Todos os posts de Cristina Bottallo

CAMISETA COM BORBOLETA – 178

Olá a todos…

Ontem o jogo do Brasil foi bem decepcionante, não é mesmo? Mas é asism mesmo, nem sempre as coisas são como gostaríamos… Mas de todo jeito já estamos classificados, então semana que vem tem mais…

Ah, e sobre meu pai, ele fez mais uma cirurgia na quinta-feira e correu tudo bem, felizmente. Ele continua na UTI, mas não está sedado e deve se recuperar bem melhor agora. É tudo que desejamos.

Bem, a vida continua, e aí vai mais um post:


Camiseta com Borboleta

Vocês já sabem que eu adoro pintar tecidos, e que nesse segmento minha preferência é pela pintura em camisetas, então aqui está mais uma sugestão. E melhor ainda, uma camiseta com um desenho de borboletas, outro tema que adoro.

A pintura foi feita com a combinação de tinta para tecidos (comum) preencehndo todo motivo e tinta puff para fazer os contornos e detalhes. A pintura foi feita em um pedaço de tecido branco de algodão (popeline).

Estique o tecido em um cartão ou placa de madeira preparados com cola permanente (para que fique adesivo e o tecido não se levante durante a pintura). Transfira o risco e inicie a pintura.

Comece pintando com as tintas para tecido os fundos de cada parte do desneho, fazendo um leve sombreado para dar mais volume. Utilize a técnica sombreada, que já expliquei aqui no blog em outros posts. Observe que o fundo do tecido deve ser pintado com uma cor muito próxima à da camiseta que rceberá a aplicação.

Aguarde secagem dessa primeira pintura e em seguida faça os detalhes, contornos, espirais e bolinhs com as tintas puff em bisnaga (frascos com bico aplicador). Escolha cores contrastantes da tinta puff para que fiquem em destaque sobre o fundo já pintado.


Detalhe da pintura

Aguarde secagem da tinta puff por 24 horas (ao natural) e depois faça a expansão com calor, aplicando o jato de um soprador térmico pela frente do tecido ou passando a ferro pelo avesso e o trabalho estará pronto, é só costurar a pintura na camiseta.

Bem, e se você adora fazer camisetas assim como eu, vai gostar dos novos produtos que estou oferecendo na LOJA do meu site, uma revista especia só com camisetas, que estava esgotada mas que eu consegui alguns exemplares para venda por lá e kit com tintas, pincéis e mais revistas… Dê uma conferida!

[img:revista0001_1.jpg,resized,vazio]
Revista Especial de Camisetas

Um abraço e até amanhã!
www.cristinabottallo.com.br


ESPELHOS DE TOMADAS DIVERTIDOS – 177

Oi, gente!

Mais um dia de jogo, vamos ver o que acontece com nossa seleção, não é mesmo? A classificação está garantida, então vamos lá, oq ue vier será bom…

Minha sugestão para hoje segue a linha de idéias para bebês:


Espelhos de tomadas divertidos

Essa é uma boa sugestão para quem está decorando o quarto do bebê, e o melhor é que o custo é quase nada, afinal você poderá usar os espelhos de tomadas (podem ser de plástico) que já tem em casa e renová-los apenas com uma pintura simples e decoupage.

Antes de qualquer coisa dê uma lixada nos espelhos com uma lixa fina (pode ser lixa d’água) para
que a superfície da peça fica mais áspera. Em seguida alique duas demãos de base acrílica para artesanato em toda peça, intercalando secagem.

Para a pintura utilize Médium Envelhecedor na cor que você desejar. Eu utilizei a cor amarelo ocre, e os tons de madeira também ficam muito interessantes. Com um pincel chato largo tipo trincha, faça a aplicação do médium envelhecedor, sempre pincelando na mesma direção e sem repassar, aplicando o produto em uma única vez. Aguarde secagem completa de um dia para outro.

Para fazer a decoupage escolha um papl para decoupage com figuras infantis de sua preferência, ou utilize retalhos do papel de parede, caso o quarto tenha esse tipo de decoração. Cole os papéis com cola gel para decoupage e aguarde secagem.

E, para completar, aplique a tinta Relevo LUMIX fazendo alguns detalhes na peça, como blinhas, espirais e contornos. Essa tinta relevo fica levemente transparente depois de seca e brilha no escuro, ou seja, a noite, com as luzes apagadas, as aplicações feitas com a tinta LUMIX brilharão.

