Bom dia!
Pois é, gente, fiquei falando (e escrevendo) sobre o tempo e me atrapalhei com ele…
A técnica do dia vai ficar para mais tarde, agora tenho que sair para fazer um trabalho, depois conto para vocês…
Até mais!
Cristina
Bom dia!
Pois é, gente, fiquei falando (e escrevendo) sobre o tempo e me atrapalhei com ele…
A técnica do dia vai ficar para mais tarde, agora tenho que sair para fazer um trabalho, depois conto para vocês…
Até mais!
Cristina
Oi, gente, faz tempo que eu não converso com vocês fora dos posts, não é mesmo?
… mas essa semana tanta gente comentou sobre a quantidade de coisas que faço que resolvi falar disso um pouquinho… Me perdoem se eu estiver sendo chata e fugindo do assunto que interessa aqui, que são os trabalhos e técnicas, e também acho super chato gente que fica falando de si mesmo, por isso se parecer algo assim, me perdoem, não foi essa a intenção.
Bem, eu tenho na minha rotina três coisas das quais não abro mão, pelo meu bem estar físico e mental: a corrida, a prática de yôga e minha terapia. É quase profilático – se eu não fizer essas coisas, fico doente. Simples assim. Então no lugar de tomar remédios, acordo às 5h da manhã para me exercitar todos os dias, chego em casa dois dias por semana um pouquinho mais tarde para fazer meu yôga e reservo duas horinhas por semana para sair e ir à terapia.
No mais, trabalho e cuido da casa (como todas as mulheres) e filhos. Meus filhos já estão grandinhos, então o trabalho já não é tanto, mas já passei por períodos na minha vida em que eu ficava uma ou duas noites por semana sem dormir, quando eles eram pequenos e eu só tinhas as madrugadas para trabalhar sossegada. Não faço mais isso, durmo 6 horas por dia. Não é muito, mas também não é tão pouco assim. Eu me adaptei. Ficar sem dormir é péssimo, tenho certeza que parte das minhas ruguinhas e cabelos brancos de hoje são fruto dos abusos daquela época (mas agora eu compenso com minha prática esportiva e de yôga). E quando estou muito cansada, arranjo um tempinho aos sábados e domingos para dar uma dormidinha “de recuperação” a tarde ou de preferência no finalzinho da manhã, depois da corrida e do café. Funciona!
Não perco muito tempo com a casa. Desse lado “dona de casa perfeita” eu abri mão há tempos… Tenho uma empregada e deixo ela fazer as coisas do se jeito, não fico muito em cima porque isso toma tempo, e é justamente meu tempo que eu quero preservar pagando alguém para trabalhar para mim. Minha casa é arrumada e limpa, já está ótimo… Ficar pensando que eu faria mehor é bobagem, eu perfiro trabalhar no meu ateliê…
Faço compras no supermercado pela internet. Pode ser um poquinho mais caro porque eles combram a entrega e os supermercados que entregam não são os mais barateiros, mas a gente compensa comprando menos bobagens: o site é meio lento, você tem que procurar as coisas e isso é chato, então acabo comprando só o que está na lista. É um jeito de economizar também. Aliás, eu uso e abuso das entregas: quitanda, ração dos cachorros, padaria. Pelo menos essa vantagem uma cidade como São Paulo nos oferece, tudo o que você imaginar pode ser entregue em sua casa, e quase sempre sem custos, então o negócio é aproveitar.
Todos os trabalhos que vocês vêem aqui foram feitos por mim, é claro, mas não todos de uma só vez. Muitas das peças são do ano passado ou do anterior, eu apenas fotografei e escrevi os textos agora. Muitas outras que fiz esse ano ainda estão na minha lista de peças por apresentar também, afinal em alguns dias eu não consigo trabalhar exatamente com isso, então eu não produzo coisas novas o tempo todo.
Eu funciono muito por fases, por períodos. Há um tempo para as ideias virem e amadurecerem e outro para elas se realizarem. Muitas vezes o tempo de pouca produção e mais “elaboração” é muito aflitivo, parece que não estamos fazendo nada, mas esse tempo é fundamental – sem passar por ele, não haverá o tempo de produzir, então eu aprendi a aceitar esses ciclos e respeitá-los, sempre buscando controlar a ansiedade. Nem sempre eu consigo, mas como eu corro, faço yôga e terapia, acabo conseguindo um pouquinho melhor.
