Todos os posts de Cristina Bottallo

Viagem à Serra do Rio do Rastro

Olá, amigas…

Eu sempre fico meio reticente sobre colocar ou não posts que não sejam relacionados ao trabalho aqui no blog, afinal esse é o foco (e sempre foi) do meu espaço – meu trabalho, mas como tenho dividido tanta coisa com vocês desde o começo do ano, acho que não faria mal contar um pouquinho por onde eu andei…

[img:Rio_do_Rastro__73_.jpg,resized,vazio]
Eu em Pomerode, antes de voltarmos à São Paulo

Fizemos um passeio de moto, eu e meu marido, junto com um grupo de mais 15 motos e um carro de apoio (éramos 28 pessoas ao todo). Saimos de São Paulo e fomos até Florianópolis (700km), passamos a noite por lá e depois seguimos até Bom Jardim da Serra (mais uns 300km), que fica bem no alto da Serra do Rio do Rastro.

[img:Rio_do_Rastro__43_.jpg,resized,vazio]
Vista da serra quando chegamos…pena que chovia…

[img:Rio_do_Rastro__49_.jpg,resized,vazio]
… de todo modo, o lugar é lindo!

Lá ficamos dois dias, e foi durante essa estadia que visitamos a Festa da Maçã, em São Joaquim (mais 100km), quando dei a entrevista para o Jornal Nacional de sábado passado. De lá seguimos até Pomerode, que fica bem perto de Blumenau (mais 300km), passamos um dia e uma noite lá e voltamos a São Paulo (mais 650km).

[img:ma____s.jpg,resized,vazio]
Maçã de São Joaquim – fotografei ao lado de uma maçã comum para vocês terem ideia do tamanho. Era enorme!

Ao todo rodamos uns 2.000km. Foi ótimo, mas pegamos chuva o tempo todo, o que torna a viagem mais tensa, e na região da serra, além da chuva, pegamos muito frio. Mas viemos bem, a viagem transorreu sem problemas, só fiquei sem internet alguns dias (estamos viciadas nesse mundo virtual, não é mesmo?), por isso meus post entraram fora do horário normal, mas agora tudo volta à normalidade.

[img:Rio_do_Rastro__61_.jpg,resized,vazio]
Pomerode, o Vale do Mundo Antigo

[img:Rio_do_Rastro__41_.jpg,resized,vazio]
Esses quatis nós encontramos na serra, e eles não são nada tímidos…

Descansei um pouco, cansei por outro lado (quem viaja de moto sabe que não é fácil), mas vi muita coisa bacana, conheci pessoas bem legais nesse grupo, e voltei cheia de disposição para mais uns meses de trabalho….

Bem, é isso, esse foi meu feriado…

Beijos e até amanhã!

PRATO DE MADEIRA COM FRUTAS – 117

Olá, pessoal!

O trabalho de hoje é realmente interessante, acho que vocês irão gostar… É uma pintura em madeira com frutas, um estilo intermediário entre a folk art e a pintura bauernmalerei:


Prato de Madeira com Frutas

As pinceladas desse trabalho são as mesmas do bauernmalerei, pinceladas feitas com pincel redondo, em alguns momentos com o pincel em carga dupla (carregado com duas cores) e com tintas acrílicas de acabamento fosco.

O preparo da peça começa com um bom lixamento (se a peça for de madeira) e a aplicação de uma demão de base acrílica para artesanato. Após secagem da base, lixe a peça novamente para que a superfície fique bem lisa, e em seguida aplique as tintas acrílicas em duas cores, a cor toffe no fundo do prato e o azul turquesa nas bordas. Para um acabamento ideal, aplique três demãos, intercalando secagem. E dilua levemente a segunda e a terceira demão com um pouquinho de água (a primeira deve ser com a tinta pura).

Se a peça for de MDF, apenas lixe nos cantos, se houver rebarbas. Limpe bem a peça com um paninho úmido e aplique diretamente a tinta acrílica nas cores sugeridas (ou as que você desejar).

Transfira o motivo para a peça com um carbono de grafite. Inicie a pintura pelas folhas. A folha maior, da uva, foi feita com as cores verde musgo e verde esmeralda. Pinte as demais com o verde musgo e o branco. Dê pinceladas de cima para baixo, puxando o pincel em sua direção e fazendo um leve pressão no início, levantando o pincel suavemente aos poucos, até terminar com uma ponta mais fina. As folhas mais simples são feitas apenas com as vírgulas feitas com verde e branco.

