Todos os posts de Cristina Bottallo

Pessoal, fiz uma confusão!

Oi, gente, bom dia… Estou até sem graça em dizer, mas fiz uma grande bobagem hoje e já vou pedindo desculpas…

Eu havia publicado minha enquete e sorteio ontem, quem passou por aqui deve ter visto… Pois bem, eu resolvi copiar o post e publicá-lo de novo hoje, para que ele ficasse na home do blog, mas ao fazer isso, acabei apagando os comentários (é lógico!), e o pior de tudo, eu ainda não tinha copiado as respostas para um arquivo, como pretendia fazer. Concluindo, morrendo de vergonha peço desculpas a vocês, mas vou ter que pedir que você me mandem novamente as respotas. Acho que eram 3 ou 4 comentários.

Me desculpem pelo transtorno, isso foi muito chato!

Bem, para tentar minimizar a chateação, resolvi até fazer uma coisinha diferente, todas as pessoas que me enviarem as respostas junto com seus dados completos (endereço com CEP), e não apenas as que já haviam respondido, receberão uma serigrafia minha pelo correio. Ah, e esse cadastro já ficará valendo para o final de ano, eu costumo enviar um cartão de Natal feito por mim para meus amigos, então já vou organizando o cadastro.

Ah, vocês não precisam colocar seus endereços aqui no blog, coloquem apenas seu e-mail, nome completo e cidade, depois entrarei em contato com vocês por e-mail para pegar o endereço de cada um.

Me desculpem, de novo. E obrigada pela compreensão…

Enquete e Sorteio – Quero saber o que vocês acham do blog

Olá, amigas e amigos que visitam e frequentam meu blog.

Como venho dizendo nos posts, estou muito satisfeita com a frequência de visitas aqui no blog e agradeço muito a vocês por isso. Mas como sou mesmo muito inquieta, quero sempre mais…
E acho que só conhecendo melhor meu público e sabendo o que buscam aqui poderei atingir essa meta.

Então minha proposta é a seguinte: vou colocar algumas perguntas logo abaixo e todas as pessoas que me responderem com um comentário aqui mesmo, nesse post , irão participar de um sorteio de um kit especial contendo:
– Um DVD de técnicas que fiz com a empresa Corfix
– Três revistas exclusivas de trabalhos meus
– Um jogo com 6 (seis) papéis para decoupage com meus desenhos
– Um serigrafia do Beeko, o passarinho que ilustra alguns dos meus posts.

Essa enquete ficará aqui por uma semana, até o dia 31 de agosto, e o sorteio será gravado e postado no dia 02 de setembro. Participem e divulguem, vou gostar muito de saber o que vocês pensam sobre meu blog.

As perguntas são:
-Qual seu nome completo, cidade e estado? Ah, importante, só poderão participar do sorteio moradores do Brasil. Para os visitantes de outros países, irei preparar algo exclusivo futuramente.

– Com que frequência você visita o blog:
( ) todos os dias
( ) duas vezes por semana
( ) uma vez por semana
( ) em dias alternados
( ) só visitou uma vez

– Em qual dia (ous dias) da semana você costuma acessar a internet preferencialmente? (Ou em que dia da semana você tem mais tempo para essa atividade?)

– Em em que período do dia você costuma acessar o blog, pela manhã, a tarde ou a noite?

– Você procura mais: (você pode assinalar mais de uma opção, nesse caso numere pela prefrência, sendo que 1 é o mais desejado e 5 o menos desejado)
( ) passo a passo em texto
( ) vídeo com aula em passo a passo
( ) vídeo com dicas
( ) fotos com ideias
( ) passo a passo com fotos
( ) post sobre técnica mais abrangente, como o post sobre aquarela, com várias dicas e informações
( )técnica específica (por exemplo, pintura em tecido). Nesse caso, indicar a técnica:___________________

– Qual o tema ou técnica de sua preferência?

– Qual foi seu post preferido? (pode ser indicado o assunto)

– Você gostaria de participar de um chat aqui no blog (um bate-papo on line comigo e com outras internautas)?

-E você acompanharia uma WEBTV com aulas ao vivo aqui no blog?

