Painel com Pintura Barroca

Relembrando as primeiras pinturas que fiz, encontrei esse quadrinho de madeira com a técnica de pintura barroca, que fazia parte de uma parede/mostruário de técnicas que tive em meus dois primeiros ateliês.

pintura 2

Esse painel, que mede apenas 20×20 cm, ficou com um efeito bem interessante.
Como eu pintei o fundo com tintas acrílicas aplicadas com um rolinho de espuma, textura da pintura, com micro bolhas de tinta que depois de secas ficaram com um efeito de bolinhas estouradas, ao fazer o envelhecimento com o médium envelhecedor, essas bolinhas ficaram mais evidentes, dando esta textura tão particular.

pintura 3

Esse é um efeito que pode ser explorado, naturalmente.
Quando fazemos o envelhecimento em peças muito lisas, como um MDF, ele tende a não ficar tão bonito, pelo menos não na minha opinião. Isso porque a superfície lisa acaba não absorvendo o envelhecedor de maneira natural, e acaba deixando mais marcas das pinceladas do que da textura do material.

pintura 4

Quando o envelhecimento é feito em peças de madeira natural ele fica muito mais bonito. A madeira tem texturas, absorve o envelhecedor de maneira não uniforme, umas partes ficam mais claras, outras naturalmente mais escuras, e ao lixarmos a peça, os veios da madeira aparecem e o trabalho fica realmente muito bonito.

Na peça desse post toda textura obtida foi resultado do fundo aplicado com rolinho. Esse é um efeito particular que pode ser explorado, de acordo com o resultado que você quiser obter.
Vale como exemplo.

Por hoje é isso. 😀


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.