CARTÕES DE NATAL COM PAPEL MACHÊ – 313

Oi, pessoal, bom dia!

A semana continua, e minha sugestão de hoje é uma das coisas que mais gosto no Natal, os cartões de Natal. Antigamente era um hábito muito comum enviar cartões de Natal, os correios não paravam de trabalhar nessa época…

Me lembro que eu e meus irmãos disputávamos para pegar as correspondências e ficávamos esperando o pai chegar para entregar os cartões a ele. Aí ele nos deixava abrir os envelopes, e isso era a glória! Colocávamos os cartões no pé da árvore, na árvore, nos móveis da sala, na cortina, na janela. E ficávamos contando para ver o dia em que chegavam mais cartões. Era divertido!

Bem, hoje em dia as pessoas perderam um pouco esse hábito de enviar cartões de papel no Natal, mas eles continuam sendo um fonte de inspiração para quem gosta de enfeites de Natal como nós.

Então aí vai a sugestão do dia:


Cartão com bota

Na verdade não é uma sugestão, são três:


Cartão com árvore


Cartão com anjo

As medidas dos cartões são:
– Papel colorset colorido, para a base do cartão: 14,5×22,5 cm quando aberto, e 14,5×11,25 cm quando dobrado.
– Papel canson branco: 10×12 cm
– Papel colorset colorido recortado com tesoura de picotar: 8×12 cm

As cores:
– Modelo Bota: cartão maior azul, papel colorido picotado amarelo
– Modelo Árvore de Natal: cartão maior verde, papel colorido picotado azul acinzentado
– Modelo Anjo: cartão maior amarelo ocre, papel colorido picotado azul esverdeado

Os apliques foram feitos com massa para papel machê em pó e papelão. Essa massa é bem simples, e pode ser encontrada em papelarias, porque é um material muito usado nas escolas. Basta adicionar água ao pó e o papel machê estará pronto para uso.

Para fazer os apliques, primeiro recorte os moldes abaixo em pedaços de papelão. Recorte cvada parte separadamente, por exemplo, as asas do anjo separadas do corpo, da cabeça e da estrela e asism por diante…

Depois de recortar os aplqiues no papelão, prepare a massa e papel machê seguindo as instruções da embalagem e abra com um rolo de abrir massa entre pedaços de plástico, para não grudar na mesa. Forre os apliques com a massa e deixe secar por uns dois ou três dias. É fácil saber quando a massa secou, porque ela fica bem mais clara e leve.

Para colorir os apliques você pode usar qualquer material (afinal trata-se de papel): todo tipo de tinta (guache, aquarela, acrílica), lápis de cor, giz de cera… Eu usei pastel oleoso, que realça a textura da massa de papel machê.

Para finalizar basta colar os papéis na sequência emq ue aparecem nos cartões com cola branca, colando os apliques por último. Os detalhes como olhos e boca e os traços dourados foram feitos com canetas permanentes.

Como vocês podem observar, esse trabalho é muito legal para ser feito por crianças, justamente porque utiliza materiais que são usados nas escolas, então se você dá aulas, aproveite a ideia e faça lindo cartões com seus alunos.

E por falar em cartões, eu costumo enviar um cartão de Natal feito com minhas serigrafias todo ano, mas ano passado coloquei uma chamada aqui no blog e recebi muitos contatos, o resultado foi que não dei conta de enviar para todo mundo, então esse ano ainda vou compensar quem não recebeu meu cartão do ano passado. E para esse ano, prometo incluir as pessoas que participarem do sorteio de Natal na minha lista, entao não deixe de participar desse sorteio, ok?

Amanhã tem mais Natal por aqui…
Um abraço a todos!


19 comentários em “CARTÕES DE NATAL COM PAPEL MACHÊ – 313”

  1. Oi Cris,

    Ficaram lindos, principalmente o cartão com o anjinho.
    É…temos que resgatar esta tradição de enviar cartões, pelo menos esse ano…

    E antes que eu esqueça quero participar do sorteio, quem sabe é desta vez.

    Beijos.

    1. Oi, Janaina, obrigada! Eu adoro mandar cartões, e acho que essa é uma tradição que nao devia ser esquecida mesmo… Beijinhos! (ah, e vc já está no sorteio)

  2. Olá Cris
    Adorei a sugestão dos cartões.Sempre enviei cartões e tenho guardados todos que recebi ate hoje.
    Envia pra mim por email o seu endereço e você receberá uma surpresa.
    Bjsssssssssssss

  3. Olá !
    Amiga ,foi bem lembrado o hábito de enviar cartões de natal,por isso concordo com a nossa amiga Toninha me mande seu endereço que vai ter duas surpresas…..kkk….
    Adorei !! Vou fazer pra presentear as minhas amigas.
    Beijos.

  4. olá cris
    essas lembranças foi bem recordada era muito bom tanto que além de enfeitar as arvores com eles ainda ficavam guardadas por muito tempo numa caixa depois todo ano voltava a ler novamente….muito bom
    e esses seus ficaram lindos …..amei….bjks

    1. É verdade, Eni, a gente usava os cartões para enfeitar a casa… saudades daquele tempo em que era fácil viver (qaundo somos crianças…) Beijos…

  5. Muito lindos os seus cartões!!! Parabéns pela sua criatividade.
    Use o dom que Deus te deu e seja feliz! E a gente aproveita, e pega carona aprendendo com você.FELIZ NATAL! ;D

    1. Oi, Luluca, bem-vinda ao meu blog… obrigada pelos elogios ao meu trabalho e por permetir que eu compartilhe tudo isso com você.
      Beijão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.