– O que você não viu por aqui e gostaria de ver? (sugestão de técnica, por exemplo ou qualquer outra coisa que você quiser)

Bem, pessoal, é isso, sei que é um pouquinho trabalhoso, mas vocês têm uma semana para responder a enquete e colocar seus cometários aqui, participem! Quem sabe o kit de produtos não vai para você…


VASO DE CERÂMICA DA SALA FRIDA – 237

Oi, pessoal, bom dia…

Continuando os posts das peças que fiz e que estão na minha sala Frida Kahlo, hoje vou mostrar um vaso que me acompanha há muito, muito tempo:


Vaso porta guarda-chuvas

Eu fiz esse vaso quando ainda trabalhava no ateliê da Acrilex, ele deve ter uns bons 10 anos já, e está comigo desde aquela época, me acompanhando pelas minhas casas e ateliês…

Ele é de cerâmica vermelha e foi pintado com tintas acrílicas decorativas brilhantes. Eu já falei desse tipo de tinta aqui, é um material muito bacana porque não precisa de acabamento, terminada a pintura, o brilho e proteção da peça já estão garantidos pelo tipo de resina brilhante utilizada na formulação dessa tinta.

Eu fiz esse vaso bem colorido, bem no estilo das minhas pinturas. E ele foi a inspiração para a série de papéis para decoupage que fiz depois, já na empresa Corfix. Aliás, por falar nessa série de papéis, antes mesmo de ficarem prontos, eu fiz um protótipo com os desenhos pintados em placas de madeira e depois fotocopiados antes de mandar os originais para a impressão fonal. E um das peças que preparei nessa fase e essa maletinha de papelão que aparece na foto abaixo, no armário que já havi amostrado a vocês.


Vista da sala com móvel, cadeira e vaso

O vaso tem vários desse desenhos em toda sua extensão, e eu gosto muito dele, me lembra os meus primeiros tempos de criação pura, quando comecei a fazer meus trabalhos com meu “traço”. Essa é uma daquelas peças que pretendo guardar comigo para sempre, e embora ela tenha seus defeitinhos, é especial para mim.


Outro lado do vaso

E fica aqui uma dica bacana: existem peças de cerâmica, vasos e cachepôs muito bonitos e que podem se tornar peças exclusivas. É possível, inclusive, reaproveitar algum vaso do seu jardim, que já esteja meio desgastado, precisando de uma nova pintura. Basta lixar a peça para retirar o excesso de tinta e as imperfeições da peça. Se houver quebras ou buracos, você pode restaurar com algum tipo de massa de calefação dessas que são vendidas em lojas de materiais de construção. Depois aplique uma demão de base acrilica para artesanato e por fim, a pintura com as tintas acrílicas brilhantes.

Bem, seguem agora as imagens ampliadas dos desenhso que fiz para o jodo de papéis para decoupage, inspirado em meu vaso porta guarda-chuvas:


Pessoas


Natureza


Animais


Astros


Transportes


Pássaros e Borboletas

O jogo com esses papéis está disponível na LOJA do meus site, junto com uma revista exclusiva com técnicas de Decoupage.

Amanhã continuarei mostrando as peças da minha Sala Frida kahlo, não deixe de ver o post
Abraços!


MARMORIZAÇÃO EM PORCELANA – 236

Oi, pessoal, bom dia!

Estou muito feliz porque ontem bati novo recorde de acessos aqui no blog! Isso é muito bacana, é o resultado de um trabalho que faço com muita dedicação, vocês sabem…

O mais interessante é que eu ainda não consegui identificar o que faz o blog chamar mais atenção, os recordes até agora foram com posts bem diferentes. A única regrinha que parece se repetir é que o começo da semana é sempre mais movimentado, sobretudo às segundas-feiras. E por isso vêm novidades por aí. Quero descobrir quais suas preferências por temas, formato, assuntos… E vou propor um enquete essa semana, com direito a sorteio. Amanhã colocarei todas as informações aqui, aguardem!

Bem, hoje eu trouxe um trabalho muito legal, e combinado com um novo vídeo. O passo a passo completo dessa técnica pode ser visto na página MINIAULAS, já atualizada:


Porta-jóias de porcelana com pintura marmorizada

Eu já apresentei essa técnica aqui em uma sugestão de bijuterias, vocês podem dar uma olhada no post n.41. Essa é um pintura de efeito feita com as tintas acrílicas da linha Decorfix 150, que são tintas acrílicas para pintar vidros, porcelanas, azulejos… como vocês já devem saber, as tintas para pintar esses materiais precisam ser levadas ao forno para queima, caso contrário elas se soltarão com facilidade. Isso porque esses materiais são impermeáveis, e as tintas fixam apenas na sueprfície quando a secagem é ao natural, e, naturalmente, não são resistentes.


