PINTURA IMITAÇÃO DE LÁPIS-LAZÚLI – 231

Oi, pessoal, bom dia…

Hoje eu trouxe um trabalho bem diferente, uma pintura do tipo “falso acabado”, que imita um acabamento natural da pedra chamada Lápis-lazúli:


Vasinho de cerâmica com pintura imitação Lápis-lazúli

Essa pedra, Lápis-lázuli, é um tipo de rocha composta por diversos minerais, muito apreciada desde antes do Ano 7000 AC, tendo sido muito utilizada pelos faráos do Egito, que faziam jóias e ornamentos com ela, e também entre outro povos da Antiguidade, sobretudo por sua coloração azul tão particular. E, naturalmente, é ainda muito popular nos dias de hoje. Aqui na América do Sul o Lápis-lazúli é encontrado no Chile. Se vocês quiserem saber mais sobre esse tema, vejam a página da Wikipédia.


Amostra da rocha Lápis-lazúli em seu estado natural

Para fazer esse trabalho, siga o passo a passo abaixo.

Materiais:

– Peça de cerâmica
– Base acrílica para artesanato
– Tintas acrílicas foscas nas cores: branco, azul ultramar e cinza profundo
– Tinta acrílica metálica ouro
– Gel Médium para Matizar
– Goma Laca Incolor
– Esponjas
– Escovas de dentes usadas
– Pincel chato de pelos macios e pincel chato sintético n.18
– Pincel chanfrado sintético n.8
– Retalho de malha de algodão

Modo de fazer:

– Prepare a peça de cerâmica com base acrílica para artesanato. Aplique uma ou duas demãos até cobrir bem e aguarde secagem.
– Misture a tinta azul ultramar com gel médium para matizar (partes iguais)
– Aplique essa mistura pela peça com o pincel chato sintético
– Em seguida, antes que a tinta azuil seque, bata com um pedaço de esponja por toda peça para criar um efeito salpicado.
– Pegue o pedaço de malha de algodão, forme uma “boneca” (uma bolinha) e bata levemente na peça, retirando o excesso de tinta de algumas partes, de forma que o vasinho fique com diferentes tonalidades de azul em toda superfície. Aguarde secagem completa por algumas horas (a tinta misturada ao gel demora mais a secar).


Outro ângulo da mesma peça

– Prepare as tinta cinza profundo e uma mistura de cinza prifundo com azul ultramar, misturando-as com o gel, mas não em partes iguais, utilize agora a metade da quantidade de gel (1/2 parte de gel para 1 parte de tinta). Pegue um esponja com a cor cinza preparada e bata-a na peça de forma espaçada.
– Faça o mesmo com a mistura de cinza e azul, utilizando outro pedaço de espuma.
– Finalize com a cor azul ultramar pura misturada com o gel, utilizando outro pedaço de esponja. Faça todas as aplicações em seguida, de forma que uma cor acabe se misturando com a outra. Agurade secagem.
– Pegue agora o pincel chanfrado, umedeça-o com o gel e pegue a tinta branca na ponta do pincel. Deslize o pincel lateralmente na peça formando “veios”, como na técnica marmorizada. Esfumace-os com mais gel se necessário. Espalhe alguns desses veio pela peça. Aguarde secagem.
– Pegue com um das escovas de dentes uma mistura das tintas cinza e azul e respingue pela peça. Faça o mesmo com a cor azul pura, com o branco e,por fim, com a tinta metálica ouro. Utilize uma escova para cada cor de tinta ou lave bem a escova ao trocar de cor.
– Aguarde secagem completa por 24 horas.
– Envernize a peça aplicando três demãos de goma laca, intercalando secagem. Utilize o pincel de pelos.


Detalhe da pintura

Como essa é uma técnica de efeito, uma peça nunca fica igual à outra, o que é bem interessante… E ainda é possível fazer uma imitação de jade, outro tipo de rocha, apenas trocando os azulados por verde. Como as tintas utilizadas na pintura são foscas, o efeito de pedra polida e com brilho apenas virá após a aplicação da goma laca incolor oude outro verniz. Eu gosto da goma laca porque ela seca mais rápido e seu cheiro é mais suave, uma vez que é solúvel em álcool, mas se você preferir pode utilizar verniz geral ou verniz cristal também.

Bom, por hoje é isso, pessoal… Amanhã, como sempre, tem mais…
Um abraço,
Cristina


18 comentários em “PINTURA IMITAÇÃO DE LÁPIS-LAZÚLI – 231”

  1. Olá!

    Gostei muito desta técnica.Eu particulamente gosto de falsos acabados.Quando você puder coloque mais alguma coisinha,rsrs.
    O vaso ficou lindo…amei.

    Beijos no coração e bom fim de semana.

    1. Oi, Jana! Eu também gosto dessas pinturas de efeito, e acho que elas sempre agradam…Vou me organizar para gravar umas MINIAULAS com essas técnicas, aliás, um pedido da Toninha também… Beijos e bom final de semana para vc!

    1. Legal, Toninha, obrigada! Vou gravar umas aulinhas assim, sim…Fica aqui sua sugestão registrada! Beijos e bom final de semana…

  2. olá cris
    eu sempre gostei de vasos ainda mais com essa técnica ficou maravilhoso é muito dificil não gostar de coisa de decoração é comigo mesmo…..amei………………bjks

    1. Oi, Fátima, obrigada! Meu pai está melhorando bem e deve ter alta do hospital até o final dessa semana… Nem acredito, já deu quase de 4 meses e meio de internação… Mas ele está bem, obrigada por perguntar…

  3. Ola Cristina tudo bem…

    Parabens pelo vaso estava procurando hj na net tecnicas de falso acabado e marmorização e achei a sua tecnica otima

    Gostaria de saber se vc possui videos com essa tecnica e como é possivel adquiri os seus dvds

    Caso vc tenha mais tecnicas de falso acabado e marmorização por favor me informe gosto muito mesmo dessas tecnicas e gostaria de saber mais

    Grande Abraço

    Paulo Henrique

    1. Oi, Paulo, tudo bem? Essa técnica em especial eu não tenho em vídeo, mas vou aceitar sua sugestão e assim que puder, irei gravar uma MINIAULA com esse passo, ok?
      Um abraço e obrigada por visitar meu blog!

  4. Peço a você Cristina, caso possa nos ajudar, um endereço,
    onde possamos adquirir peças de cerâmica branca com
    bons preços para que possamos dar um curso em uma
    comunidade carente, reduto dos quilombos, afim de que
    essas pessoas possam se auto sustentarem com um trabalho digno. Temos patrocinadores e eu me ofereci em
    dar-lhes um curso básico. Mas estamos com dificuldades
    com as peças por aqui. Vasos e pratos são a preferencia
    dessas pessoas. Agradeceria muito a ajuda. Dulce

    1. Olá, Dulce, eu não conheço uma fábrica específica, mas na cidade de Pedreira, interior de SP, há muitas delas… Procure no site oficial da cidade, acho que lá vc encontrará algo… Boa sorte para vocês e parabéns pela sua iniciativa.

  5. Olá gostaria de saber se tens algum curso para fazer pinturas em cerãmica. Sou de Campo Bom – RS. Poderia ser um curso a distância ou um DVD. ..Obrigada..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.