PASSO A PASSO DE UMA PINTURA COM ACRÍLICOS – 295

Olá, pessoal, bom dia!

A Semana de Telas continua, e parece que está agradando… E eu guardei para hoje um projeto bem especial. Eu pintei uma tela com 1,5×1,5 m para a entrada do meu ateliê, que fica em uma parede pintada com uma textura azul e uma iluminação especial. Claro que escolhi pintar uma árvore, afinal esse é um dos temas preferidos em meus trabalhos, e também porque eu comecei o ano pintando uma árvore (veja o post do dia 01/01), que para mim tem muitos significados especiais…


Tela da entrada do meu ateliê (ainda sem nome)

Bom, enfim, eu pintei essa tela na madrugada do dia 16/10 e fotografei cada etapa da pintura, então seguem as fotos abaixo:

O primeiro passo do trabalho foi riscar o desenho na tela com uma lápis mais forte (3B) e depois cobrir toda tela painel com tinta acrílica pata telas na cor branco, aplicada com um rolinho de espuma. Aí deixei secar de um dia para outro, ou seja, risquei e pintei o fundo de branco no dia 15/10.

No dia 16 comecei a pintura lá pelas 16h. Eu não tinha ainda pensando nas cores que ia utilizar no desenho, sabia apenas quais seriam as cores do fundo, um tom de azul ultramar, próximo ao tom da parede e um lilás bem claro.

Mas eu gosto de pintar o fundo no final do trabalho, então comecei pela copa da árvore, pintando um dos detalhes lateriais com a cor azul turquesa mescaldo com branco, para o fundo mais claro, e o mesmo azul mais escuro para fazer a sombra. Eu primeiro pinto a cor mais clara, no fundo, e depois venho com a cor mais escura, sobre o fundo ainda úmido, para que as cores se mesclem bem.

Em seguida pintei a outra lateral, com tons de amarelo e laranja, e aí já escolhi a cor da parte superior central da copa da árvore, um tom de verde inglês claro, com mais branco e amarelo, para ficar bem clarinho mesmo. A essa altura eu já tinha ido para casa lá pelas 20h, jantei com a família, escrevi meu post do dia aqui no blog e voltei para o ateliê às 22h para retomar o trabalho.

Continuei pintando a copa da acrescentendo os tons de verde e vermelho, e aproveitei as tintas que já estavam na paleta para começar a pintar as flores. Depois pintei o tronco da árvore, e eu já sabia, a ess altura, que ele teria tons de verde mais pastel e detalhes em laranja e branco.

Também fui pintando as flores do jardim, equeilibrando as cores de acordo com as cores dos outros elementos da tela. Então comecei a pintar o fundo, e como eu já havia escolhido as cores, foi fácil. Fiz um leve sombreado com um tom mais escuro tanto na parte inferior do fundo pintado com azul como na parte superior do fundo pintado em lilás.

Daí para frente foi mais fácil escolher as cores dos outros elementos, apenas fui vendo o que faltarai para equeilibara pintura e fui acrescentando. Também pintei as lateriais do painel, por isso em determinado momento tive que inverter a tela para pintar o chão.

Como a tela é grande e não cabia nem no meu cavalete nem em nenhuma mesa, tive que me agacharm ajoelhar e até deitar no chão em alguns momentos para conseguir uma posição mais confortável para fazer a pintura (confortável para as mãos, o resto do corpo cansou bastante…).

Bem, já era mais de 4h e eu estava esgotada, ams a tela tinha que ficar pronta, mas ainda faltava o contorno (a tela de ponta cabeça é a que está todo pintada, sem os contornos). Normalmente eu contorno primeiro com atinta para telas preta aplicada a pincel, e depois realço os traços coma tinta relevo, mas não daria tempo, então optei por fazer apenas o contorno com a tinta relevo.

Momento tenso: fui pegar minhas bisnagas de tinta relevo preta e descobri que das 5 que eu tinha 3 estavam vazias e duas pela metade. Será que ia ser suficiente? bem, só tinha um jeito de descobrir, fazer o contorno. levei a tela para a mesa da sala de aula, que é mais espaçosa, tomando todo cuidado do mundo porque a pintura aidna estava úmida em algumas partes e fui fazendo so traços. A inauguração seria ás 15 horas e a tela tinha que estar na parede ás 14h.

