CAIXINHA COM PÁTINA COLORIDA – 42

Bom dia!

Ah, como eu gosto de começar o dia correndo e vendo o sol nascer… A luz vai aumentando aos poucos e as cores do dia vão surgindo, se transformando… Hoje eu comecei meu dia assim, correndo no Parque Ibirapuera, bem cedinho… Adoro a paisagem de lá – qualquer hora dessas tiro umas fotos das minhas imagens preferidas do parque e coloco aqui. Hoje foi como a letra de uma música do Coldplay que eu adoro, “It’s such a perfect day…”

Bem, aí vai mais uma sugestão de artesanato em caixas, para quem é apaixonado por caixinhas assim como eu… (mas também pudera, elas são práticas, fáceis de fazer o acabamento e sobretudo úteis – a gente sempre tem um monte de coisinhas para guardar!


Pátina multicor

Coloquei a foto acima também, é a mesma técnica, só mudam as peças. E os lindões nas fotos são meus queridos filhos Rafael e Lucas (se bem que eles já estão mais vehos e bem diferentes, sobretudo o Lucas…). Vou colocar o passo-a-passo da técnica em meu site em breve.


Caixinha com pátina multicor

Para fazer essa pátina, você vai precisar de tintas acrílicas decorativas de acabamento fosco em várias cores, como: amarelo ouro, azul celeste, verde folha, laranja, violeta cobalto, laca rosa e vermelho fogo, além da cor branco, que é fundamental.

Também irá precisar de cera vela (comum), lixa para madeira n.150 e paninho para limpeza.

Comece limpando bem a peça de MDF. Em geral as peças de MDF não precisam ser lixadas nem precisam de base acrílica, mas se você optar por uma peça de madeira, aí sim será necessário lixar e aplicar a base.

Inicie a pintura pincelando, com um pincel chato e largo de filamentos sintéticos as cores de tinta acrílica alternadamente, da cor mais clara (amarelo) para a mais escura (violeta), sempre pincelando na mesma direção e sem cobrir titalmente o fundo abaixo com a cor que está sendo aplicada. Lave bem o pincel sempre que trocar de cor.

Deixe secar completamente por duas horas. Em seguida, passe uma vela (comum) em toda a caixa, acompanhando o sentido das pinceladas. Passe com força, de maneira que a peça fique com uma certa “cobertura” de parafina, mas sem excessos, caso contrário a tinta branca não irá fixar-se na peça.

Aplique a tinta acrílica branca sobre a aplicação da vela, também seguindo o mesmo sentido da pintura. Se em algumas partes a tinta não pegar completamente, não há problemas, não repasse a tinta. Deixe secar bem por pelo menos duas horas.

Lixe a peça com a lixa 150, também acompanhando o sentido das pinceladas, até que se vejam todas as cores que foram aplicadas na peça:


Detalhe da pintura

Limpe a peça com uma flanela e aproveite para lustrar a peça (a parafina dá um acabamento semelhante ao da cera).

Para decorar a tampa eu fiz uma fotocópia em preto e branco de uma gravura com um desenho de coração, colei na tampa com cola branca e depois pintei algumas partes com as mesmas tintas acrílicas decorativas.

Você pode fazer essa pátina em pequenos móveis, sobretudo se a peça de madeira ou MDF não estiver bem conservada, porque essa pintura disfarça todos os defeitinhos.

Espero que vocês aproveitem a sugestão…

Até amanhã, e não deixem de visitar meu site www.cristinabottallo.com.br e ver outras ideias de pintura em madeira,

Cristina


10 comentários em “CAIXINHA COM PÁTINA COLORIDA – 42”

  1. Juliana, que bom que vc gostou…
    O problema do papel de scrap é o tamanho da folha, porque o ideal é encapar com um papel inteiro, que tenha a medida suficiente para capa, contra-capa e lombada (lateral) do caderno. Qualquer papel maior e com uma gramatura legal (mais grossinho) pode dar certo. Se vc quiser mesmo usar papel de scrap terá que fazer uma emenda.

    1. Olá, Shirlei. Essa técnica não pode ser feita em lona, não, nem é possível fazer uma adaptação, vc teria que pensar em alguma técnica de pintura mesmo. Abraços!

  2. Olá Cristina,

    queria usar essa técnica para imitar a pátina dos moveis de demolição. Tenho uma mesa antiga que queria reformar… lixei toda ela e pretendo fazer essa sua técnica com branco e azul. Devo/posso passar uma verniz depois para proteger a mesa e as cadeiras ?

    Obrigado

    Abraços

    1. Hadien, eu uso cera incolor no lugar de verniz, acho que fica muito melhor… Mas cuidado com o tipo de tinta e cera, algumas podem manchar. As tintas acrílicas foscas são as melhores. Bom trabalho!

  3. boa tarde! em primeiro lugar,agradeço vc pela dica muito obrigada.amei seu trabalho,faço artesanato e tenho umas prateleiras de mdf,e preciso pinta_las e nao sabia como agora ja sei ,que DEUS TE ABENÇOE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.