Conversando sobre cores

Hoje vou falar um pouquinho sobre as cores as sensações que elas nos causam. Não que eu seja uma especialista no assunto, mas já li bastante coisa a respeito.
Além disso meu trabalho é todo baseado na composição de cores, então acho que posso passar algumas das minhas experiências com vocês, como sempre faço aqui em meu blog.
Para ilustrar o post, aí vão algumas das minhas serigrafias:


Serigrafia de peixes em tons de rosa e azul com moldura branca

O estudo das cores pode ser bastante técnico – se formos olhar para o lado científico e enxergar as cores exatamente como elas são, fisicamente falando, as cores não existem de fato, elas são a percepção que temos da luz. Uma definição física da cor é “sensação provocada pela ação da luz sobre o órgão da visão” (extraído do livro Da Cor à Cor Inexistente, de Israel Pedrosa).

Pois bem, se até em sua definição original a cor é percepção, imaginemos agora em termos artísticos ou estéticos. A cor é exatamente isso, sensações visuais (e por que não dizer também, emocionais). As cores são aquilo que elas nos provocam. Então uma mesma imagem pode ser percebida de maneiras muito diferentes se mudarmos as cores que a compõe. E mais que isso, uma imagem com cores também sofre interferência das outras cores que estão ao seu redor, das cores do ambiente.


Serigrafia peixes em tons de vermelho e azul com moldura preta

Nos dois modelos acima a mesma imagem foi impressa com combinações diferentes de cores. Na primeira escolhi tons mais suaves, mais pastéis e o resultado foi uma imagem mais “expandida”, com os elementos saltando para fora.

No segundo modelo trabalhei com tons mais puros e fortes, laranja, amarelo, vermelho e azul. O resultado é uma figura mais compacta, com os elementos em “tensão”. Para acentuar ainda mais essa percepção tão diferente das duas imagens, comparem o efeito da primeira gravura, emoldurada com uma moldura branca, que acentua ainda mais essa ideia de expansão, ao passo que no segundo quadro, com a moldura preta e mais estreita a figura parece até encolher, embora as duas gravuras tenham exatamente a mesma medida.

Pois é, não apenas percebemos a luz de maneiras diferentes, determinando assim cada cor, como também podemos combiná-las e ordená-las de maneiras muito particulares, acentuando ainda mais essas senações.


Primeira gravura sem moldura


Segunda gravura sem moldura

Observem que as gravuras acima, sem as molduras, também são percebidas de forma bem distinta.

Agora vamos entender um pouquinho mais esse universo das cores através de algumas definições básicas aplicadas à pintura, ou seja, vou falar aqui sobre as cores utilizadas em tintas e pigmentos, o que é diferente da cor óptica, afinal é isso que nos interessa, não é mesmo?

– Matiz: é a cor pura, primária. Essas cores são também chamadas de indecomponíveis, justamente porque não podem ser obtidas a partir de outras cores. Essas cores são o amarelo, o azul e o vermelho. também são conhecidas como cores primárias.

– Cor secundária: é a cor formada pela mistura de duas cores primárias. As secundárias são: larnaja (mistura de amarelo e vernelho), verde (mistura de azul e amarelo) e violeta (mistura de azul e vermelho).

– Cor terciária: é a cor intermediária entre uma cor secundária e qualquer uma das duas primárias que lhe dão origem. Ao observar um círculo de cores é possível ver uma variedade muito grande de cores intermediárias.

– Cores quentes: são o vermelho e o amarelo e todas as demais cores em que essas cores predominem.

– Cores frias:são o azul e o verde, bem como outras cores predominadas por eles.

Observação: Os verdes, violáceos, carmins e uma infinidade de tons poderão ser classificados como cores frias ou quentes, dependendo da porcntagem de azuis, amarelos e vermelhos em sua composição.

– Luminosidade:
é o grau de claridade de uma cor, em uma escala que vai do branco ao preto (acréscimo mínimo e máximo de brano e preto)

– Saturação: é apureza da cor. Diluir a matiz em água ou misturá-la a outro solvente ou pigemento reduz sua saturação.

Outro modelo de serigrafia de peixes, copm predominância de azuis e vermelhos


Mesmo modelo acima, com outras cores

Vocês percebem como as imagens ficam muito diferentes de acordo com a combinação das cores, das cores que estão ao seu lado? Pois é, por isso é que, ao fazer uma composição de cores, é tão importante quanto escolher as cores dos elementos (figuras), escolher as cores do fundo da pintura ou motivo.

Mas existem muitas outras definições de cores e seu papel nas composições, e vou continuar falando sobre esse tema no post de amanhã, então não deixem de acompanhá-lo, ok?

Ah, e vejam as fotos de alguns dos meus inseparáveis livros sobre o tema:


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