Detalhe da tampa

O efeito marmorizado dessa técnica é obtido com a sobreposição de camadas de tintas “úmido sobre úmido”, de forma que as cores se msiturem criando, naturalmente, o efeito manchado que imita um mármore. E as “gotinhas” de tinta metálica ao final completam esse trabalho, que é muito decorativo e ideal para peças pequenas e delicadas.


Outros modelos, a mesma técnica

As tintas da Linha Decorfix 150 são apresentadas nos acabamentos brilhante, fosco e metálico. Nessa técnica utilizei as tintas brilhantes e metálicas, que têm esse brilho bem intenso. A queima, para completa fixação das tintas, deve ser feita 24 horas após a pintura, em forno caseiro, a gás ou elétrico, na tenperatura mínima (por volta de 150 graus) por 35 minutos.

Eu adoro esse trabalho, simples e diferente. Não deixem de ver o vídeo com o passo completa na página MINIAUALAS e até amanhã!


CADEIRA DE BALANÇO COM TECIDO PINTADO A MÃO – 235

Olá, pessoal, boa tarde…

Como eu disse ontem, preparei uma série de posts com trabalhos que estão na minha sala “Frida Kahlo”, e ainda vou colocar outras peças por aqui e também as fotos da sala completa, então fiquem de olho, porque vou alternar esses posts com outros trabalhos durante essa semana. Ah, e quem não viu ainda a peça de ontem aproveite para ver agora…

Continuando a série, hoje vou mostrar como ficou uma cadeira de balanço que herdei da minha avó materna, a “vó” Lourdes:


Cadeira com tecido pintado a mão

Essa cadeira fazia parte de um jogo de cadeiras de terraço que meus avós tinham em casa desde antes de eu nascer. E como as coisas daquele tempo eram (são!) muito mais resistentes, as cadeiras sobreviveram e foram distribuidas pela família (a que ficou comigo está na minha sala Frida Kahlo, é claro!). Só o tecido original acabou sendo trocado há uns anos atrás, e depois eu resolvi subsitituí-lo por esse outro tecido pintado por mim. E a estrutura de madeira da cadeira foi restaurada de um jeito bem simples: como a madeira original é de muito boa qualidade, apenas lixei com uma lixa média e depois passei uma demão de Médium Envelhecedor na cor marrom madeira. Para finalizar e proteger a pintura, cera em pasta incolor.

O tecido escolhido para fazer a pintura foi a lonita na cor cru. Naturalmente tinha que ser um tecido mais grosso e resistente, e antes da pintura é fundamental lavar o tecido para retirar todo resíduo de goma. E para facilitar a pintura, prenda o tecido na mesa de trabalho forrada com uma plástico branco com fita crepe.


Cadeira antes da troca pelo tecido pintado a mão

Para fazer essa pintura as tintas para tecido são ligeiramente diluídas com água para que se espalhem mais facilmente e rendam mais. Comece pintando os motivos menores. No modelo que escolhi para decorar a cadeira os motivos são quadrados e corações em diversas cores. Se preferir, faça um leve esboço no tecido desenhando a lápis os contornos principais dos motivos, sem detalhar demais. Preste bastante atenção para espalhar os motivos de maneira uniforme, mantendo o mesmo padrão de distância entre os desenhos por todo tecido.


Detalhe ampliado do tecido pintado

Utilize pincéis de cerdas duras, chatos e em tamanhos adequados a cada área a ser pintada. Da mesma maneira que fez com os desenhos, distribua bem as cores, observando que os tons de azul devem ser predominantes (ou outra cor de sua preferência) e, naturalmente, não utilize a cor escolhida para pintar o fundo na pintura dos motivos, utilize sempre cores contrastantes. Ah, e uma observação importante: aguarde a secagem dos motivos pintados antes de pintar o fundo. Após a secagem, vá preenchendo os espaços vazios com a cor escolhida para o fundo (no caso, vermelho).

Para finalizar, contorne os motivos com traços soltos, gestuais, utilizando tinta para tecidos preta mais diluída e aplicada em frascos com bico aplicador. Observe que esses traços não são contornos, são desenhos feitos a mão livre acompanhando os motivos já pintados.