E quando eu preciso de ajuda, eu peço. Isso é outra coisa que eu aprendi ao longo dos anos, delegar também é um talento. Se você quiser fazer tudo sozinha, não conseguirá fazer nada direito. Então quando sei que não vou dar conta, peço ajuda, pago alguém para preparar os fundos das peças para mim, contrato alguém para me ajudar com as encomendas, ou, como aconteceu recentemente, chamo alguém para me ajudar como o que for preciso, como na arrumação do ateliê. Também acho que nesse caso vale o investimento, mesmo que seja para empatar dinheiro, eu prefiro viabilizar meu trabalho do que ficar parada porque, afinal, não compensa.
Ah, sem falar na diversão: um cineminha por semana; assistir a uma série na TV (que eu adoro!) para relaxar a noite, depois da janta; passear no parque quando o dia está lindo no final de semana; ler um pouquinho todo dia (é importante para exercitarmos a imaginação e a criatividade); sair com os amigos sempre que possível, para variar a conversa e dar um pouco de risada. O descanso e o lazer são fundamentais, nos dão energia para todo o resto.
Aí as coisas vão acontecendo. No ritmo delas. E depois é só ficar satisfeitas com o que temos. É como uma frase que li sobre corrida outro dia, que era mais ou menos assim: “a gente tem que correr com o corpo que tem”. Perfeito! De nada adianta ficar imaginando como seria se fosse diferente. É assim, então que seja o melhor possível desse jeito!
Falei demais! Até amanhã…
Olá, pessoal!
Hoje é um dia muito especial, o dia do post de número 90! São três meses de postagens todo os dias, e digo a vocês: estou adorando! Tenho que agradecer a todos que estão aí, do outro lado, pelo estímulo e pela motivação, por que sabendo que vocês irão entrar no blog e procurar minha “novidade do dia”, eu me animo a fazer cada vez mais coisas…
E eu separei para esse dia um trabalho realmente especial, minhas miniaturas com bordado em Ponto Cruz. Acho que eu já comentei aqui em alguma ocasião, meu primeiro ateliê era focado em bordado, especialmente em Ponto Cruz (poucas pessoas sabem ou se lembram disso…). Depois acabei indo trabalhar com as fábricas de tintas e a pintura acabou se tornando meu trabalho mais conhecido. Mas há 20 anos atrás, quando eu comecei, foi bordando…
E essas miniaturas eu fiz em pouquíssimas ocasiões, apenas uma vez eu publiquei um trabalho como esse numa revista Manequim, da editora Abril, acho que há 15 anos atrás. Eu me inspirei em uma matéria que vi numa revista italiana de bordados, e já fiz essas miniaturas com temas de cozinha, quarto, sala e até de Natal… Pretendo colocar muitas outras dessa série aqui, e aí vai apenas a primeira:

Miniatura com Ponto Cruz “Sala de Leitura”
Bem, esse trabalho mistura o bordado com as mais variadas técnicas de confecção de miniaturas. O primeiro passo e calcular a medida da moldura tipo caixa que será utilizada para a montagem e o tamanho da trama do tecido para bordado, no caso o etamine. Eu utilizei o tamanho padrão.
O bordado reproduz uma cena de casa, pode ser um detalhe da cozinha, do quarto ou de uma sala, como é o caso desse modelo. Com o bordado eu fiz a janela, a estampa do papel de parede, a poltrona, o quadro na parede, os vasoso sobre as mesas e a estante com a boneca, o vaso e o chapéu.
Se você não tiver o esquema do bordado da miniatura, poderá fazê-lo com um papel quadriculado, marcando cada ponto, basta reunir desenhos de mesas, janelas, poltronas, objetos… As revistas de bordado costumam trazer esses esquemas…
Ao calcular o desenho, não se esqueça de incluir os pontos das lateriais da moldura tipo caixa.
Faça o bordado com 3 fios da linha mouliné (utilizando o etamine de tamanho regular).