Gostaram? Espero que sim… e amanhã, como vocês já sabem, tem mais!

Cristina
www.cristinabottallo.com.br


PIROGRAVURA EM Caixinhas de madeira – 176

Olá, pessoal, bom dia…

Hoje eu trouxe para vocês uma técnica que resgatei do passado… Eu fiz esse trabalho originalmente há uns bons 20 anos atrás, mas naquela época a gente não se preocupava tanto em fazer registros, e também não era tão fácil sair por aí fotografando as coisas como é hoje, com as câmaras digitais e outras facilidades…

Bem, o fato é que me lembrei desse trabalho e resolvi fazê-lo novamente só para mostrar para vocês. Então aí vai:


Caixinha pirografada

Vocês conhecem o trabalho com pirógrafo, não? É um aparelho que tem uma espécie de caneta com a ponta feita por um tipo de arame próprio para resistências elétricas e que, quando ligado à eletricidade, esquenta muito, e serve para gravarmos, escrevermos e decorarmos com essa ponta aquecida, “queimando” as peças. A pirogravura pode ser feita em peças de madeira, MDF, couro, cortiça e outros materiais.

O primeiro passo desse trabalho é pegar as caixinhas de madeira e lixar bem. Depois transfira o risco desejado para a peça com carbono.


Outro modelo de caixinha apenas com o risco

Em seguida faça a gravação com a ponta básica do pirógrafo. Primeiro faça todos os contornos e demarcações da figura e somente depois preencha os espaços com batidinhas feitas com a ponta do pirógrafo, deixando uma textura e “pintando” as áreas com essa ponta.

Observe que é mais fácil trabalhar sobre peças de MDF – os traços saem mais unifromes. Nas peças de madeira natural você sentirá alguma resistência quando trabalhar no sentido contrário ao dos fios da madeira.


Mesmo modelo acima já gravado

Somente depois de fazer a gravação é que devemos aplicar uma seladora para a madeira, antes da pintura, para preparar a peça para receber as tintas acrílcias brilhantes. Eu utilizei Goma Laca Indiana, que seca bem rápido e deixa uma textura fina. Você poderá utlizar também Goma Laca Incolor ou Purificada, Seladora para madeira e até mesmo Verniz Acrílico Brilhante. Todos esse produtos têm a mesma finalidade: selar os poros da madeira e deixar a superfície uniforme para receber a tinta e promover um melhro acabamento ao trabalho.

Após apalicação da seladora, aguarde secagem e lixe bem toda peça com uma lixa d’água fina (número 400 ou 600). Retire o pó e pinte cada parte do desenho com a cor correspondente, utilizando tintas acrílicas brilhantes e apliacdnod e 3 a 4 demãos de cada cor, com pincéis redondos de tamanhos adequados à área a ser pintada, smepre intercalando secagem entre cada demão.


Modelo acima pintado

Pinte as caixinhas por dentro também, e após a pintura não há necessidade de passar nenhum tipo de verniz, uma vez que as tintas acrílicas brilhantes já têm proteção natural.

Primeiro modelo fotografado só com a gravação

Vejam que somente a gravação feita com o pirógrafo já fica muito interessante, mesmo sem a pintura. Essa é uma opção também, fazer apenas a gravação dos desenhos.


Caixinha pintada

Nessa técnica fica muito bacana trabalharmos com desenhos de mandalas, como o da caixinha quadrada. Hoje estou sem meu scanner, mas depois colcoarei o risco dessa peça aqui para vocês. Espero que vocês tenham gostado!

Um beijo e até amanhã,
Cristina
www.cristinabottallo.com.br


CRAQUELADO COM DECOUPAGE – 174

Olá, pessoal, bom dia…

Segue mais uma sugestão de caixinhas para vocês… Afinal a gente adora!


Caixinha Sol e Lua

Essa ideia é para fazer fácil fácil… Uma pintura craquelada de fundo e a decoração com decoupagem.

O craquelado dessa peça foi feito com o Verniz Craquelê, que é o craquelador da tinta acrílica. Para fazer, você deve preparar a peça com a cor d efunod de tinta acrílica que desejar (no caso do modelo acima, amarelo cádmio). Depois aplique uma única demão de verniz craquelê com um pincel chato, largo e de pelos macios.

