Scrapbook “Um Peixe Chamado Pedro”

Oi, pessoal, boa noite…

Passei o dia colocando ordem na bagunça acumulada durante as férias e só arrumei um tempinho para sentar aqui agora. Ainda estou organizando as fotos da viagem, mas não vou deixar de colocá-las aqui, não, só preciso de mais uns dias… Enquanto isso, segue um passo novo aqui no blog para vocês:


Página “Um peixe chamado Pedro”

Escolhi essa foto do meu afilhado Pedro, filho do meu irmão mais velho, Marcelo. Na época da foto ele devia ter uns 8, 9 anos… agora ele já está com 18. Ele tem os olhos azuis da cor da água, um azul impressionante, igual aos olhos do meu pai… Bem, a inspiração da página foi exatamente o colorido dos olhos e da água. E eu trabalhei algumas técnicas de pintura básicas, bem simples mesmo, mas que têm um efeito bacana nos trabalhos em scrap. Além disso, é uma sugestão bem econômica, para quem não quer comprar praticamente nada. Eu prefiro os trabalhos assim, mais limpos, mas quem preferir pode acrescentar alguns detalhes a mais.

Vejam o passo:









O primeiro passo é pegar o papel base para scrap, na medida padrão, 30,5×30,5 cm (ou no tamanho do seu álbum). Escolha um tom de verde água. Faça a texturização com uma cor de verde pistache de tinta acrílica fosca, aplicada com um rolinho de espuma com textura. Aguarde secagem.

Enquanto isso, recorte 3 quadrados com cerca de 5×5 cm em um papel azul e prepare a tinta acrílica fosca na cor verde água, misturando-a com o espessante acrílico EPAC na proporção de 3 gotas de espessante para 1 colher de chá de tinta. Misture bem com uma espátula.

Imediatamente após o preparo, posicione o estêncil com motivos de peixes e animais marinhos no papel azul e aplique a tinta preparada com o espessante, utilizando a espátula. Retire o estêncil do papel imediatamente a pós a aplicação da tinta. A função do EPAC é fazer com que a tinta fique grossa e em relevo. Ao aplicá-la com a espátula, a figura ficará em relevo e com um certa textura. Lave e seque bem o estêncil e repita o procedimento nos outros quadrados azuis, fazendo um desenho diferente em cada um deles. Aguarde secagem por uma ou duas horas.

Recorte um pedaço de papel liso para scrap na cor verde pistache, na medida de 24×24 cm (aproximadamente) e cole-o no papel texturizado. Para colar, primeiro aplique a cola gel no verso do papel menor e depois espalhe com um rolinho de espuma liso (não utilize muita cola). Posicione o papel com a cola para baixo sobre o papel menor, centralizando bem e passe a mão para fixá-lo bem. Aguarde secagem.

Cole uma fotografia 12×15 na posição horizontal em um pedaço de papel liso no mesmo tom de azul utilizando para os apliques feitos com o estêncil. Cole a foto com a cola gel, também aplicada no verso da foto e com o rolinho de espuma.

Cole também os quadrados decorados com o peixinho, e finalize a página escrevendo o título com tinta relevo azul água, entre a foto e os apliques. Deixe secar bem por 24 horas e está pronto o trabalho!

Varie as cores dos papéis e das tintas e os temas do estêncil de acordo com a foto que você escolher, assim você poderá fazer essa mesma técnica com qualquer tema.


5 comentários em “Scrapbook “Um Peixe Chamado Pedro””

  1. Oi Cristina,

    Imagino que você esteja cansada…mas mesmo assim deu um jeitinho de colocar um PAP para nós.Você é um doce!

    Ficou lindo esta página.Está cor verde agua é maravilhosa.Eu já tenho dela, claro da Corfix.Já até me perguntaram se eu estou ganhando para fazer propaganda dela.Porque na loja de artesanato que eu vou comprar meus materiais só estou comprando os produtos dessa marca.Claro que são bons.Eu comprovei.Infelizmente eu não acho tudo que você indica pra nós.rsrs.
    Beijão e linda quinta feira pra você.

    1. Oi, Janaína, obrigada! Eu sinto muita falta de vocês, acredite, mesmo nas minhas férias, pensava em você e outras freqüentadoras assíduas do meu blog. Adoro esse mundo, essa amizade que temos, e escrever para vocês é mesmo um prazer. Que bom que você gostou da página. Ela é até antiga, mas achei bacana colocar o passo aqui, eu estava organizando meus arquivos de fotos e encontrei essas, achei legal.
      Eu também sou suspeitíssima por falar da Corfix, mas vocês já sabem que eu só uso essa marca mesmo, então não me sinto mal em indicá-la. Realmente é uma pena que nem todas as lojas tenham os produtos, mas continuamos fiéis!
      Beijos e até amanhã!

  2. olá cris
    nem fale em bagunças organização para quem vive no artesanato é comum ainda mais pra vc que viajou com novas
    criações até se organizar demora …mas o importante é que aos poucos se conseguem por tudo em ordem,gostei do peixe pedro nesta sua técnica foi muito criativo ….amei…bjks

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.