Mercado dos Artesãos

Oi, amigos…

Em minhas viagens a trabalho ou a passeio, para fora do país ou para outras cidades do Brasil, eu sempre procuro saber aonde estão os pontos de venda de artesanato da região. Afinal, além de trabalhar com artesanato, eu sou uma apaixonada pela atividade também, e coleciono artesanatos de vários lugares.

E entre todos os lugares que já visitei, o que mais me pareceu o ideal para a exposição e venda de artesanatos é o “Mercado de Los Artesanos”, que fica em Montevideo, no Uruguay. São dois ou três locais de venda fixos que ficam em pontos centrais da cidade e organizados pelos próprios artesãos, com o apoio do governo municipal (acredito, uma vez que os locais foram cedidos pela prefeitura de lá). E se não em engano eles montam pontos móveis desse “mercado” em épocas de mais movimento, como o final do ano.
Os locais são muito bem organizados, um deles fica em um antigo mercado (de alimentos) e é ponto turístico da cidade. Os próprios artesãos que expõem por lá se revezam para vender e atender aos clientes. Os trabalhos ficam expostos em uma espécie de balcão com diversos expositores diferentes, que contornam todo salão e ficam na parte central do mesmo, criando uma área de circulação obrigatória (com uma única entrada e uma única saída), fazendo com que os visitantes visualizem todos os artigos expostos. É uma disposição muito mais criativa e atraente do que boxes ou barracas, como estamos acostumados a ver por aqui. E que funciona muito melhor, já que os trabalhos vão se apresentando em seqüência e ninguém é privilegiado ou prejudicado com a disposição dos estandes.

Além disso, o método de cobrança é unificado: vocês escolhe os produtos e a pessoa que o atendeu preenche um pedido que lhe é entregue. Você continua visitando o mercado e juntando os pedidos das compras feitas de vários artesãos. No final você junto todos os pedidos e paga em um único caixa central, que fica no final desse “labirinto” de expositores. Depois você volta em cada box (identificado pelo número do pedido) e retira os artesanatos comprados, embalados em simpáticos pacotes feitos em papel pardo com o logo do mercado. Tudo muito organizado e funcional. O difícil é na volta não achar mais uma peça bacana para comprar…

Os artesãos se revezam atendendo e vendem seus produtos e produtos dos outros artesãos também, por isso quem faz não precisa ficar o tempo todo vendendo, há um revezamento que permite que todos trabalhem bem. O sistema funciona como um bazar, certamente uma comissão das vendas fica para cobrir os custos com a manutenção do local. Mas o resultado é um local cheio de peças interessantes e diferentes, com uma apresentação muito original e funcional.

Eu adorei o modelo, tanto que fico imaginando se um dia não conseguiríamos fazer algo parecido por aqui…Sempre que volto a Montevideo eu visito o “Mercado de los Artesanos”. E é sempre uma experiência muito agradável…

Vamos pensar nisso, artesãos…

Um comentário em “Mercado dos Artesãos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.