E depois, com o tecido pintado, vocês poderão fazer as peças que quiserem, como uma cadeira, capa de sofá, almofadas, colchas e até mesmo roupas.

Se você gosta de pintura em tecidos, vai gostar das revistas com técnicas que ofereço na LOJA do meu site:


Revistas de Pintura em Tecidos


MÓVEL COM INSPIRAÇÃO MEXICANA – 234

Olá, amigas (os), boa tarde…

Aliás, está um pouco tarde mesmo, me desculpem… Tive um domingo diferente, mas foi (está sendo) legal!

Depois da minha corrida de domingo, que é sempre mais longa, tomei café até um pouquinho mais tarde e fui ver a exposição “Ouros de Eldorado – Arte Pré-Hispânica da Colômbia” na Pinacoteca, aqui em São Paulo. Hoje era o último dia, e eu não poderia deixar de visitar essa exposição, eu adoro arte pré-colombina, acho até que já comentei isso com vocês, e adoro a Pinacoteca também… Eu já havia visitado o Museu do Ouro em Bogotá, na Colômbia, e as peças são lindíssimas, um trabalho tão diferente e sofisticado, ainda mais se pensarmos que as peças foram feitas no período que vai de 1600 a.C a 1500 d.C. Incrível!

Quando vejo uma arte assim, tão autêntica, tenho vontade de me dedicar a uma única técnica, ficar no ateliê só produzindo, fazendo nada mais que me tire do foco, desenvolver uma técnica e minha arte. Quem sabe um dia, né?

Bem, depois da exposição, almoço com os filhos (aliás eles foram e adoraram a exposição também), cafezinho e…
Bem, aí me atrasei. Mas vamos lá, post do dia:


Móvel com inspiração mexicana

Em minha casa eu tenho uma sala que chamo de “Sala Frida Khalo”. Naturalmente é uma homenagem à essa artista que eu adoro, vocês já sabem… Bem, nessa sala eu concentro meus objetos prefridos, os artesanatos que coleciono das minhas viagens e algumas peças especiais feitas por mim. Eu não fujo daquela regrinha que diz que “em casa de ferreiro o espeto é de pau” e quase não tenho trabalhos meus em casa, com exceção de algumas peças nessa salinha especial, que tem um piso de ladrinhos bem “anos 50”, uma porta de vidro de correr, o que garante uma iluminação especial, e uma das paredes pintadas de vermelho, para dar mais emoção ao ambiente.


Relicário Frida Kalho

Sobre esse móvel que mostrei acima fica um dos relicários da Frida que fiz para minhas exposições, e é minha homenagem à artista. E lá está ela, em minha casa, de uma forma ou de outra presente.


Parte superior do móvel

Eu comprei esse móvel, feito de madeira de demolição, e depois pintei-o com um motivo floral simples e cores fortes, exatamente como são muitas das pinturas típicas mexicanas. Eu pintei o móvel com tr~es cores de tinta acrílica Decorfix fosca: púrpura, verde gris e azul inverno.


Visão geral do móvel

As flores na parte da frente do móvel, pintada com a cor púrpura de fundo foram feitas com a cor azul celeste e o contorno em branco. As pinturas florais mexicanas trazem com bastante frquência esse tipo de contorno em cores fortes ou branco.


Detalhe da parte superior


Detalhe da lateral

O tampo e as laterais do móvel, que foram pintados com o fundo verde gris, receberam as flores mais coloridas, em tons de rosa e vermelho, azul e laranja. E na gaveta, pintada com o fundo azul inverno, pintei flores em tons de amarelo e azul, sempre com os contornos em cores contrastantes e as folhas em verde.


Detalhe das flores

As flores com “inspiração mexicana” também são feitas com pinceladas marcadas, luzes marcadas com pinceladas de branco e vírgulas para fazer folhas e detalhes, assim como em muitas outras técnicas de pintura decorativa em madeira como o bauernmalerei, a pintura barroca, o folk art e algumas pintura típicas do nosso artesanato também.

Bem, é isso, pessoal, uma sugestão para quem gosta de pintar móveis. E em breve irei colocar aqui outros posts com mais peças da minha coleção mexicana.

Bom finalzinho de domingo para vocês, e até amanhã, quando colocarei o post um pouquinho mais tarde também, para compensar o atraso de hoje.
Beijos!