MINI-BLOQUINHOS COM COSTURA JAPONESA – 82

Bom dia, amigas (os)…

O trabalho que vou mostrar hoje é uma das técnicas que acabei “incorporando” no meu repertório de trabalhos ano passado, com meus cursos de encadernação, a encadernação japonesa:


Bloquinhos com encadernação japonesa e serigrafias

A costura japonesa é um dos métodos de encadernação mais antigos, e um dos mais indicados para encadernação de folhas soltas, ou seja, quando as páginas estão em folhas separadas e não organizadas em cadernos, dobradas e furadas juntas.

Os modelos da foto foram feitos com bloquinhos de papel reciclado picotados e colados, comprados prontos em papelarias, mas você pode montá-los apenas recortados as páginas do mesmo tamanho. A medida é 9×12 cm. As capas e contra-capas foram feitas com sobras de papel artesanal e as costuras com cordão fino de sisal. A decoração ficou por conta das serigrafias do meu ateliê.

Para fazer a furação é necessário um gabarito, que é um guia com os furos na posição correta e que servirá para que todos os furos saiam no mesmo lugar. Os furos podem ser feitos com um furador manual (desses que se usa com batedor) ou mesmo com uma furadeira elétrica ou manual.

As capas foram feitas com retalhos de papel artesanal, por isso as formas e recortes de cada papel variam de acordo com os pedãços disponíveis. Um jeito fácil de fazer as capas é recortar em papel craft a capa inteira (na medida 9×12) e colar os retalhos de papel artesanal por cima, sobrepostos.

A costura é feita manualmente e podemos utilizar vários tipos de laçadas, desde as mais simples, como a do bloquinho rosa, que tem apenas dois furos, até as mais complexas como a “pé-de-galinha”, do bloquinho bordô com coração, que é o modelo em que fazemos duas fileiras de furos. Tamb´me podemos prender pedaços de madeira ou outros elementos, como no modelo da borboleta. O nozinho que pende o cordão deve ser feito sempre na parte de trás do bloquinho.

Para fazer a coistura básica, do modelo verde ocm coração, você deverá passar o mesmo cordão três vezes por cada um dos buracos. Não importa por onde você comece, você deverá “enlaçar” o bloquinho com o caordão fazendo-o entrar e sair pelos furos.

Depois de montado o bloquinho, basta você decorá-lo como desejar. Eu já fiz com flores prensadas, com pinura e com as serigrafias do meu ateliê, como nos modelos da foto.

Esse trabalho está me meu DVd de Encadernação, em um passo-a-passo mais elaborado emq ue ensino a fazer um mini-álbum com esse tipo de costura, só que com as páginas trabalhadas e a capa forrada em tecido.


Gravação do DVD de Encadernação

E por falar em DVD, vejam uma das fotos que tirei durante a gravação… Nossa, foi um dia muito, muito quente, quando terminamos eu estava que nem sentia meus pés… Sem falar na cara de “acabada”… Foi divertido!

Bem, e se vocês quiserem saber mais sobre esse DVD e minhas serigrafias exclusivas (vejam abaixo), não deixem de visitar a loja em meu site, que é o www.cristinabottallo.com.br


Serigrafias do ateliê de Cristina Bottallo


12 comentários em “MINI-BLOQUINHOS COM COSTURA JAPONESA – 82”

  1. Cristina refiz a leitura dos seus posts….Realmente esta sua idéia está maravilhosa….Parabéns….Abraços…O seu atelie onde fica?….Vanir….

  2. Oi Cristina tudo bem?
    Sou apaixonada no seus trabalhos,eu faço scrapbook, patchwork… Gosto de misturar
    as duas coisas sabe, e voce me dá muitas dicas.Encadernação com tecidos, acho lindo.
    Voce é demais!
    Fica com Deus.
    Beijos: Iracema

    1. Olá, Tereza, é só entrar na LOJA do meu site e fazer o pedido…
      Você tem que se cadastrar no PagueSeguro (por segurança) e escolher a forma de pagamento e pedido. O valor mínimo é de R$ 35,00.
      Abraços e bom feriado.

    1. Oi, Fernando, eu não tenho esse guia para venda, e infelizmente não tenho como fazê-lo. Mas vc mesmo pode fazer o seu.
      Abraços.

  3. Olá Cristina!
    Gostei muito de ver a sua explicação sobre como fazer o papel marmorizado e o bloco com os amarradinhos e as suas dicas.
    Gosto muito de fazer esse tipo de trabalho.
    Eu sou professora e gosto muito de fazer coisas diferentes e presentear os meus alunos.
    De agora em diante irei acompanhar o seu trabalho que achei muito interessante e fácil de acompanhar.
    Desde já agradeço.
    Um abraço.
    carla

  4. Boa tarde Cristina,

    Gostaria de saber onde encontro para comprar na internet um GUIA DE FUROS” igualzinho o seu, rs.

    Obrigada

    Ana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.