POLICROMIA EM CERÂMICA IMITANDO METAL – 64

Oi, pessoal…
O dia amanheceu meio nublado por aqui hoje, está um misto de friozinho com sol atrás de nuvens e cara de chuva…muito estranho!

Bem, vamos ao trabalho. Por falar nisso, segunda-feira espero fazer a técnica do post da terça em meu novo ateliê. Êeeeeee!


Policromia em cerâmica

As técnicas de policromia são aquelas em que utilizamos diversos tipos de tintas e produtos para pintura ou a aplicação de várias cores de tinta com efeitos especias com o objetivo de criarmos um acabamento difernciado para as peças, imitando acabamentos naturais, como os mármores, granitos, feroos oxidados e muitos outros.

A técnica do dia é um desses efeitos, próprio para peças de cerâmica ou gesso, já que trabalhos assim ficam mais interesantes em peças que têm relevos. O preparo das peças deve ser feito com a aplicação de base acrílica para artesanato, duas demãos, intercalando secagem. Para a pintura, siga o procedimento abaixo:

– Pegue tinta acrílica decorativa de acabamento fosco (Decorfix Fosca) nas cores laranja, terra de siena queimada e amarelo ocre e aplique na peça já preparada com a base acrílica, esponjando cada cor na peça, utilizando 3 pedaços de esponja fina, um para cada cor.

– Não há necessidade de intercalar secagem, você deve aplicar as cores em seguida, sobrepondo-as, e deixando que a cor laranja predomine. Aguarde secagem após a aplicação completa das 3 cores.

– Aplique uma demão fina de cera em pasta incolor em toda peça. Aguarde secagem e luistre com uma flanela. A função da cera é dar uma leve impermeabilizada na peça antes da aplicação do envelhecedor.

– Aplique uma demão de Médium Envelhecedor me toda peça, pode ser na cor betume ou dark chocolate, que é um tom mais escuro, e em seguida retire o excesso com um paninho. Aguarde secagem. Lustre a peça novamente com uma flanela após a secagem do envelhecedor.

– Complete aplicando levemente, com as pontas dos dedos, a cera em pasta metálica (Goldfix), na cor ouro pálido, em todo o revelvo da peça. Aplique bem pouco, apenas pra realçar os detalhes dos relevos.


Vaso com policromia

Você pode variar as cores aplicadas e repetir a técnica, assim diferentes acabamentos serão obtidos. Para pintar esse vaso utilizei as cores de Decorfix Fosca azul celeste, vermelho fogo e terra de siena queimada e utilize o envelhecedor na cor betume também.

Aliás, falando sobre o envelhecedor, muitas pessoas comentam que têm dificuldade em encontrar esse produto e me perguntam se podem substituir pelo betume. Não há nenhum problema em utilizar o betume líquido, diluído em aguarrás ou o betume a base de água. A vantagemd o envelhecedor é que ele é encontrado em cores diferentes, é a base de água, não tem cheiro e seca bem mais rápido que o betume comum, mas pode ser usado sem problemas também.

Bem, espero que vocês tenham gostado da técnica. Visitem meu site e vejam mais passos de pintura em cerâmica.
Bom dia e até amanhã…
Cristina Bottallo
www.cristinabottallo.com.br


Um comentário em “POLICROMIA EM CERÂMICA IMITANDO METAL – 64”

  1. Eni, depois veja meu comentário sobre a manhã de sábado no próximo post…
    E que bom que vc gostou da técnica de policromia, acho que vale muito a pena conhecê-la…
    Bom dia pa vc!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.