Aguarde cerca de 20 minutos após a aplicação do verniz e aplique por cima uma segunda cor de tinta acrílica fosca (azul stylo), ligeiramente diluida com água, para que fique mais fluída e “corra” melhor sobre a peça. Utilize outro pincel de pelos macios chato e largo para aplicar a tinta. Aguarde de um dia para outro para secagem e craquelamento completo da tinta.

O bacana desse verniz é que podemos fazer qualquer combinação de cores de tinta acrílica, sempre utiliando uma por baixo e outra por cima, com o verniz ao meio. Não importa se a cor de baixo é mais clara ou escura, vai funcionar do mesmo modo.

Como ese verniz demora um pouco para secar e pode escorrer, você deverá fazer a pintura por partes, uma face de cada vez.


Outro modelo da mesma técnica

Depois de feita a pintura, faça a colagem das figuras que desejar. Os papéis que utilizei nesse trabalho são papéis da marca Corfix, com desenhos exclusivos meus, próprios para decoupagem. Mas você poderá utilizar os papéis e figuras que desejar. Cole a s figuras com Cola Gel para Decoupagem, passando a cola no verso das figuras.

Aguarde de um dia para outro ou pelo menos 12 horas de secagem e aplique a tinta Relevo Incolor em algumas partes, para realçar os motivos. Essa tinta fica completamente incolor e em relevo após a secagem.


Papéis e Revista de Decoupagem de Cristina Bottallo

Se você gosta de técnicas asism, conheça meus papéis e revista exclusivas, a venda na LOJA do meu site, que é o www.cristinabottallo.com.br

Um abraço e até amanhã!


UMA SEMANA PARA A MEGA!

Oi, gente, bom dia…

Bem, agora falta apenas uma semana para MEGA e todas as pessoas que gostam de artes e artesanato deve estar muito animadas e anisosas para ver as novidades da feira…

Eu realmente decidi que não irei participar dessa edição – meu pai acabou de ser transferido para outro hospital e vai passar por outra cirurgia na próxima quinta-feira. Ele está melhorando bastante, e esse novo procedimento irá ajudá-lo de forma definitiva, ou seja, justamente agora é que nossa presença é importante para ele.

Eu irei visitar a feira no dia 29/06, dia dedicado aos lojistas e vou aproveitar para prestigiar meu amigo Marcelo Darghan e participar do Prêmio Artesão do Ano, que acontecerá no auditório do Pavilhão Imigrantes, às 19h. Aliás, o prêmio é aberto a todos vocês, quem puder deve participar, afinal esse prêmio é o mais importante do segmento e a cada ano o evento está mais bacana.

E nos outros dias da feira, se eu tiver a oportunidade, voltarei para dar mais uma passeada por lá… Mas prometo uma coisa para vocês, ano que vem será diferente. Vou preparar muitas novidades nos próximos meses e levar tudo para a MEGA de 2011!


ENVELHECIMENTO EM MADEIRA – 173

Oi, pessoal, bom dia…

Ontem a situação para nós melhorou um pouco, 3×1 não é de todo mal, mas a goleada de hoje de Portugal (sete!) 7×1 na Coréia é para humilhar qualquer um!

Bem, vamos lá, a vida continua…

O post de hoje estou prometendo desde sábado, uma pintura em madeira bacana, uma peça nova. E esse trabalho eu fiz pensando na Eni, que está sempre por aqui em meu blog, prestigiando meu trabalho:


Bandeja com Pintura Floral

Esse trabalho é um dos que mais gosto de fazer, as pinceladas do bauern com um toque diferenciado, com desenhos mais modernos e cores diferentes também.

Eu utilizo como ponto de partida riscos bem tradicionais, e vou complementando com detalhes conforme vou pintando, é divertido!

Como a peça terá acabamento envelhecido, eu coloco várias pinceladas carregadas de branco, em relevo, para que essas pinceladas fiquem em destaque no final. E a cor de fundo da peça deve ser uma cor mais clara, para que a cor do envlhecimento se sobressaia. Eu gosto de utilizar as cores marfim, areia e pérola para fazer os fundos.

A decoração das bordas e laterais também é importante, e você poderá pintar a borda com uma cor diferente, para dar mais destaque ao motivo. Veja outro modelo:


Variação da mesma técnica

Gostaram? Espero que sim… e vejam na LOJA do meu site mais sugestões para esse tipo de pintura, inclusive os pincéis importados que estão a venda agora por lá…

Até amanhã, pessoal!