Todos os posts de Cristina Bottallo

BEEKO E EU – 222

Oi, pessoal, bom dia…

Já tem novo vídeo na página MINIAULA, e a técnica que ensino por lá foi utilizada em parte do trabalho que apresento no post de hoje, então não deixe de dar uma olhadinha…

Aliás, já fazia tempo que eu não colocava um post sobre scrapbook, e eu não poderia deixar de fazer uma página para o Beeko, certo?


Beeko e Eu

Eu sei que talvez algumas pessoas que passam por aqui tenham uma relação meio incompreendida com o scrapbooking, digo isso porque foi assim quando eu me aventurei a fazer os primeiros trabalhos dessa técnica, eu não compreendia muito bem o que era isso. Depois acabei entendendo que pode ser muito divertido dar uma personalizada em nossa fotos e guardá-las de um jeito assim, divertido. Mas meu estilo de scrapbook é muito particular, e talvez não agrade a quem gosta de mais detalhes, adereços, coisinhas… Para mim a página tem que ser visualmente agradável e com as fotos bem valorizadas.

Para fazer a página acima eu primeiro preparei o papel base, um papel liso verde claro, com uma estampa feita com carimbos e respingos (esse é o tema da MINIAULA). Depois escolhi uma serigrafia da minha produção, como sempre faço, para ser o tema do meu trabalho. E além do Beeko, que já estava naturalmente “escolhido”, eu peguei a minha gravura “Gato Sentado”:


Gato Sentado

Essa gravura foi feita em papéis A3, por isso o tamanho é bem adequado para fazer uma página de scrap de tamanho padrão, 30,5×30,5cm. Aí eu recortei (com alguma dor no coração, confesso), a gravura, separando a árvore, o sol e o barrado superior. Naturalmente guardei o gato para um próximo trabalho e qualquer hora dessas ele aparece por aqui…

Depois escolhi minhas fotos, por sorte eu já tinha impressas em formatos bem legais uma série de fotos que tirei ao redor de uma arvoere em um sábado ensolarado desses, em que a gente se diverte por nada… aí foi só colar as fotos sobre uma base de papel branco mais grosso e imprimir o título e o texto que ilustra a página: ” Beeko e Eu – Nós gostamos de sol, de árvores e de dias bonitos…”


Detalhes dos textos


O sol…


… e o Beeko, claro!

Aproveitei a ideia de usar carimbos de espuma para decorar a página e estampei duas flores verdes em papel branco, depois recortei e prendi na página com ilhoses. E, por fim, coloquei o Beeko bem no alto da árvore observando tudo e com cara de quem estava sorrindo… Viram como pode ser divertido fazer uma página de scrap? Gostei!

Se vocês gostaram da sugestão, vejam as outras páginas de scrapbook que já postei aqui na página TODAS AS TÉCNICAS, Scrapbooking.

Até mais, pessoal…


EFEITO MANCHADO COM SAL NA PINTURA EM SEDA – 221

Olá, pessoal, bom dia.

Estou preparando umas coisinhas bem legais que estarão por aqui em breve, aguardem! Por enquanto já estou bem feliz por ter conseguido organizar e atualizar todos os posts. E a página TODAS AS TÉCNICAS já é um suceso, a mais visitada. Que legal!

falando em técnicas, aí vai mais uma de pintura com tintas aquarelas para seda… Eu adoro esse estilo de pintura, e fiquei um tempo sem fazê-lo, mas estou retomando várias técnicas do “meu passado”, então não poderia deixar essa de lado:


Lenço com pintura aquarelada e com sal

Esse tipo de pintura é interessante justamente pelo efeito obtido apenas com as misturas das tintas. A aquarela para seda é um tipo de tinta bem fluída, líquida mesmo, e própria para pintura de tecidos finos, como a seda, o voil, alguns tecidos sintéticos e até mesmo tecidos de algodão mais finos.

Para fazer o modelo acima eu utilizei um tecido sintético, que não é o ideal, mas que serve também, e como esses tecidos têm um custo mais baixo, muitas vezes acabam sendo a opção de quem produz muito. Esses tecidos não são ideais porque podem não permitir a completa fixação das tintas e também podem se “comportar” de maneiras diferentes. Na peça acima, se vocês observarem verão que as tintas passaram pelo contorno feito com a guta preta, criando manchas e misturas das cores. Isos não chega a ser um grande problema, não estraga o trabalho, mas sem dúvida faz difereça quando usamos a seda natural.

Para fazer essa peça eu estiquei o tecido em um bastidor próprio (para que o tecido ficasse susmpenso,s em tocar a mesa) e fiz o desenho com a guta preta, que é uma espécia de bloqueador do tecido. Nos locais onde aplicarmos a guta será formada uma “barreira” que impede a tinta de vazar para as lateriais.