Pinte as frutas com as cores correspondentes, sempre trabalhando úmido sobre úmido para mesclar os tons, e somente depois de pintar o fundo é que você deve fazer as pinceladas em detalhes (veja as pinceladas com branco e marrom).

As margaridas são feitas apenas com as pinceladas de branco, formando as pétalas, e o miolo deve ser pintado com amarelo e detalhes em marrom. A florzinha rosa deve ser feita com as pinceladas em carga dupla (vermelho e branco) e as avelãs do mesmo modo que as frutas.

As florzinhas que enfeitam a borda do prato foram feitas com 5 bolinhas colocadas em círculo e uma ao centro, formando o miolo. Complete a pintura da borda com folhinhas em verde e bolinhas brancas. Finalize fazendo os galhinhos e filetes com o pincel linner n.0, utilizando tons de verde escuro e marrom.

Para dar acabamento e proteção à pintura, aguarde secagem completa por pelo menos 24 horas e passe vcera em pasta incolor em toda peça. Deixe secar por alguns minutos e lustre com uma flanela limpa e seca.

Gostaram? Espero que sim… e como vocês já sabem, quem gosta de pintura Bauernmalerei pode encontra na LOJA do meu site www.cristinabottallo.com.br meu DVD e os GUias de Pinceladas dessa técnica:


DVD Bauernmalerei


Um dos modelos dos Guias de Pinceladas

Um abraço e até amanhã…

Post do dia e MEGA ARTESANAL

Oi, pessoal, bom dia!

Meu post do dia vai entrar mais tarde hoje, aproveitem para ver os “atrasados” do final de semana, ok? Ou seja, dêem uma visitada por aqui e voltem mais tarde (rsrsrs…)

Ah, aproveito para colocar uma enquete no ar, estou me programando para a feira mega Artesanal e quero ver se consigo um espaço por lá para receber vocês, frequentadoras do meu blog, e quem sabe até dra umas aulinhas… Mas com certeza não estarei lá todos os dias, então já pergunto a vocês, qual o melhor dia para vocês?

Me avisem, ok? Quero reunir o maior número de amigas (e amigos) do blog por lá…

Beijos,
Cristina

CASAL DANÇANDO EM PINTURA BAUERNMALEREI – 116

Olá, pessoal!

Hoje meu post entrou bem, bem mais tarde, que o normal… Que chato!
Eu estava em uma região sem nenhuma conexão com internet ou sinal de celular, nem adiantou eu me organizar e levar meu equipamento completo, sem conexão não há o que fazer, não é mesmo?

Minha viagem foi ótima, com alguns percalços, mas isso era até previsto. Depois conto para vocês com mais detalhes. De todo modo, já vou adiantando algumas coisas: eu estava na região serrana de Santa Catarina, e visitei várias cidades por lá, inclusive São Joaquim, cidade conhecida pelo frio intenso (chega a nevar por lá no inverno) e pela produção de maçãs. E por falar em maçãs, visitei a Festa Nacional da Maçã nessa cidade e até gravei uma entrevista para o Jornal Nacional, que acabou indo para o ar ontem (sábado), dá para acreditar? Foi bem legal!

Bem, chega de conversa, depois vou colcoar um post aqui só contando sobre a viagem.

Agora vamos à técnica do dia, que devido ao horário mais tarde de publicação, ficará no ar até mais tarde também:


Casal dançando em pintura bauernmalerei

Além das cidades da região serrana de Santa Catarina, eu estive também em Pomerode, uma cidade de colonização alemã, que fica próxima a Blumenau, no vale do Rio Itajaiaçu. Toda cidade é decorada com pinturas em estilo alemão, com a pintura Bauernmalerei, por isso acabei optando por colocar no post de hoje essa técnica.

Embora na pintura bauern os motivos florais sejam mais comuns, cenas do cotidiano do povo também são frequentemente retratadas, entre elas pessoas trabalhando no campo ou dançando, como no modelo acima.

