Artes com Técnicas Mistas

Ontem teve live no meu canal no youtube, e nela falei sobre ser multipotencial, gostar e fazer muitas coisas ao mesmo tempo… As lives do meu canal ficam sempre gravadas, e você pode assistir aqui.

Também falei sobre técnicas mistas, ou mixed media, um tema que me interessa muito, e que venho praticando desde o ano de 2009, quando conheci os trabalhos de Art Journal, ou cadernos de artista.

Alguns cadernos com capas em mixed media

Na época eu estava fazendo um curso de Encadernação, e conheci o site de imagens flickr. Lá encontrei artistas que faziam seus cadernos de arte, e me encantei com a possibilidade de encher cadernos com técnicas variadas, e fazer disso, do próprio caderno, uma manifestação de sua expressão artística. Eu sempre adorei trabalhar com papel, e amo cadernos e livros (quem não?), mas entendia um pouco errado a ideia dos cadernos de artista, e confesso que nunca fui muito boa em manter diários…

Detalhe com a serigrafia sobreposta na capa com texturas e pinturas variadas.

Além desse curso de encadernação, foi em 2009 também que conheci as técnicas de scrapbook, uma técnica de se fazer álbuns com recortes, anotações e fotografias, com um registro das nossas memórias mais importantes. E ao contrário do que a gente pode pensar, essa técnica não foi “inventada” pelas empresas americanas de papelaria, é uma prática muito antiga, mas que naturalmente surgiu de forma um tanto diferente do que conhecemos hoje, e despertou a indústria dos materiais, quando as empresas perceberam o potencial que havia nessa prática, que pode ser um hobby muito interessante para pessoas curiosas e criativas.

Mais um caderno com capa em mixed media e aplicação de uma serigrafia (borboleta)

Ao conhecer essas técnicas, percebi que havia ali um caminho excelente para eu misturar coisas que gostava muito de fazer, como a serigrafia, com a pintura e colagem, e mais, usar e aplicar materiais que adorava, como tinta guache, aquarela, crayons e pastéis em projetos que faziam muito mais sentido para mim, do que, por exemplo, simplesmente fazer um desenho com crayons em uma folha de papel.

Livro em “Alltered Art”

E foi aí também que conheci os trabalhos em “Altered Art”, que são técnica em que transformamos objetos comuns e peças artísticas e decorativas, dando a eles novos significados (como o nome diz, em tradução livre, “arte alterada”). E aí então passei a misturar tudo isso, criando novos livros de artista a partir de livros prontos, ou caixas em quadros, e assim por diante.

Nas próximas semanas irei resgatar aqui, em meu canal de vídeos no youtube e em meu perfil no instagram várias técnicas, posts, ideias e sugestões com todos esses temas. Espero que vocês gostem de acompanhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.