Terminado o bordado, é hora de fazer a montagem na caixa. Eu recomendo que você pinte o fundo dessa caixa com base acrílica para artesanato e não monte diretamente na madeira ou MDF, que são mais escuros. Ah, e a pintura da moldura pode ser feita com qualquer técnica de pintura que você goste, como uma pátina ou esse decapê colorido da peça da foto.
Após a pintura e com a moldura seca, aplique cola permanente no fundo e nas lateriais da caixa. Deixe secar por 20 minutos até ficar mordente. Fxe o tecido sobre essa cola. Como ela é “permanente”, ou seja, não seca e fica sempre adesiva, você poderá reposicionar o tecido se necessário.
As minituras foram feitas com materiais diversos: madeira, peças de montagem de bijuterias de metal, fotocópias reduzidas de capas de revista, linhas, retalhos d erenda e tecidos, florzinhas secas, fitinhas, cesta de palha em minitura, pecinhas de porcelana e resina, também em miniatura. Na hora de montar a cena, procure reunir os materiais que você puder e crie seu próprio cenário.
A colagem deve ser feita com colas adequadas. Os tecidos, papéis e peças de madeira eu prefiro colcar com cola branca, que não mancha e fixa muito bem esses materiais mais porosos. As pecinhas de metal, resina e porcelana podem ser coladas com cola de contato, dessas que vêm em bisnagas com dois componentes para misturar na hora e colar.
Vá colando as peças aos poucos, sempre deixando o quadrinho na porsição horizontal em relação à lateral que está recebendo as colagens. Por exemplo, ao colar as peças na lateral da moldura, em uma das “paredes” do cenário, deixe a moolidura apoiada nessa posição. Aguarde a secagem completa de cada lateral para prosseguir em outra.
Alguns dos objetos são peças de montagem de bijuterias, como o telefone e a bolsa que está no chão. Outros você poderá fazer com materiais bem diversos: os novelos de lã eu fiz com linhas e alfinetes; o lápis com um palito de dentes; a mini-revista com uma fotocópia reduzida; o lustre com peças de bijuterias e um pérola… Para fazer o puff, monte a estrutura com papelão e forre-a com tecido e renda. Coloque um pedacinho de espuma fina ou manta acrílica para deixá-lo com aparência de estofado.
As mesinhas (a central e a que fica em uma das laterais) foram feitas com retalhos de uma barrinha de moldura, dessas de fazer quadrinhos, mas também é possível encontrar mini-móveis prontos em lojas de artesanato. Aí é só fazer o acabamento de sua preferência e colar as peças no quadrinho.
Bem, esse trabalho é muito especial, espero que vocês gostem. Para quem se interessa por miniaturas, lembro que tenho um DVD e uma revista com sugestões dessa técnica, que não incluem esse trabalho em Ponto Cruz, mas trazem outras sugestões. Vocês poderão encontrar esse material na loja do meu site, que é o www.cristinabottallo.com.br
Olá, amigas (os)…
Gosto das terças-feiras, são dias longos para mim, em geral não marco compromissos para esse dia, e hoje pretendo ficar no ateliê até escurecer, trabalhando e pintando muito… Nossa, como é bom voltar a ter uma rotina de trabalho, vocês não imaginam como fico feliz com isso!
P.S.: A chuva voltou a castigar São Paulo – ontem entrou água pelo telhado do meu novo ateliê de serigrafia (dá para acreditar?) e até na sala da minha aula de yôga, durante a aula!
Juro, foi bizarro, estávamos fazendo nossa prática quando começou a cair literalmente uma cachoeira dentro da sala de aula. Tivemos que mudar para outro espaço e acabamos terminando a aula com aquele barulhinho de chuva, já mais fraca…Que coisa!
Bem, e por falar em rotina de trabalho, estou fazendo um projeto com as tintas Decorfix 150, própria para porcelanas, vidros e cermica, e estou aproveitando para fazer técnicas com esse material para o blog. Para hoje preparei duas sugestões muito fáceis para vocês decorarem suas xícaras de café:

Xícara com florzinhas e corações
Essa tinta é mesmo um achado! E como é muito fácil aplicá-las, vou sugerir duas estampas bem diferentes.
