SCRAPBOOK – CONTINUAÇÃO – TÉCNICA 09

Olá, amigas (os)…

Vou continuar falando de scrapbook nesse e nos próximos posts, e aí vai minha sugestão para hoje:


Página de scrapbook “As primas”

Continuando nossa “aula”, a página acima é outra sugestão simples com um tema bem definido, um título e uma composição básica. Veja como fazer:

– Selecione as fotos: eu escolhi essas fotos em que as primas estão juntas e, por coincidência, com roupas nos mesmos tons.

– Escolha um papel de base, no caso um com estampa de bolinhas em tons de lilás, cores que predominam nas fotos das meninas.

– Recorte em um papel liso e num tom contrastante um quadrado menor que o página oficial e cole-a em diagonal sobre o papel base, e sobre essa composição cole as fotos.

– Decore a página com gravuras (serigrafias), como a flor principal e as borboletas em 3D e botões de biscuit modelados a mão costurados diretamente no papel.

– Imprima os nomes das meninas em papel mais grosso (200 gr) em um tom que combine com as cores da página. Recorte ao redor dos nomes formas onduladas acompanhando as letras. Prefira o papel mais grosso para que as legendas fiquem mais firmes.

– Imprima também o título da página “Primas” e cole-o (assim como os nomes das meninas) com fita dupla-face de espuma (fita-banana), para que fique em relevo.

[img:seri_2.jpg,resized,vazio]
Serigrafia da flor principal usada no modelo de página de scrapbook apresentado acima

Continuem acompanhando aqui os posts sobre scrapbook. E se quiserem saber mais sobre as serigrafias de Critsina Bottallo e técnicas em passo-a-passo, entrem no site, que é o www.cristinabottallo.com.br

Sgue abaixo mais alguns termos do Glossário:

B

Background Paper – Papel usado como fundo de páginas, cartões, tags, etc.

Blending Pencil – Ferramenta usada para mixar as cores do lápis de cor, criando diferentes tonalidades.

Boleador– Ferramenta para fazer relevo em papel.

Borda – Parte superior, inferior e/ou lateral de uma página. Uma página pode ou não conter borda e, quando contém, essa borda geralmente é enfeitada.

Bleach Pen – Caneta a base de água sanitária utilizada para descolorir papéis, tecidos, etc.

Brads – São colchetes (bailarina), daqueles que se usa para fixar folhas, capa, blocos, etc. Existem brads de várias cores, formatos e tamanhos, e podemos usar brads tanto para fixação como para simples enfeite.

Brayer – Rolo de borracha utilizado em conjunto com uma almofada de carimbo para criar fundo de páginas de scrapbooking, cartões, enfeites, etc. Também pode ser usado para remover bolhas de ar das superfícies coladas com papel.

Buffered – Chama-se “buffered” qualquer papel que possui um grau de acidez negativo. Ou seja, ele consegue conter um pouco a acidez de outros materiais (ou de si mesmo com o passar do tempo – veja mais em “lignia”).

C

Caneta de teste de pH – Caneta própria para testar se um papel é ácido, alcalino ou possui pH neutro.

Caneta Gel – Caneta de de ponta média utilizada para escrever o journaling das página de scrapbooking, decorar enfeites, etc. Esta caneta possui uma enorme variedade de cores.

Cardstock – Papel liso e colorido na massa, geralmente usado como base em páginas de scrapbooking, cartões, etc. Possui diferentes gramaturas.

Carretilha – Ferramenta serrilhada nas pontas usada para marcar o local onde se deseja cortar ou costurar.


Chalk
– Veja “Giz Pastel”

CK OK (Creating Keepsakes Okay) – Selo de aprovação para scrapbooking. Produtos que possuem esse selo são considerados seguros para a prática de scrapbooking.

Collage – Forma de composição onde diferentes materiais (tecidos, papéis, etc.) são colados numa superfície.

Color Blocking – Técnica onde blocos de papéis coloridos compõem (diagramam) uma página de scrapbooking ou cartão. Essa técnica também é conhecida por bloco de cores.

Confete – Ou “punchies”, são as figuras de papel que são feitas através dos furadores de papel.

Cores Análogas – Cores que estão próximas umas das outras na roda de cores.
Cores Secundárias – São as cores (laranja, verde e violeta) criadas através da combinação (mistura) das cores primárias.

Cores Terciárias – São as cores (vermelho alaranjado e azul esverdeado, por exemplo) criadas através da combinação (mistura) das cores primárias com as secundárias.

Crop – Ato de cortar a fotografia.

Crumpling – Ato de amassar o papel para criar textura.

Continua…


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.