…e ainda visitei o Mercado Municipal!

Bom dia!

Continuando meu segundo dia de passeio e busca por lugares interessantes para quem gosta de trabalhos manuais em São Paulo, fui visitar o Mercado Municipal de São Paulo, ou “Mercadão”.


Uma das entradas do Mercadão

O Mercado fica na região central de São paulo, mais exatamente na Rua da Cantareira, 306, próximo à Rua 25 de Março e ao Parque Dom Pedro. Para chegar lá de metrô, desça na estação Luz ou na estação São Bento (linha azul).

Projetado pelo escritório do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo em 1926, o Mercadão foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933. A execução dos vitrais foi entregue ao artista russo Conrado Sorgenicht Filho, famoso pelo trabalho realizado na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas brasileiras. Ao todo, são 32 painéis subdivididos em 72 lindos vitrais.


Outro ângulo

O prédio, que ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área construída às margens do rio Tamanduateí, abriga mais de 290 boxes. Lá são vendidos todos os tipos de alimentos – de verduras e legumes fresquinhos e uma infinidade de frutas; carnes de todos os tipos, aves, peixes e frutos do mar; massas, doces, especiarias do mundo todo, laticínios, embutidos, grãos e cereais e produtos importados de primeira linha. Isso sem falar no espaço gastronômico, que oferece a oportunidade de degustar saborosos pratos ali mesmo, enquanto se aprecia a beleza arquitetônica do Mercadão. Aliás, já ficaram famosos os pastéis de bacalhau e sanduíches de mortadela fartamente recheados e servidos em vários restaurantes e lanchonetes de lá. Passear no Mercadão é programa turístico obrigatório em São Paulo.

Horário de funcionamento
Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.
Varejo: Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.

Feriados em que o Mercadão funciona em 2011:
Janeiro: dia 25 (terça-feira)
Abril: dias 21 e 22 (quinta e sexta-feira)
Junho: dia 27 (segunda-feira)
Julho: dia 25 (segunda-feira)
Setembro: dia 26 (segunda-feira)



Todas aquelas frutas com suas cores e formas particulares, os doces e queijos, pães e produtos tentadores são inspiradores… em todos os sentidos.

Claro que meu passeio por lá acabou em compras de “comidinhas” também, eu nunca resisto. Comprei algumas frutas, dois tipos de queijo e azeitonas chilenas enormes, para fazer minha receita especial de patê de azeitonas (que segue ao final desse post). Essa receita está sempre presente nas reuniões da minha casa, eu fazia para meus amigos, quando ainda era solteira e bem, bem mais jovem… e agora faço para meus filhos, quando eles recebem seus amigos em casa. E adoram!

Bem, outra coisa que adorei fazer por lá foi ver o colorido das frutas cristalizadas, das amêndoas confeitadas e das frutas. Deu vontade de sair pintando lá mesmo…

E, naturalmente, fiquei procurando o que comprar para transformar em um trabalho legal para postar aqui. Bem, no começo achei que seria impossível, afinal o mercado oferece tudo o que se pode imaginar para gastronomia e ponto. Mas acabei achando umas coisinhas bem interessantes.


Olhando as especiarias…

Em uma das bancas que vendem especiarias, encontrei uma série de pós de ingredientes bem diferentes, de todo tipo de verdura, legume e tempero que vocês imaginarem, e acabei escolhendo quatro deles, pelas cores:


Comprinhas no Mercadão

Comprei extratos de beterraba, espinafre, mandioquinha e urucum em pó. Também achei em outra banca esse pilãozinho de alumínio, uma colher e um pilão de madeira bem interessantes. A ideia é preparar algum tipo de tinta usando essas especiarias como pigmentos e os acessórios como instrumentos. Vou experimentar uma mistura desses materiais com o gel acrílico, que é a base da tintas acrílicas, sem pigmentação, e vamo ver o que vai dar. Acho que vai funcionar, e essa é a proposta. Nos próximos dias ficarei em meu ateliê fazendo misturas e experimentos para depois mostrar a vocês, vamos ver o que acontece.