A primeira, da foto acima, é feita com o faça-bolinhas da marca Pinctore Tigre. Não sei se vocês conhecem esse acessório, eu adoro. É uma “estrela” de plástico com 6 pontas, cada uma delas faz uma bolinha de tamanho diferente. Com esse faça bolinhas você poderá fazer as florzinhas (uma bolinha no centro e cinco em volta); os corações (com três bolinhas, duas em cima e uma em baixo, emendandas) e as folhas, com uma bolinha “puxada” como uma vírgula. O friso na lateral do pires e no cabo da xícara deve ser feit com um pincel de pêlos macios e a tinta verde. Utilize as tintas Decorfix 150 de acabamento brilhante.
DICAS PARA PINTURA DE PORCELANA:
– Limpe muito bem as peças antes da pintura, lavando com água e detergente depois com álcool para retirar qualquer resíduo de gordura das mãos.
– Misture muito bem as tintas com um palito para que os pigemtnos que ficam depositados no fundo do frasco misturem-se com a resina, que fica na superfície.
– Ao utilizar o faça bolinhas, pegue mais tinta a cada nova bolinha.
– Quando for trabalhar com pincéis, pingue uma gota de Médium Retardador, que é um produto da mesma linha Decorfix 150, e que faze com que a tinta demore mais para secar, facilitando sua aplicação na peça.
– Após a pintura, aguarde pelo menos 24 horas antes de levar a peça para queima no forno.
– As tintas Decorfix 150 precisam ser fixadas em forno comum (a gás ou elétrico), na temperatura de 150 graus por 35 minutos.
Na peça acima forma utilizadas folhas naturais e as tintas da mesma linha Decorfix 150 nas cores verde, amarelo ocre e cerâmica. Escolha folhas bem desenhadas e com várias nervuras. Passe a tinta no verso das folhas com um rolinho de espuma e “carimbe” as folhas na peça. Faça uma de cada vez, aguardando alguns minutos de secagem para fazer as sobreposições.
Ambas as técnicas são fáceis e muito decorativas, e é importante que você siga as orientações que dei acima para que o resultado do trabalho fique o esperado.
Se vocês gostaram dessa técnoca, visitem meu site e vejam outras idéias. O site é o www.cristinabottallo.com.br
Um abraço e até amanhã…
Bom dia!
Hoje eu vou sugerir uma técnica bem “segunda-feira”, leve e fácil, para a semana começar bem:
Mais fácil que essa caixinha não pode haver! E aproveitando que já comentei com vocês sobre a tinta acrílica brilhante (vocês se lembram do post do Gato?), utilizei essa mesma tinta na caixinha acima, a Decorfix Brilhante e Metálica.
Para fazê-la também utilizei carimbos de borracha com desenhos de borboletas e espirais – hoje em dia é muito fácil achar esses carimbos em lojas de artesanato.
Primeiro pinte a caixinha com a cor de tinta Decorfix brilhante que desejar, eu escolhi a cor preto. Aplique três de mãos de tinta, intercalando secagem.
Depois estampe as figuras, também com as cores desejadas. Eu usei branco brilhante e ouro metálico. Para cada aplicação e necessário pegar mais tinta no carimbo. O melhor jeito de “entintar” os carimbos é passar a tinta no carimbo com um pincel ou rolinho de espuma, para que não fique excesso. Faça todas as estampas e aguarde secagem.
Depois faça espirais com a Tinta Relevo Lumix, que é uma tinta Relevo que brilha no escuro, da marca Corifx. Na foto vocês podem ver as espirais com a tinta, de especto transparente e levemente amarelado. Complete com bolinhas feitas com a cor ouro.
Essa tinta LUMIX brilha no escuro, ou seja, a noite, com as luzes apagadas, você verá as espirais (ou qualquer ouro detalhe que você faça com esse produto) brilhar em um tom amarelado fluorescente. Viram? Simples e diferente, bom para quem dá aulas para crianças e jovens.
Espero que vocês aporveitem a sugestão, em breve irei colocar uma passo-a-passo com esse produto Lumix em meu site, na página ATELIER – PASSO-A-PASSO.
O endereço é www.cristinabottallo.com.br
Bom dia e boa semana!
Cristina
Oi, pessoal…
Faz tempo que não converso com vocês, não é mesmo? Tive uma semana muito corrida – depois da minha semana doente, o trabalho acabou ficando acumulado e ainda tive que correr atrás de várias coisinhas da reforma do ateliê. Está cada vez mais arrumado agora, mas ainda falta colocar o ateliê de serigrafia para funcionar.
