PÁTINA REAGENTE – 125

Olá, pessoal!

Mais um dia bonito de maio, não é verdade? Por falar nisso, mal dá para acreditar que já estamos no mês cinco. Que coisa! O tempo está passando muito rápido! Daqui a pouco temos a Mega Artesanal, a Copa do Mundo, a inauguração da loja do meu ateliê… Tem muita coisa boa por vir ainda…

Bem, enquanto isso, vamos ao post do dia:


Elefante com pátina reagente

O trabalho de hoje é a técnica da pátina reagente, um efeito de pintura bem interessante, que obtemos a partir de uma reação química de um reagente líquido que oxida sobre ouro e pigmentos dourados (que tenham metal em sua formulação). Eu já apresentei um trabalho parecido aqui, a imitação de ferrugem. A técnica de hoje é bem parecida, só que utiliza produtos diferentes dos utilizados na técnoca de imitação de ferrugem.

Esse trabalho pode ser feito sobre peças de madeira, metal, cerâmica, gesso, cartão… A peça da foto é uma estatueta de gesso. Para começar, prepare a peça aplicando uma demão de base acrílica para artesanato em toda peça e aguardando secagem.

Depois pinte-a com tinta acrílica decorativa fosca (Decorfix Fosca) na cor vinho. Aplique de duas três demãos, intercalando secagem.

Depois pincele de fomra bem irregular em algumas partes da peça o verniz mordente, que serve para fixar folhas de ouro. Aplique-o com um pincel chato largo, dando pinceladas sem cobrir toda peça. Aguarde cerca de 15 minutos para que o verniz fique em ponto de mordência e delicadamente coloque pedaços de folha de ouro sobre a peça, batendo suavemente com um pincel de pêlos bem macios sobre as aplicações, sem esfregar, apenas batendo paraq ue as folhas de ouro “assentem” na peça. Aguarde secagem completa por algumas horas.

Após a secagem, pegue um pincel redondo de pêlos e pincele o líquido reagente sobre as aplicações de ouro, deixando-o escorrer de forma irregular. Deixe reagir por algumas horas, até que seja obtido o efeito desejado, e aí então interrompa o processo de reação aplicando uma camada fina de verniz fixador em spray brilhante sobre a peça.

Essa aplicação de verniz fixador é importante também para evitar que a reação tenha sua cor e textura modificadas e também para evitar que a película de oxidação possa ser removida com contato manual.


Variação da mesma técnica

Existem duas opções de acabamento para essa técnica: o reagente verde, que foi utilizado no elefante maior (o da primeira foto), e o reagente azul, que utilizei no elefante menor, que aparece na foto acima. O procedimento de aplicação é o mesmo ara os dois, o que muda apenas é a cor final de acabamento.

Caso você não queira aplicar as folhas de ouro, poderá fazer essa mesma técnica aplicando a pasta metálica Goldfix nas cores ouro pálido, ouro rico ou ouro velho sobre a peça e depois aplicando o líquido reagente conforme explicação anterior.

Esse trabalho é simples e fácil de fazer, e o resultado surpreende! Experimente fazer uma peça assim…

Bom dia para vocês e até amanhã,

Cristina
www.cristinabottallo.com.br


3 comentários em “PÁTINA REAGENTE – 125”

  1. Cristina, adorei seu trabalho dos elefantes e agradeço muito vc ter postado o pap para que possamos tentar fazer.
    Parabéns. bjs
    anginha

    1. Oi, Angela, que legal, obrigada pelo seu comentário, fico muito feliz ocm o retorno… e adoro a ideia de ajudar e isnpirar as pessoas, então faço com o maior prazer. Volte mais vezes por aqui. Beijos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.