Depois de aplicada a guta, aguardei secagem por 24 horas. Após a secagem fiz a pintura com as diferentes cores de aquarela para seda, e sobre as tintas ainda úmidas, joguei pedrinhas de sal grosso em algumas partes para criar o efeito manchado. Vejam na parte azul do céu, detalhe do chão em vermelho e na copa da árvore o resultado final da ação do sal na tinta aquarela.


Capa de almofada com a mesma técnica

Na peça acima, uma capa de almofada, também fiz o mesmo tipo de pintura e utilizei o sal nas partes superior e inferior da água e também nas nadadeiras vermelhas dos peixes. O efeito que o sal provoca é causado pelo capacidade que o sla tem de absorver a água. A pedrinha de sal “puxa” a tinta, que fica concentrada no local em que está localizada. Ao redor do sal, o tecido tende a ficar com a coloração mais clara, justamente porque a concentração de tinta nessa área foi menor. Veja em detalhe abaixo:


Detalhe da almofada

O sal fino de cozinha também cria um efeito manchado, só que por ser mais fino, o resulatdo é mais uniforme e menos “craquelado”. Tamanhos diferentes de pedras de sal irão criar efeitos diferentes também.

Bem, depois de deixar o sal por um ou dois dias no tecido você devrá retirar as pedrinhas com cuidado, isso porque embaixo delas ainda poderá havre tinta úmida. Depois deve ser feita a fixação da tinta passando a ferro pelo avesso com um paninho fino cobrindo o trabalho. Só depois disso você deverá lavar a peça com água corrente para retirar os resíduos de sal que permaneceram no tecido e usá-lo para fazer as peças que desejar.

Essa é minha dica para hoje. E amanhã, como vocês já sabem, tem mais.


Todos os posts com fotos!

Oi, pessoal, tudo bem?

Estou passando só para avisá-los que consegui, finalmente, atualizar todos os posts, e agora todos eles têm fotos!

Como eu havia explicado a vocês anteriormente, quando mudei o formato do meu blog, no final de junho, tive que recolocar todas as fotos já postadas aqui, e como o processo era bem demorado, não pude fazer tudo de uma vez só, mas finalmente consegui terminar.

Agora vocês podem entrar na página TODAS AS TÉCNICAS (veja link acima) e conferir todos os posts que já coloquei aqui, classificados por categorias. Assim fica bem mais fácil achar a sugestão ou dica que interessa a vocês, então, aproveitem!

Um abraço e até mais,
Cristina

PINTURA DE PORCELANA A QUENTE – 220

Olá, pessoal, bom dia e boa semana para todos…

Como eu prometi, segue o post sobre pintura em porcelana, a técnica tradicional a quente em forno especial, e que deu origem às técnicas de pintura porcelanizada em tecido:


Prato com pintura de rosas

A técnica de pintura em porcelana a quente foi exatamente o primeiro curso de artesanato e pintura que fiz, isso quando eu ainda era uma menina, com meus 13, 14 anos. Eu procurei uma escola próxima à minha casa na época, em Santo André, SP, e lá me indicaram esse tipo de trabalho. Eu até confesso que num primiero momento não gostei muito da sugestão, eu queria fazer uns trabalhos mais variados e divertidos, e achei essa técnica muito séria. Mas minha mãe se animou, me incentivava e até cheguei a vender minhas primeiras produções em um bazarq ue ficava no meu bairro.

Depois acabei gostando um pouco mais desse universo, e até fui atrás de um curso de pintura em cerâmica, que também vai ao forno especial, a técnica da Corda Seca, que irei mostrar aqui em outra ocasião. Mas as peças dessa primeira experiência eu acabei não fotografando, acho até que meus pais ainda tem alguma coisa daquele tempo, mas eu não guardei nada.

Depois, em outra ocasião, na mesma época em que fui atrás de um curso de pintura em tecido, acabei entrando em um ateliê especializado em pintura em porcelana, para praticar e aprender mais, e foi lá, no ano de 1997, que fiz as peças desse post.


Detalhe da pintura

Também não sou especialista nesse trabalho, mas o curso valeu para eu aprender um pouquinho mais. Nessa técnica utilizamos tintas preparadas com pigmentos e bases em pó, misturadas a óleos especiais (óleo mole ou óleo de copaíba) e que devem ser queimadas em fornos que vãod e 730 a 750 graus. Eu tenho um desses fornos, ele é pequeno e mais indicado para peças como bijuterias, mas dá para fazer umas pecinhas maiores também.

A tinta para porcelana não fixa na superfície nem seca ao natural, só fixa e seca no forno. O tempo de queima varia, depende do tamanho do forno, mas leva por volta de 1h30, fora o tempo de aquecimento e resfriamento da peça. Mesmo que não tem o forno especial pode fazer esse trabalho, porque as lojas que vendem materiais específicos para esse tipo de pintura também queimam as peças para os clientes.


Outro modelo de prato

Além dessa técnica mais tradicional existem também tecnica alternativas como a pintura com bico de pena e relevos, a douração, feita com um a tinta especial produzida com ouro de verdade, os decalques poróoriso para porcelana a quente e a pintura com lustre, que é um tipo de tinta especial, com muito brilho, própria para motivos mais abstratos e modernos.

