Últimos dias para visitar a exposição…

Olá, pessoal!

Passando para avisar que essa é a última semana para vocês visitarem a exposição “Procura-se um Muso”, no prédio dos Correios, na Av. São João, no Centro de São Paulo. Essa exposição será remontada no final de abril no Espaço Boulevard das Artes, do Shopping Boulevard, no Tatuapé. Colocarei o novo convite com mais detalhes aqui, mais perto da data de inauguração, ok?


Eu e meu trabalhbo “Faz-me voar”

E por falar em Avenida São João, no dia da Vernissage da exposição eu sai de lá e fui direto para a esquina mais famosa de São Paulo, a esquina das Avenidas Ipiranga e São João. Para quem não é daqui ou não conhece o centro, essa é a esquina que inspirou a música Sampa, do Caetano Veloso. Com certeza o famoso verso “Alguma coisa acontece no meu coração, que só quando cruzo a Ipiranga e Avenida São João…” vocês devem conhecer.

O que talvez muita gente não saiba é que nessa esquina fica o famoso Bar Brahma www.barbrahmasp.com, tradicional ponto da apresentações ao vivo de Música Popular Brasileira de São Paulo, e um dos meus programas noturnos preferidos (ok, eu não sou muito de sair a noite, mas esse eu recomendo).

Fundado em 1948, o bar oferece shows diários de MPB, samba e até mesmo de Jazz. Para quem gosta, eles oferecem um chopp com bastante colarinho, e para acompanhar, petiscos típicos de botecos, como pasteizinhos, bolinhos de bacalhau escondidinho de carne seca e uma pizza na pedra, cortada em quadradinho que é muito boa. Ele teve um período de decadência e chegou a ficar fechado por um tempo, mas voltou com tudo, e lá se apresentam alguns ícones da música paulistana como o Cauby Peixoto e Os Demônios da Garoa.

Eu também frequentava muito esse pedaço de São Paulo quando estava na faculdade. Na Avenida Ipiranga ficava a loja Topal, que era especializada em materiais para gravura em metal, xilogravura, lito e linóleo. Era a mais completa loja de São Paulo, eu adorava ir lá. Mas ela acabou fechando há bastante tempo, uma pena. Hoje eu compro os materiais de gravura na Casa do Artista www.acasadoartista.com.br, como eu já contei para vocês.

E na Avenida São João, não muito longe da Ipiranga, ficava a loja Auge, de materiais para serigrafia, em uma pequena galeria daquelas que existem bastante no centro. A loja Auge www.augesilk.com.br ainda é minha loja preferida, mas há uns 3 ou 4 anos eles mudaram para um pequeno prédio no Bairro da Mooca, então não frequento mais aquela região, pelo menos não para essas compras… agora só vou para lá para ouvir música e cantar junto. Muito bom!

Ah, e ao ouvir essa música, Sampa, não posso deixar de pensar em como é bom morar aqui em São Paulo. São Paulo é assim, uma cidade dura, em alguns pontos até muito feia, uma cidade difícil de entender. É preciso dar uma segunda olhada para começar a compreendê-la. E se você der essa chance, ela vai se mostrar uma cidade acolhedora, com gente do Brasil todo, do mundo todo, pronta para receber quem mais vier, com muitas oportunidades,com espaço para todas as tribos, com muita coisa bacana para ver e fazer, sempre acordada, sempre em movimento. São Paulo não é óbvia, não é fácil. Mas é o melhor lugar do mundo quando você quer se sentir em casa. Eu não nasci aqui (sou natural de Santo André, no ABC paulista), mas desde os meus 17 anos vivo essa cidade por causa da minha faculdade e depois do meu trabalho. Vim morar aqui há pouco mais de dois anos, mas é como se eu sempre tivesse vivido aqui…
Resumindo, Amo essa cidade!


8 comentários em “Últimos dias para visitar a exposição…”

  1. lembra da senhorinha do piano no bar brahma? e o batom: muiiiito vermelho!
    dia desses, vamos fazer um tour pelo central… casa do restaurador, banco do brasil, pátio são paulo… e pra finalizar, chop no bar brahma! rs bjsssssss

    1. Nossa, é mesmo, Bete! Com certeza precisamos fazer esse tour… só que não é casa do restaurador, é Casa do Artista. Adorei!

  2. Oi Cris,

    Eu fui lá ver junto com a minha familia(maridão e filha).Adorei! !maravilhoso!
    Gosto muito do centro velho de São Paulo,apesar de alguns problemas,mas aonde não tem …
    O chop tudo de bom!

    Beijão!

    1. Ah, Janaína, que legal! ADOREI saber que vcs foram ver a exposição, me senti honrada…Eu amo o centro de SP, deu para perceber, né? Muito obrigada e muitos beijos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.