Não vejo a hora de vê-lo pronto, decorado, com as pinturas que imagino para ele, com a loja montada e meus produtos expostos, mas estou pensando daquele jeito: “o melhor da festa é esperar por ela”… Vou curtir cada dia vivido para fazer essas coisas acontecerem.
Também estou trabalhando em muitas peças novas para colcoar aqui no blog, retomei técnicas antigas, tenho pintado diariamente… Isso é muito bom, nada com nos sentirmos pordutivos, não é mesmo?
Bem, por falar em produtividade, aí vai a técnica do dia:
Esse trabalho é muito bacana e serve para guardarmos de uma forma diferente e divertida nossas fotos preferidas das paisagens e lugares por que passamos. É um quadrinho montado com alguns elementos de miniaturas e referências dos locais.
Para fazê-lo você irá precisar de uma moldura de madeira ou MDF, uma foto ampliada (em fotocopiadoras) na medida da moldura e alguns elementos para complementar o trabalho, que poderão, inclusive, ser trazidos do próprio locala fotografado.
No modelo acima eu utilizei uma foto que fiz em uma viagem à Paraty – RJ, e também casinhas de cerâmica em miniatura que comprei em uma feira de artesanato no local. O bacana é que com esse quadrinho temos a possibilidade de expormos as fotos de uma forma muiot criativa e ao mesmo tempo decorativa. Imagine uma parede com vários quadrinhos feitos da mesma maneira, com fotos de locais diferentes…
Veja como fazer (o modelo com as casinhas):
Materiais:
– Moldura de MDF para miniaturas com cerca de 18×25 cm e espaço para encaixe de vidro (com o vidro)
– Lixa para madeira n.220 e n.120
– Tinta Decorfix Fosca nas cores: verde lima, azul inverno e cerâmica clara
– Cera em Pasta Incolor Corfix
– Fotocópia colorida de foto de paisagem na medida interna da moldura
– Cola Gel para decoupagem Corfix
– Tinta Relevo Incolor Corfix
– Pincéis chatos de pêlos macios e sintético
– Espátula plástica
– Cola branca
– Areia peneirada
– Casinhas de cerâmica em miniatura
– Pano para limpeza
– Lápis
– Tesoura
Modo de fazer:
– Lixe bem a moldura de MDF com a lixa n.220 e retire o pó.
– Aplique duas a três demãos da tinta acrílica fosca na core verde lima, intercalando secagem, em toda moldura, por dentro e por fora.
– Aplique uma camada fina de cera em pasta incolor na parte externa da moldura e aguarde uns 10 minutos.
– Aplique a tinta acrílica fosca na cor azul inverno ligeiramente diluída com água. Deixe secar bem.
– Aplique mais uma camada fina de cera sobre a parte pintada com azul. Aguarde 5 minutos.
– Aplique a tinta acrílica fosca cerâmica clara e aguarde secar completamente.
– Lixe a pintura de forma grosseira com a lixa n.120. Limpe e retire o pó.
– Com a régua e o lápis meça e marque a fotocópia na medida interna da moldura, acrescentando na medida do comprimento a soma das laterais da moldura. Recorte.
– Aplique cola gel na parte interna da moldura e fixe a fotocópia. Aguarde secagem.
– Misture em um recipiente cola branca e areia peneirada até obter uma mistura grossa.
– Aplique essa mistura na parte interna da moldura, no que seria o chão da figura. Utilize a espátula plástica.
– Em seguida jogue areia seca sobre a areia misturada com a cola e dê leves batidinhas com os dedos. Aguarde secagem completa e retire o excesso de areia depois de bem seco.
– Aplique a tinta relevo incolor em alguns detalhes da fotocópia com nuvens e reflexos da água. Deixe secar na posição horizontal por cerca de 4 horas.
– Cole as casinhas de cerâmica no “chão” do quadrinho utilizando a cola branca.
Vejam acima outra sugestão. Tire um foto bem bonita de sua praia preferida e guarde algumas conchinhas retiradas no local. Depois é só fazer a montagem como explicado acima. Legal né?
Bem, por hoje é isso… Visitem meu site www.cristinabottallo.com.br e até amanhã!