GATO SENTADO – 101

Bom dia!

Na verdade já é quase boa tarde… Hoje eu me atrasei um pouquinho, estava descansando depois da corrida mais longa da semana. Não consegui deixar o post pronto ontem, aliás, tenho que responder os comentários que foram feitos nos últimos dias, mas hoje a tarde vou responder a todos, e pretendo adiantar bastante as novidades da semana… Vou tirar a tarde de hoje para isso!

Bem, a técnica do dia é outra peça que fiz em meu novo ateliê com a Decorfix 150 e que eu queria há tempos fazer… Quem acompanha meu trabalho já viu minhas telas pintadas com gatos, certo? Pois bem, eu sempre tive vontade de ter um gato como os da tela, para colocar junto de uma pintura… bem agora fiz o gato, em breve pintarei a tela:


Gato sentado

Eu achei esse gato em cerâmica e logo imaginei como ficaria… É verdade que os gatos que pinto são mais ângulosos, mas fiquei imaginando suas cores e grafismos, como uso nas telas…


Outro ângulo do mesmo gato…

Antes de começar a pintura eu risquei a lápis os desenhos no corpo e no rosto do gato… eu gosto de fazer desenhos que podem ser bem trabalhados com os grafismos depois, e a simetria da peça é particular: o que existe de um lado também está no outro, mas sem preocupação com aproporção muito exata das coisas…


Mais um lado…

Pintei cada área com uma cor definida, e foram necessárias de 3 a 4 demãos de tinta para cobrir bem a peça, que era de biscoito cerâmico, ou seja, daquela cerâmica branca mais rústica, sem acabamento esmaltado. Para pintar esse tipo de material com a tinta DECORFIX 150, antes das tintas eu apliquei duas demãos do selador incolor dessa mesma linha, que é o produto que devemos aplicar em peças porosas antes das tintas. Lembre-se que como essa linha de tintas precisa da fixação a quente, não é possível misturarmos as tintas com produtos como base e vernizes de outras linhas que não sejam a Decorfix 150.

Essa tinta depois de seca apresenta acabamento brilhante, justamente porque utilizei a Decorfix 150 brilhante. Também existe a Decorfix 150 metálica, que aliás utilizei também em alguns detalhes (na cor ouro) e a Decorfix 150 Fosca.

E para finalizar, com a tinta Decorfix 150 para canetar preta, fizz os contornos e detalhes, colocando a tinta em um frasco com bico aplicador e ponteira de metal para que o traço ficasse mais fino (Kit Fine Linner, da Corfix também). Depois é só aguardar as 24 horas de secagem ao natural e levar para queima em forno doméstico, a 150 graus, por 35 minutos.


Gatinha

Eu achei também essa gatinha menor, no emsmo material (biscoito) e fiz a pintura também, do memso jeito… A peça menor não permite tantos detalhes, mas vejam a peça em outro ângulos… Ficou divertida!


Outro ângulo…


… e o outro lado

Gostaram? Eu ainda vou pintar a tela com o mesmo gato e colocar aqui, aguardem!

Beijos e até amanhã!

Cristina
www.cristinabottallo.com.br


3 comentários em “GATO SENTADO – 101”

  1. Oi Cris, obrigada pela resposta sobre o gesso acrílico.Vasculhando todas as lojinhas de Vargem, achei 1 pote de gesso da Corfix,milagre,he,he…A papelaria grande da cidade só trabalha com Acrilex, mas não tem, eles até compravam, mas não tinha saída, pararam. Quantas demãos devo usar? Eu gosto de colar o tecido de algodão na placa de duratex, fazer chassi de madeira é difícil e caro, aqui. Aprendi com uma artista de São João da boa Vista, que fazia assim. Eu colo o tecido com cola Cascorez, o bom é que não fura, nem pega cupim no chassi. Que vc acha?Vou começar a comprar na loja virtual da Casa da Arte, vc me indica alguma outra? bjs

  2. Boa tarde d;Cristina, tenho acessado seu site com frequencia e tenho tido boas idéias,porém como estou fazendo teste em ceramica ,com queima no forno convencional, e não deu certo, usei a tinta acrilica da gato preto em peças de ceramica glasurada(canecas)e queimei conforme sua orientação, mas as peças sairam sem as cores que foram pintadas, ou seja perderam as cores originais.Então resolvi pintar uma peça e passar verniz vitral e vou queimar esta peça p/ver se dá certo. Estou no caminho certo?Eu moro no interior do Paraná em Tibagi e nossa cidade é turistica pois tem o canium guartelá e possui pousadas, hotel fazenda e cachoeiras e por isso quero utilizar a técnica para fazer as lembranças da cidade, poderia me dar uma ajuda, não sou profissional mas gosto de arte.Agradeço a atenção e desejo uma boa semana, com sucesso e com Deus.

    1. Olá Vitória, obrigada pelo contato. Eu não uso tintas da marca Gato Preto, por isso não tenho muitas informações sobre o uso e aplicação dos materiais dessa marca. O que posso te dizer é que as tintas que servem para queima em forno doméstico são apenas as específicas para isso, as tintas verniz ou esmalte vitral não servem. Eu recomendo que você use as tintas DECORFIX 150, da marca Corfix. Essas são boas e funcionam de verdade, você pode ver os posts que já coloquei aqui falando dessas tintas. Bom trabalho e sucesso para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.