Fazendo minhas comprinhas…

E mais uma dica: o Mercadão fica bem próximo à rua 25 de março, então quando vocês quiserem fazer umas compras interessantes por lá, aproveitem para almoçar ou tomar um lanche no Mercado. É a melhor opção na região, e vocês poderão inventar alguma “alquimia” como eu pretendo fazer também. Ah, e eu pretendo fazer uma reportagem lá na rua 25 de março, aguardem.
São Paulo tem um montão de coisas para eu mostrar ainda, esse projeto está apenas começando…

Bem, segue a receita do meu patê de azeitonas, eu não poderia me esquecer dele. É bem fácil de fazer, excelente para servir em festas, como antipasto ou para um lanche. Nesse caso e recomendo que vocês sirvam com pão de forma fresquinho, desses que são fabricados nas panificadoras. Fica muito bom.

Patê de Azeitonas Pretas

Ingredientes:
– 500 gramas de azeitonas pretas tipo chilenas (tipo azapata) sem caroço e sem a água da salmora
– 1 lata de creme de leite sem o soro
– 1 fio de azeite de boa qualidade

Modo de fazer:
– Dica
: para tirar os caroços das azeitonas, use as mãos. As azeitonas chilenas (ou azapatas) são bem grandes e mais macias, por isso não é fácil usar um desencaroçador. Aperte as azeitonas até que o caroço saia.
– Coloque o creme de leite sem o soro no liquidificador, e por cima, as azeitonas sem caroço.
– Bata na velocidade média, e acrescente o fio de azeite.
– Bata mais um pouco, mas nunca mais do que um minuto, para que não fique muito líquido.
– Guarde na geladeira até servir.
– Rende bastante e dura cerca de uma semana na geladeira.

Bom dia a todos e até o próximo post.


10 comentários em “…e ainda visitei o Mercado Municipal!”

  1. Ah!! Que saudade do mercadão… Só fui uma vez e me apaixonei… Quero voltar logo… Tô adorando estes posts, parabéns, sempre com muita criatividade, bjão!

    1. Ah, que legal, Ana Maria, eu estava insegura quanto a esse meu novo projeto, mas parece que está dando certo, que vocês estão gostando bastante. que bom! Essa semana vou gravar umas visitas por aí… E logo colocarei os posts dos trabalhos. Beijos!

  2. Eu também já estive aí uma vez, é muito bom né! E comi o famoso sanduíche de mortadela!! Delícia! rsrs
    Também tô adorando esses posts!! E a receitinha parece muito boa tb!
    E quero ver o resultado desses experimentos hem! rsrs
    Beijoss e bom fim de semana!

    1. Oi, Bianca, o Mercadão é mesmo o máximo, não? Eu adoro! Que legal saber que vocês estão gostando desse meu novo projeto… Essa semana me enfio no ateçiê para trabalhar nas peças, logo o resultado estará aqui. E faça a receita do patê, é ótima. Beijos e bom final de semana para vc!

  3. Cristina, as dicas e sugestões estão cada vez melhores, é claro que todos que passam aqui gostam, mesmo porque a gente percebe o seu cuidado e atenção em nos mostrar tudo com os mínimos detalhes, como sempre!
    bjs

    1. Que bom, Jacqueline, a ideia era essa mesma, trazer assuntos e pautas interessantes para vocês, para manter meu blog sempre bem visitado. Achoq ue está dando certo. Bjs.

  4. Olá Cristina. Conheci seu blog agora, e gostaria de me inscrever para receber suas newsletters, pode? Não consegui encontrar o local no blog. Cliquei em “follow” mas está quebrado. Se puder me ajudar, obrigada.
    Abraços.

    1. Oi, Karla, eu não tenho uma ferramenta para receber newsletters, e meu blog também não tem essa opção de se cadastrar como “seguidor”, por isso você não conseguiu. O ideal é vc sempre passar por aqui, em meu blog e site, para saber das novidades. Um abraço e até mais,
      Cristina

  5. Oi cristina,
    Adorei o passeio do mercado, espero que quando você visitar o Brasil, eu posso ir visitar. Também achei interessante a proposta de incluir alimentos tais como corantes.
    assegurar o desenvolvimento deste projeto.

    Um abraço.

    Alejandra

    1. Hola, Alejandra, me gustó mucho recibir su visita a mi blog, y le agradezco por su comentario… Yo ya estoy planeando todos los paseos que háremos cuándo vengas a Brasil y, seguro, el Mercado será el primer! Un beso grande, te extraño mucho! Cristina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.