Meus trabalhos preferidos mês a mês – janeiro 2010

Olá, pessoal, boa tarde…

Hoje acordei pensando no que vou fazer de diferente para o mês de janeiro aqui no blog – afinal, embora eu não tenha férias oficiais, pretendo desacelerar um pouco esse mês e me dar algum tempo – tempo para colocar as coisas em ordem, tempo para planejar as coisas que virão, tempo para fazer coisas que não faço sempre como cozinhar, passear… Tempo para ir mais ao cinema (adoro!) e tempo para descansar também, para não fazer nada.

E uma das coisas que me ocorreu foi fazer uma retrospectiva do ano, com os melhores momentos do blog. Eu já criei em meu facebook um álbum com meus trabalhos preferidos a cada mês, então vou começar o ano reproduzindo aqui cada post que eu mais gostei, mês a mês.

E, por coincidência, o post de janeiro é da mesma técnica do quadrinho que coloquei aqui ontem. Aí vai:


Árvore da Vida

Essa é mais uma idéia usando o desenho de uma árvore como tema. Como eu disse anteriormente, as árvores são temas recorrentes em meu trabalho, e achei que começar o ano com a inspiração de algumas delas seria bem legal…

Esse é um quadro em serigrafia montado em 3D. Eu fiz as gravuras nessa técnica (serigrafia) e depois recortei algumas partes e fui colando em camadas, para criar o efeito tridimensional. Essa é uma técnica que faço com frequência, mas nesse modelo eu variei o tipo de moldura e os recortes e colagens, já que esse desenho permite infinitas combinações…

A SERIGRAFIA
A Serigrafia (ou silkscreen, quer dizer seri: seda grafia:escrita) surgiu no final do século IX, mas foi precisamente em 1907 que o inglês Samuel Simon patenteou a técnica de estamparia que utilizava um líquido isolante para pintar uma imagem negativa em tela de seda, que posteriormente seria utilizada para estampagem de tecidos. Alguns anos antes o artista inglês William Morris já havia utilizado um processo semelhante com finalidades artísticas. A serigrafia, portanto nasceu com um pé na indústria (destinada à estampagem industrial) e um pé na arte. Por isso esse método de reprodução gráfica sempre dividiu as opiniões dos críticos de arte, durante muito tempo a serigrafia não foi considerada uma técnica de gravura artística.

Hoje em dia a serigrafia não é mais descriminada e é reconhecida como uma técnica de gravura artística também, além de continuar sendo largamente utilizada pela indústria. O método de gravação da matriz utilizada na serigrafia é por permeação, ou seja, é feita uma pressão com o rodo sobre a tela, fazendo com que a tinta transpasse o tecido da tela e imprima a imagem no suporte desejado. 

A técnica da serigrafia consiste em bloquearmos o tecido que é esticado no bastidor (tela) com algum produto líquido (emulsão), utilizando o método direto (quando levamos esse líquido bloqueador direto ao tecido com o auxílio de um pincel, por exemplo) ou indireto, quando utilizamos um processo fotográfico, criando uma imagem em um fotolito, bloqueando as partes do desenho que desejamos reproduzir e expondo essa imagem à tela preparada com uma emulsão sensível à luz. As partes que estão bloqueadas nesse fotolito irão impedir que a luz passe, e, portanto, que a emulsão fixe-se nessas áreas, produzindo assim a matriz por onde a tinta irá passar. É um método de reprodução positiva da imagem: o que eu desenhar no fotolito corresponde exatamente ao que será impresso posteriormente. Esse é o método que eu utilizo. 

Caso vocês queiram saber mais sobre a técnica de serigrafia, no final de dezembro passado saiu a edição número 05 da revista ARTESANATO DIGITAL, da editora Terabyte, que além de ensinar essa téncica (serigrafia), também apresenta muitas outras técnicas de colagem, scrapbook e muito mais, com trabalhos meus, do Marcelo Darghan e do Vlady, grandes artistas e amigos. Essa revista vem com o passo-a-passo digital, um CD-ROM para vc rodar em seu computador (veja as especificações do tipo de computador na contra-capa da revista).


Revista Artesanato Digital número 05

Espero que vocês gostem da idéia…
E como já sabem, amanhã tem mais!

Um abraço,
Cristina


4 comentários em “Meus trabalhos preferidos mês a mês – janeiro 2010”

  1. olá cris
    bem interessante esta retrospectiva em seu blog foi uma maneira também para recordarmos os seus trabalhos e além do mais que são trabalhos hiper maravilhosos não que eu não passeio pelos seus trabalhos que realmente são diários
    que sempre estamos buscando algo quue lembramos para ter sempre a inspiração para fazer algo diferente e eu sei de alguma maneira iremos encontrar aqui……bem bacana ….bjks

    1. Oi, Marlêde, é bom saber que vocês gostaram da minha ideia para janeiro… Mas eu vou trazer trabalhos inéditos também, pode aguardar. Estou me organizando, tirei a semana para colocar algumas coisas em ordem, mas logo vou trazer novidades. E, enquanto isso, fica aqui um oportunidade para quem não viu todo blog dar uma olhadinha também. Bjs…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.