Editorial de Março, falando um pouco sobre mulheres e artesanato…

Olá!

Aí vai o editorial que escrevi esse mês para o Clube de Artesanato.

Mulheres e sua força de trabalho

Nesse último sábado, dia 08 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, como vocês bem sabem. E naturalmente também imagino que concordam que todo dia deve ser um dia de homenagens às mulheres.

Afinal, sem elas, ou melhor, sem nós, mães, irmãs, filhas, trabalhadoras, realmente o mundo seria inimaginável.
Mas o Dia Internacional das Mulheres é na verdade um dia que marca a luta de todas as mulheres por melhores condições de vida, por direitos iguais aos homens no trabalho e contra a violência com que muitas vezes são obrigadas a conviver. Não é uma realidade fácil nem agradável, mas é fato, as mulheres ainda vivem em condições menos favoráveis que os homens, e em alguns lugares do mundo essa situação é ainda pior.

Muitas conquistas foram realizadas nos últimos tempos, mas as mulheres ainda merecem – e lutam – por mais espaço, reconhecimento e respeito. A jornada dupla de trabalho, por exemplo é uma realidade. Ainda é muito mais comum que a mulher, mesmo trabalhando fora as mesmas horas que o homem, seja a principal responsável pela casa, pelas tarefas domésticas e pelos cuidados com os filhos.

A opção por trabalhar em casa com uma atividade como o artesanato, que a mulher possa realizar ao mesmo tempo em que cuida da casa e dos filhos, é, portanto, uma possibilidade viável e muito interessante. E real: conversando com mulheres responsáveis pela casa e que gostam de artesanato é quase certo que boa parte delas vá dizer que buscou uma atividade que pudesse realizar dessa maneira.

Claro que o artesanato não deve ser visto apenas como atividade paralela. E nem a mulher que cuida da casa ou dos filhos ou ambos deve ser vista como alguém sem uma ocupação definida: cuidar de uma casa é um trabalho enorme e que merece todo respeito e reconhecimento, e cuidar dos filhos ainda mais.
O artesanato é uma atividade séria, produtiva, que movimenta bilhões no mundo inteiro e na maioria das vezes é realizado por mulheres: mulheres são muito dedicadas a tarefas que exigem atenção, são mais pacientes e estão acostumadas a realizar tarefas que exijam habilidades manuais.

Mulheres e artesanato, portanto, são uma combinação muito positiva, e nós, do Clube de Artesanato, certamente concordamos com isso e somos muito gratas a todas vocês, mulheres: artesãs, mães, filhas, irmãs, tias, profissionais, donas de casa…
Vocês merecem não apenas um, mas vários dias de homenagens todos os meses do ano. Parabéns a todas as mulheres, sempre!

Cristina Bottallo
Curadoria do site do Clube de Artesanato


3 comentários em “Editorial de Março, falando um pouco sobre mulheres e artesanato…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.