Lembrando dos trabalhos do passado

Oi, pessoal, boa tarde!

Ando aqui bastante ocupada trabalhando em meus novos projetos, mas sempre que tenho um tempo dou uma olhadinha nas coisas que já fiz e achei um trabalho bem interessante que acho que não tinha mostrado para vocês ainda:


Monotipia feita com telas de serigrafia

Esse trabalho foi feito com telas de serigrafia gravadas com formas geométricas, na verdade quadrados e retângulos em tamanhos diferentes e impressas como nas técnica de monotipia, em impressões únicas.

Nesse trabalho eu sempre começo fazendo o retângulo maior me um tom mais neutro, o cinza, e no tamanho maior, delimitando na folha de papel a área principal da gravura. Essa impressão é a única feita em série, preparo sempre umas 50 folhas, mais ou menos…

Depois começo com com o primeiro elemento, normalmente o maior, que no caso da gravura acima é o retângulo em preto. Faço retângulos em preto em muitas das 50 folhas, mas sempre variando a posição, ou seja, sem ficar a tela na mesa. Coloco a tela direto no papel, na posição desejada, e imprimo.

Na sequência faço o mesmo com os outros elementos, variando as formas e as cores. E deixo a impressão “falhar” de propósito, pressiono de forma desigual e imprimo sobre as cores ainda úmidas, criando “fantasmas” na imagem. É divertido também, bem solto…

Costumo finalizar imprimindo um detalhe menor, um retângulo estreito, por exemplo, apenas com o verniz brilhante da tinta vinílica. As tintas que uso são foscas, por isso o verniz, que é incolor, se destaca apenas pelo brilho. Na foto não dá para ver muito bem, mas fica bem bacana na gravura.

Já fiz um série grande dessas monotipias em serigrafias, participei de exposições com elas e sei que esses trabalhos estão decorando muitos escritórios por aí… É bem diferente do meu trabalho que vocês costumam ver por aqui, mas é bem legal também. E mais antigo. O primeiro dessa série fiz em 1986. Juro!

E já apliquei essa técnica em telas, em um pintura abstrata que está em uma das revistas de telas que ofereço… também ficou legal, para quem gosta de pintura abstrata, é uma ótima opção.

Bem, por hoje é isso, pessoal… Logo volto com novidades. Até lá!


4 comentários em “Lembrando dos trabalhos do passado”

  1. É sempre bom rever o que já fizemos! Melhor ainda, é perceber que arte não tem prazo de validade!!! Parabéns, boa noite e até amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.