado, também não é normal). Vai entender…

Bem, hoje eu encerro a série de éças que fiz ára minha sala Frida Kahlo, e além de mostras a técnica do dia, almofadas com apliques de tecidos pintados, também vou mostrar a sala completa.


Almofadas com cactos

Eu adoro cactos, não só desenhos e trabalhos com essa tema, mas também as próprias plantas. Aliás, tenho vários deles na minha Sala Frida Kahlo, e eles ficam bem no vitrô, pegando bastante claridade e junto da minha coleção de artesanatos de todos os lugares…


Visão da sala com parede e vitrô

As almofadas são bem fáceis de fazer. Como costura não é meu forte, eu comprei essas capas prontas, que aliás são bem bonitas… Depois peguei meus retalhos de tecidos pintados a mão, recortei conforme o desenho dos vasinhos de cactos e coeli com cola pano. Por fim, fiz o acabamento com um bordado simples, de pontos zigue-zague com linhas nas cores dos tecidos. Mais fácil, impossível.


Um dos modelos em destaque

Para pintar os tecidos, faça o seguinte:
– Utilize tecido de algodão cru fino, e lave-o antes da pitnura para retirar resíduos de goma.
– Estique os retalho de tecido em uma placa de madeira preparada com cola permanente.
– Prepare as tintas para tecido nas cores que desejar diluindo-as com, 10% de água.
– Pinte os tecidos utilizando diferentes utensílios como rolinhos de espuma liso ou com textura, pincéis de cerdas duras mais largos, retalhos de esponja, o que você desejar. Pinte vários tecidos com cores diferentes e aguarde secagem da tinta.
– Com o tecido ainda esticado na placa de madeira, aplique 3 demãos de termolina leitosa, intercalando secagem. Retire o tecido da placa quando estiver completamente seco e utilize-o para fazer os apliques.


Outro modelo

A termolina é um tipo de goma própria para pintura, e sua função é deixar o tecido durinho, evitando que desfie ao ser recortado. Cole os apliques com uma pequena quantidade de cola pano sobre a acapa de almofada na posição que desejar. Isso irá facilitar o bordado. E finalize o trabalho com as linhas para bordado e pontos zigue-zague.

No sofá da minha sala também tenho outros modleos de almofadas além dessas feitas com apliques, os outros modelos forma pintados com tinta puff, e eu já coloquei um post aqui ensinando essa técnica.


Almofada com pintura

E a sala completa, com os dois ambientes que fui mostrando ao longo da semana, é essa abaixo:


Visão completa da sala

Como a sala tem essa porta de vidro, que garante uma luz muito bonita o dia todo, a foto ficou meio lavada (já que tenho que fotografar contra a luz), mas acho que dá para vocês terem uma boa ideia de como é. E espero que tenham gostado das sugestões e da decoração.

Abraços e até amanhã!


Sorteio e enquete, não deixem de participar!

Oi, pessoal…

Só queria lembrar vocês que na próxima semana farei mais um sorteio aqui no blog, e para participar basta você responder a enquete que postei no dia 26/08 (clique na data no acalendário ao lado). Você pode copiar o post responder nele mesmo. Todas as pessoas que enviarem as respostas até o dia 31/08 irão receber um serigrafia minha e no dia 01/09 farei um sorteio, que será gravado em vídeo, das seguintes peças abaixo (todas para a mesma pessoa):

– Um DVD com técnicas de pintura

– 3 Revistas, sendo 1 de Pintura em Tecidos, 1 de Decoupage e 1 de Pintura em Telas

– 1 kit com 6 papéis para decoupage com meus desenhos


(Na foto aparecem os papéis junto com a revista de Decoupage)

– 1 serigrafia do meu ateliê


Serigrafia modelo árvore com apliques

Não deixem de participar, ok?

Abraços!


APARADOR COM INSPIRAÇÃO MEXICANA – 238

Oi, pessoal, bom dia…

Já estou recebendo as respostas da enquete que coloquei aqui no blog, então agradeço a todas que já responderam, obrigada! Quem ainda não respondeu, não deixe de fazê-lo e participe do sorteio de um kit de produtos do meu ateliê. Você pode ganahá-lo e vai me ajudar a fazer o blog cada vez melhor…

Bem, vamos ao post do dia, continuando a série da sala Frida Kahlo:


Aparador com inspiração mexicana

Esse aparador, feio de madeira de demolição bem rústica, é meu “altar ecumênico”. É nele que tenho as imagens de divinidades mais importantes para mim: Shiva, Ghandi, o Pássaro do Divino, Nossa Senhora de Guadalupe, meu santinho São Longuinho, o elfo Legolas, São Francisco e a imagem da Morte representada por uma caveira que eu trouxe do México. Essa imagem no México é muito presente em diversas festividades e não tem o significado de morte com a conotação ruim que ela pode ter. A Morte para eles significa renovação, e esse é o espírito do meu “cantinho”. Quando quero um pouquinho de paz, vou lá,a cendo uma vela e rezo, do meu jeito, para os meus santos.

Eu pintei esse apardor com cores fortes e flores típicas mexicanas, simples assim. Veja o detalhe lateral dos pés:


Lateral do móvel

Utilizei tintas acrílcias decorativas Decorfix fosca nas cores azul celeste, verde folha e laca rosa para pintar a estrutura do aparador, e deixei algumas partes do móvel sem pintura, afinal a madeira rústica é bem bonita e tambpem valoriza a peça.

Ah, por falar em madeira rústica, estou começando, finalmente, a decorar o show-room e loja do meu ateliê. Já era para ele estar pronto e inaugurado, mas com tudo que aconteceu com meu pai, tive que adiar a inauguração e mudar meus planos, mas agora coloquei um obejtivo, vou inaugurar no comecinho de outubro, é o presente de aniversário que darei para mim mesma… E na decoração da loja eu vou ter vparias peças com esse tipo de madeira rústica, de demolição. Eu adoro essas peças, e vou combiná-las com outras mais modernas, vamos ver se dá certo… E é claor que vou colocar fotos aqui e convidar vocês paraconhecerem meu espaço, agora falta pauco!


Outro ângulo da peça

A pintura dos motivos florais também foi feita com as tintas acrílicas foscas, e como é típico na pintura mexicana, as flores têm contornos em branco. Ah, e por falar em flores mexicanas, já estou organizando as fotos dos meus relicários da exposição que fiz, quero colocar as fotos no meu site, na Galeria. Mas aproveitando o tópico, aí vai a foto de um dos relicários inéditos, também pintado com essas flores:


Relicário Frida Kahlo

Amanhã vou postar as últimas peças da série da minha Sala Frida Kahlo, com direito a visão geral da sala, então não deixem de conferir…

Abraços e até amanhã!