Bom dia!
Eu gosto tanto de baús… Tenho dois, um em minha casa e outro no ateliê. No de casa eu guardo objetos de valor sentimental para mim: cartas antigas, fotos, bilhetinhos dos meninos pequenos, alguns objetos epeciais como um livro de historinhas infantis que eu adorava (ainda gosto!) e umas latas de biscoito Aymoré que eram do sítio do meu avô… Coisas assim, que para os outros podem parecer só quinquilharias, mas que são nosso pequeno tesouro.
E no do ateliê guardo minhas publicações antigas, matérias que saíram em jornais e revistas, catálogos, fotos dos eventos que já participei, e algumas das minhas primerias peças pintadas – duas caixinhas de madeira e uma echarpe de seda. Qualquer hora dessas mostro essas coisinhas para vocês…
Bem, tudo isso para dizer que a peça de hoje é um baú, que está na casa do meu pai:
Para fazer essa técnica em um baú de madeira, proceda da seguinte maneira:
– Antes de começar a pintura, escolha o papel que você irá aplicar no baú e rasgue-o em pedaços com as mãos. Eu escolhi um papel de embrulho com estampa de embarcações antigas.
– Depois de rasgar os pedaços de papel, queime-os pelas bordas em uma chama de vela. Retire as cinzas em excesso e reserve os papéis.
– Aplique uma boa camada de gesso acrílico no baú (trabalhe por partes porque a peça é muito grande) e espalhe-o com uma espátula larga, fazendo movimentos cruzados, criando uma certa textura sobre a peça.
– Em seguida e antes que o gesso seque e utilizando um pente para pintura, faça semi-círculos em várias direções.
– Ainda com o gesso úmido, aplique os recortes de papel já preparados, fixando-os diretamnete no gesso. Aperte os recortes sobre o gesso cuidadosamente com uma espátula limpa e deixe secar bem, por 24 horas pelo menos.
– Aplique três demãos de Goma Laca Incolor (é um tipo de verniz a base de álcool) sobre os recortes, intercalando secagem entre cada demão.
– Pegue uma parte de Gel médium para Matizar e misture com duas partes de Médium Envelhecedor na cor mogno. Aplique essa mistura sobre o fundo da peça, evitando passar nas figuras coladas. Retire o excesso imediatamente com um pano seco. Caso os recortes fiquem manchados com o envelhecedor passe imediatamente um paninho úmido para retirar a mancha. Aguarde secagem de um dia para outro.
– Após secagem completa, pegue uma lixa 220 e passe em todoa aplicação de gesso. O efeito final será de um acabamento “desgastado” com o tempo. Retire o pó e passe um paninho seco e limpo.
– Pinte o pé do baú e os cantos da tampa com a tinta acrílica fosca na cor terra de siena queimada, aplicando de duas a três demãos, intercalando secagem.
Essa mesma técnica pode ser feita em várias peças e com diferentes figuras. Veja o modelo abaixo:
Gostaram? Espero que sim, e se você quer saber mais obre pintura em madeira, visite meu site www.cristinabottallo.com.br
Um abraço e até amanhã…
Obrigada, Cristiane! Beijão…