Eu confesso que fiquei muito tempo sem trabalhar com esses materiais e eestou um pouco desatualizada, mas só em escvrever esse post já fiquei curiosa em voltar a experimentar esse materiais… Quem sabe, não é mesmo?


Mais um modelo

Bem, para finalizar o post, vou indicar duas lojas que são referência nesse tipo de trabalho, são as lojas em que eu compro meus materiais e que oferecem a facilidade de vender pela internet e enviar pelo correio. Uma delas, a que eu conheci primeiro e onde fiz minhas primeiras aulas, é a loja Aladim Porcelanas, que fica em São Caetano do Sul. O site é www.aladimporcelanas.com.br e o telefone (11) 4229-7633.

A outra é a loja O Casarão, que também vende peças de madeira. Essa fica em São Paulo capital, o site é www.ocasaraomadeiras.com.br e o telefone (11) 3209-8477.

Bom, por hoje é isso, pessoal… Beijos e bom domingo!


MARCADOR DE LIVROS E CARTÃO COM FLORES PRENSADAS – 219

Oi, pessoal, bom domingo e bom Dia dos Pais para vocês!

Hoje deve ser um dia de menos visitações aqui no blog, devido à data e também porque está um dia lindo se sol após vários dias tão feios…

Então decidi trocar o post que eu iria colocar hoje, de pintura em porcelana a quente, para deixar para amanhã, as segundas-feiras costumam ser os dias de maior visitação por aqui, assim mais pessoas poderão acompanhá-lo. Então decidi colocar uma sugestão bem legal para que vocês façam, quem sabe, para o próximo Dia dos Pais:


Cartão e marcador de livros com flores prensadas

Esse é mais um trabalho feito com as flores prensadas, técnica que já coloquei aqui outras vezes, mas que sempre é interessante. E nessa sugestão você poderá fazer um marcador de livros, sempre útil, e um cartão decorados com esse trabalho.

Tanto o cartão como o marcador devem ser feitos em papel colorset azul (para a parte do fundo) e branco, para a colagem das flores. Eu escolhi apenas flores azuis para combinarem com o papel, e você poderão fazer o mesmo, com a cor de flor e papel que quiserem.

O cartão mede 12x15cm quando fechado, portanto a medida do papel total deve ser 30x12cm, dobrado ao meio. E a medida do marcador de livros é 18×6 cm. Para arrematar o marcador, faça um furo e passe dois fios de cordão de sisal com contas de madeira nas pontas.

A técnica de secagem de flores vocês podem ver em outros posts aqui no blog, visite a página TODAS AS TÉCNICAS e procure no ítem Trabalhos em Papel.

Bom resto de domingo e até amanhã!

CARTÃO DECORADO COM APLIQUES DE TECIDO – 218

Olá, pessoal, boa tarde!

Eu prometi para hoje um post sobre pintura em porcelana, mas esse ficará para amanhã, ainda não tive como fotografar as peças e me atrapalhei um pouco, mas não vou esquecer dele não, amanhã ele estará aqui com certeza, ok?

Para hoje vai uma sugestão simples de cartão e envelope decorados, e a aula completa desse trabalho está em vídeo, na última MINIAULA que postei (veja o link da página acima).

Eu tenho feito muitos trabalhos em papel, e farei muitos mais ainda, afinal esse e um material barato, accessível e útil, então espero que vocês concordem comigo… e aproveitem a sugestão:


Cartão e envelopes decorados com retalhos de tecido pintados

E segue abaixo instruções de como pintar os tecidos para fazer os apliques:

– Pegue tecido algodão cru fino e lave-o para retirar a goma
– Estique o tecido em uma palca de madeira preparada com cola permanente
– Pinte o tecido com uma cor de tinta preparada com 15% de água (misture a água na tinta). Essa mistura serve para deixra a tinta mais fluída, de forma que ela renda mais, espalhe mais fácil no tecido
– Você pode pintar os tecidos com rolinhos de espuma pra fazer o fundo liso, com rolinho com textura para que fique texturizado, com esponjas ou pincéis de cerdas duras, para que fique manchado
– Aguarde secagemc ompleta da tinta por algumas horas
– Ainda com o tecido na placa, aplique duas demãos de tremolina leitosa em todo tecido (pode ser com um rolinho de espuma), intercalando secagem entre cada demão
– Retire o tecido da placa quando estiver bem seco e utilize-o em seus trabalhos

Esses tecidos pintados e com termolina eu utilizo em diversos trabalhos, que vocês poderão localizar facilmente na nova página TODAS AS TÉCNICAS do meu blog, no ítem “Pintura e Artesanatos em Tecido” (veja link para essa página acima). Os posts em que utilizei esses tecidos pintados foram os de números: 05, 30, 31, 37 e 96. Vale a pena conferir!

Por hoje é isso, pessoal, não deixem de assitir á MINIAULA. Beijos e até amanhã…