No final deu tudo certo, as tintas acabaram mas firam suficientes, e eu até gostei bastante do efeito de contorno mais delicado que acabei fazendo. Às 4:45 terminei, arrumei o que deu para arrumar e fui dormir 2 horinhas até ás 7h20. Cansou mais valeu a pena…

O que vocês acham? Bem, amanhã tem mais telas por aqui…


21 comentários em “PASSO A PASSO DE UMA PINTURA COM ACRÍLICOS – 295”

  1. Eu achei o máximo!!! A tela ficou linda… mas sua determinação é incrivel!!! Como vc aguentou essa maratona? Isso é muito amor pela arte, a gente percebe… Por isso é que e admiro tanto!!! bjão.

    1. Ana, quando a gente está completamente focado em alguam coisa, encontramos energia sei lá onde… Foi assim que me senti para terminar as pinturas do meu ateliê, eu fiquei tanto tempo sem poder trabalhar, com toda situação do meu pai, estava paralisada, frustrada. Arrumar o ateliê foi uma motivação e tanto, e agora que eu embraquei nesse ritmo, nem tenho vontade de parar, a sensação é ótima. Obrigada pelo carinho, viu? Beijos…

  2. Maravilhosa.. Árvore da Vida !! E essa é a árvore da Primavera !!! Linda. E gostei que você partilhou com a gente o horário que fez sua pintura.É assim mesmo quem trabalha com artesanato nunca está sozinho.Tem pessoas que não gostam de ficar só em casa .Ao contrário de nós que pintamos, adoramos aproveitar qualquer momento porque nunca nos sentimos sós.Beijo.
    São Bernardo do Campo – SP.

    1. Você tem razão, Kátia, quando a gente começa a pintar não quer parard e jeito nenhum, nossas pinturas nos fazem companhia… Mas eu confesso que sou mais “diurna”, não costumo trabalhar a noite, só mesmo em casos assim, mas fiquei tão animada que acho que passaria todos os meus dias pintando assim… fazia tempoq ue eu não embarcava em uma produção tão intensa, foi muito bom… Muito obrigada por acompanhar meu trabalho… e um beijo enorme!

  3. Cristina, quanta tela linda!!!! Fiquei longe por uns dias,que bom voltar a visitar seu blog…. Muito, mas muito Sucesso no ateliê.
    bjs

  4. Cris,
    a tela ficou linda! Alegre, suave e muito agradável aos olhos! …Vc comentou, anteriormente, sobre uma nova personagem que surgiu na pintura dessa tela ou do mural, mas vc esqueceu de dizer qual é. Penso ser essa flor com cara de gato (minha leitura). É ela? Ou vc tá aguardando um outro momento pra fazer a apresentação oficial?… rsrs… Se for , desculpe-me!!
    Gostei também das 2 telas com flores, uma com sol e outra com lua, e tentei compará-las, imaginando vc ter feito como os Impressionistas. Percebi que não foi uma sequência, mas as cores deixaram bem claro o dia e a noite. É a vantagem de se conhecer bem as teorias, técnicas e materiais!!!! Parabéns!!! E obrigada pelas dicas da semana!!!!
    Bjos.

    1. Oi, Flames, que bom que você gostou da tela principal do meu ateliê… Quanto ao personagem, eu falei sim, eu uma das gravações que fiz d apintura do mural eu apresnetei a Cora, minha corujinha… E ela vai aparecer em outros trabalhos em breve, virar serigarfia, essa coisas…
      Eu não tenho em meu site todos os meus trabalhso para venda ainda, mas ess aé minha intenção, em breve vou cuidar da loja do meu site e colocar muitas coisas bacanas por lá, aguarde…
      Beijos e obrigada por me acomapnhar sempre!

  5. Cristina Parabéns !
    Amei suas telas, olhei o passo a passo , só lamentei não poder copiar.
    Tenho 58 anos mas adoro esse tipo de pintura, acho-a pura , parece criança.
    Gosto de artes e estou dando os primeiros passos em pintura de tela.
    Fico encantada com o jogo das cores . Tenho o maior desejo de aprender a usa-las . Existe alguma tecnica pra iniciantes ?
    Me responda mesmo . OK?
    Ficarei grata .
    Abraços !
    Conceição Melo

    1. Olá, Conceição, obrigada pelo comentário tão legal! Você pode, com certeza, se inspirar nesste trabalho…
      Quanto ao uso de cores, já falei disso aqui no blog, veja alguns dos meus posts antigos, coloque “aplicação de cores” no buscador. E sobre as técnicas, tenho meus DVDs e revistas para isso…
      Resumindo, existem várias maneiras de você aprender e se inspirar com neu material, não importa a idade, o conhceimento ou o tempo de trabalho… A pintura está à nossa disposição, sempre! Beijos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.