Não vou me estender nas explicações da técnica, afinal já falei bastante sobre o Bauernmalerei em outras técnicas, mas já adianto para vocês, voltei de minha viagem com muita vontade de pintar bauern e cheia de ideias para novos projetos, por isso continuem me acompanhando, ok?

Um beijo e até amanhã, agora já em São Paulo…

SCRAPBOOK PARA O DIA DAS MÃES – 115

Olá a todos!
Mais uma idéia para o Dia das Mães, que já está chegando… Quem gosta de fazer scrapbook pode presentear sua mãe com um quadro bacana, feito com uma página em homenagem a ela:


Página Mães e Filhas

Eu já comentei aqui com vocês que o estilo das minhas páginas é mais simples, eu não gosto de usar muitos elementos, mas gosta de valorizar as fotos e brincar com as cores, por isso escolhi uma foto em que estou com minha mãe e minha filha e estamos usando roupas bem coloridas. Ah, só um comentário, essa foto foi tirada há 10 anos atrás, Ana, minha filha, está agora com 20 anos! E eu estava de cabelo curto, franjinha e na cor natural, castanho…

Escolhi uma das minhas serigrafias para a decoração da página, a “Árvore da Vida”. A partir da escolha da gravura, escolhi duas páginas para fazer a base do scrap e a moldura da foto, um papel branco com quadriculado colorido e um papel verde de bolinhas, que são estampas neutras e coloridas, mas que não “brigam” com a gravura principal.

Colei a foto em um retângulo do papel de boilinhas cortado um pouco maior, e nesse mesmo papel eu cortei a base ondulada da página. Depois colei a gravura e fiz a aplicação das figuras repetidas com fita dupla-face de espuma (fita-banana), formando o 3D. Decorei com botões, fitas e retalhos de tecido, além de figuras recortadas da mesma gravura. Para completar imprimi o título da página em um papel canson mais grosso. Pronto!

Viram como é fácil? Depois é só colocar em uma moldura e presentear sua mãe…Ou guardar para você mesma!

Ah, e essa gravura de árvore e outras serigrafias exclusivas do meu ateliê estão na LOJA do meu site, veja link no início da página ao lado.


Serigrafia “Árvore da Vida”

Bom sábado! E até amanhã!


MAIS MINIATURAS – 113

Oi, pessoal…

Eu continuo por aqui, e vocês? Não deixem de deixar seus comentários, eu vou responder a todos quando voltar, viu? Semana que vem vou colocar minha vida em dia…

Bem, no post de hoje vou mostrar mais algumas sugestões de miniaturas:


Miniatura com sofá

Nesse quadrinho eu trabalhei com um estilo mais moderno na decoração, por isso a moldura-caixa foi pintada com tinta acrílica decorativa branca. O mini-sofá foi feito em duas partes: primeiro eu montei a estrutura em papelão paraná e deposi forrei com uma napa de cor branca. O acabamento foi feito com um cordãozinho azul de borracha e os pés são 4 contas plásticas.

O tapete é um retalhinho de pelúcia rosa. Os quadrinhos foram feitos com palitos de fósforo pintados com tintas acrílicas brilhantes também. Aí eu colei um pedaço de acetato incolor e depois colei uns adesivos tipo “stickers”. O móbile foi feito com contas e peças de bijuterias espetadas em um alfinete de bijuteria e montados em um pedacinho de massa epóxi posteriormente colado na parte de cima da moldura. E, por fim, colei um botão no teto da moldura para imitar o lustre.


Quarto moderninho

No quadrinho acima eu usei a tinta acrílica decorativa brilhante azul celeste na pintura da moldura tipo caixa. O fundo da caixa foi decorado com adesivo estampado, mas você pode utilizar outros materiais como papel ou tecido.

Os mini-móveis também foram pintados com a tinta brilhante, só que nas cores laranja e verde. O espelho foi feito com um pedacinho de espelho decorado com massa epóxi e depois pintado com a mesma tinta brilhante. Os quadrinhos foram feitos com pedacinhos de eva e papel cortados em furadores de papel. O móbile foi feito como explicado na outra miniatura, e os frascos de perfune são contas e miçangas de bijuterias.

Gostaram? Eu adoro fazer miniaturas… E se você também gosta, veja meu DVD e as revistas que eu ofereço na LOJA do meu site www.cristinabottallo.com.br

Um abraço… e até amanhã!