ALMOFADA COM FLORES – 148

Boa tarde…

Hoje o frio apertou aqui em São Paulo… tempo bom para tomar capuccino e chocolate quente, ficar em casa, de preferência no sofá, com uma manta… Pensando nisso, no aconchego de casa, é que escrevi o post de hoje… Aí vai:


Almofada com flores

Eu adoro fazer almofadas porque gosto de pintar tecidos e porque as almofadas são como quadros que a gente pode expor, só que ao invés de ficarem nas paredes, ficam nos sofás, poltronas, na cama… E o modelo acima é bem decorativo e fácil de fazer.

Para começar, escolha um tecido de algodão com uma textura mais rústica, porque o efeito da tinta puff (tinta relevo com expansão a calor) é mais bacana nesse tipo de tecido. Depois lave bem esse tecido para retirar todo e qualquer resíduo de goma. Isso é muito importante para proporcionar uma fixação perfeita da tinta no tecido.

Depois estique o tecido em uma placa de madeira preparada com cola permanente. Esse produto é uma cola que fica adesiva após sua aplicação, e serve para deixar a superfície (que pode ser uma placa de madeira, fórmica, papelão ou acrílico) auto-colante, de maneira que o tecido fique bem firme e esticado, sem sair do lugar durante a pintura. Algumas pessoas me perguntam sobre a necessidade e importância dessa placa, e eu digo a vocês, é fundamental. Sem ela o tecido embola, levanta durante o trabalho e fica impossível pintar e fazer um bom acabamento.

Para prepar essa placa, aplique a cola com um rolinho de espuma e aguarde secagem por 20 minutos. Após esse prazo, estique o tecido na placa e trabalhe normalmente. Depois retire a placa após o término e secagem do trabalho.

Passe o risco desejado para o tecido, utilizando papel vegetal e carbono. A tinta a ser utilizada é a tinta para tecidos misturada com a base incolor da tinta puff. Essa base serve para que a tinta para tecidos comum fique com o acabamento da tinta puff, que é uma tinta que expande com calro, ficando em relevo e com textura aveludada. Misture três partes da base incolor da puff com uma parte da tinta para tecidos comum. è normal que as tintas fiquem com tons mais suaves após a expansão, por isso prepare sempre uma cor mais escura se quiser um efeito mais intenso de cor.

Pinte as folhas com dois tons de verde, sempre começando a aplicação pelo tom mais claro. Como o tecido é mais grosso, utilize pincéis de cerdas, próprios para essa finalidade. Vá pintando na seqüência as flores, também trabalhando com dois tons, sempre o mais claro primeiro.
Aguarde secagem.


Detalhe da pintura

Para completar, faça o contorno das folhas e flores, assim como detalhes dos miolos (espirais, bolinhas) utilizando as tintas Corpuff já prontas, que vêm em bisnagas com bico aplicador. Se você não tiver essas tintas, prepare misturas feitas com a base corpuff e tintas para tecidoe m frascos vazios e faça esses detalhes, que darão ainda mais relevo ao seu trabalho. Veja a foto do detalhe acima.

Aguarde 24 horas de secagem completa após a última aplicação de tinta e faça a expansão com calro, utilizando um soprador térmico ou secador de cabelos bem forte por cima da pintura ou passe a ferro pelo avesso do tecido. Observe que para que a tinta puff fique com mais relevoe pegue a textura do tecido é importante que o calor venha pela frente, diretamente na tinta, com soprador ou secador. Quando a expansão é feita pelo avesso com o ferro, a pintura rente a ficar mais lisa (sem textura) e achatada.

Bem, se você gosta de pintar tecidos, conheça meu DVD de Pintura em Tecidos com destaque para camisetas e também as revistas que ofereço na LOJA do meu site www.cristinabottallo.com.br


DVD e revistas de pintura em tecidos

Obrigada e até amanhã,
Cristina


Um comentário em “ALMOFADA COM FLORES – 148”

  1. Cris,
    Eu também gosto muito de almofadas, elas dão um algo mais aos sofás e camas! Variadas, então, ficam um charme!!!
    Foi uma almofada, a que vc ensinou no Sabor de Vida, que me trouxe ao seu blog e a um mundo de idéias, técnicas e belas obras de Arte, e ao mais importante, a você, pessoa que transmite amizade, generosidade, responsabilidade, determinação, bons princípios, amor à família e ao trabalho…Uma raridade nos tempos em que vivemos!!! E é por isso que, sempre que posso, volto aqui pra aprender mais com vc, sobre a vida e a Arte!!!
    Bjo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.