SERIGRAFIA

Olá a todos, bom dia…

Ontem postei meu desabafo aqui e recebi o apoio de muitas de vocês que me deixaram um monte de comentários carinhoso, muito obrigada. Irei respodner a todos eles hoje a noite, prometo. Mas já vou adiantando, está tudo bem, a “braveza” já passou. Acho que na verdade o que eu queria mesmo dizer é que esperava um pouco mais de gentileza em retribuição ao trabalho que faço aqui. Eu gosto muito do que faço, gosto de escrever no meu blog e fico muito feliz em saber que ajudo muita gente. E isso vale muito. E mesmo que a gente faça essas coisas sem esperar nada em troca, um “por favor” e um “muito obrigada” sempre são bem-vindos…

Aliás, o que vale mais ainda é a gente ser o que somos, sermos autênticos. Então eu não vou deixar de fazer as coisas que gosto nem deixar de acreditar nas coisas que acredito. Mas mudar pode ser bom, então eu considero essa possibilidade também. Mas isso vai render outra conversa, outro dia.

Mas depois de ter escrito sobre como é trabalhoso fazer serigrafia (até porque tive meus probleminhas semana passada, já compartilhados com vocês), resolvi colocar no papel todas as etapas da técnica de serigrafia novamente (já fiz matérias para TV e revistas com essa técnica) e como prometi no post de ontem, aí vai o passo a passo. Vejam como não exagerei quando disse que é complicado.


Quadrinho com serigrafia

Segue o passo a passo em texto da técnica de serigrafia que prometi:

Para quem não conhece, a serigrafia é uma técnica de impressão e gravura que utiliza telas feitas com um caixilho de madeira ou alumínio e tecido de poliéster, pelo qual fazemos passar a tinta. O processo é fotográfico: a tela é preparada com uma emulsão sensível à luz, que bloqueia algumas partes do tecido, impedindo que a tinta passe. Para cada cor deve ser preparada um tela.

Serigrafia

Materiais necessários:

– Filme rubi para fazer os fotolitos
– Estilete de precisão
– Lápis crayon litográfico
– Caneta preta opaca
– Lápis preto, borracha
– Tesoura
– Régua de metal
– Fita adesiva
– Papel para impressão, pode ser o canson de gramatura 180 ou 220.
– Copos graduados, um com pelo menos 200ml e outro até 20ml
– Telas para serigrafia com poliéster de 120 fios
– Espátula plástica
– Palitos de sorvete
– Estopa
– Emulsão serigráfica vinílica
– Sensibilizante para emulsão vinílica
– Luvas dercatáveis
– Aplicador de emulsão
– Pedaço de espuma larga na medida interna das telas
– Mangueira com jato
– Anti-véu
– Folhas de jornal
– Fita gomada
– Paninho para limpeza
– Esponja para limpeza
– Emulsão já revelada
– Pincel fino
– Radiografia usada
– Fita adesiva dupla face
– Frasco de pet
– Tintas vinilicas nas cores desejadas
– Rodos de impressão em tamanhos variados
– Solvente vinílico
– Água sanitária
– Removedor de emulsão

Observem que são mais de 30 ítens.

Equipamentos necessários:

– Mesa de luz em quarto escuro
– Mesa de impresão
– Cronômetro
– Soprador térmico
– Tanque para lavagem
– Secador de papel ou varal

Modo de Fazer:

– Comece fazendo o desenho no papel canson que será usado como guia. Esse papel deve ter exatamente a mesma gramatura e medida de todas as folhas que serão usadas na impressão. Aproveite para separar os papéis e deixá-los organizados, e reserve cerca de 15% a mais de papéis do que o número de impressões que você deseja fazer porque geralmente perdemos essa quantidade durante as impressões. Se o seu desenho tiver uma margem reta, faça com a régua e centralize corretamente no papel.
– Faça pontos a lápis na parte de cima, de baixo e nas laterais do desenho para usar como registro.
– Para facilitar a visualização de todas as telas que serão gravadas (uma para cada cor), você pode numerar as áreas a lápis.
– Recorte um pedaço de filme rubi maior do que a área do desenho que mais menor que o tamanho da folha de impressão.
– Prenda o filme rubi com a parte fosca para cima sobre o desenho com pedaços de fita adesiva, uma em cada canto.
– Recorte a película vermelha do filme rubi com o estilete de precisão, sem recortar o acetato, contornando o desenho da primeira cor.
– Faça o mesmo para todas as cores, sendo que para cada uma delas você deve usar um novo pedaço de filme rubi e vá prendendo-os um sobre o outro, sem retirar nenhum deles.
– Se o desenho tiver traços, faça o fotolito também com o lápis crayon ou com a caneta preta opaca.
– Prepare a tela que será gravada, lavando-a e desengordurando-a. Aguarde secagem.
– Coloque o fotolito no vidro da mesa de luz e prenda-o com fita adesiva.
– Prepare a emulsão misturando 1 parte de sensibilizante para 10 partes de emulsão vinílica em quarto escuro e deixe descansar por 5 minutos.
– Coloque a emulsão já preparada no aplicador de emulsão, sempre no quarto escuro. Aplique a emulsão primeiro no lado externo da tela e depois no lado interno, inclinando a tela levemente. Limpe o excesso de emulsão das laterais.
– Seque a emulsão com o soprador, tomando cuidado para não aproximá-lo demais da tela.
– Coloque a tela sobre o fotolito, sobre a mesa de luz e sobre a tela a espuma. Feche a mesa ou cubra a tela com um pedaço de madeira
– Ligue a mesa de luz e exponha a tela pelo tempo adequado, considerando que cada mesa tem seu tempo certo. A minha precisa de 2’45 de exposição.
– Leve a tela para lavar em um tanque com jato de água (mangueira com esguicho e pressão) colocando-a em um saco preto até que a tela seja molhada dos dois lados (somente após esse procedimento a tela pode ficar em local iluminado).
– Aplique o anti-véu, mantendo a tela na posição horizontal.
– Retire o excesso de água da tela com folhas de jornal.
– Aguarde secagem da tela (sempre na posição horizontal).
– Aplique fita gomada nos cantos externos e internos da tela. Aguarde secagem.
– Leve a tela para a mesa de luz e observe se há defeitos, falhas na emulsão que fazem com que a luz passe pela tela. Se houver, retoque a tela com a emulsão já revelada (exposta à luz) utilizando um pincel fino. Aguarde secagem.
– Coloque a tela na mesa de impressão e prenda-a bem com as garras na posição correta para a impressão.
– Pegue o papel com o desenho e prenda o fotolito da primeira cor no papel, no local correto, utilizando a fita adesiva.
– Prepare os registros colando tiras de fita dupla face na radiografia e cortando pequenos “trapézios” com cerca de 2 cm.
– Posicione a folha com o fotolito na mesa, na posição exata em que cada folha deve ficar para que a impressão da cor fique na posição exata, como no modelo.
– Coloque os registros na mesa, marcando a posição da folha. Coloque a primeira folha na posição, o modelo, sem o fotolito.
– Prepare a tinta na cor desejada em um frasco de pet, misturando-a com um pouco de solvente.
– Despeje a tinta na parte de cima da tela e com o rodo de impressão, leve-a para a outra extremidade, com a tela levantada, inclinada.
– Abaixe a tela e puxe a tinta em sua direção, imprimindo a primeira cor.
– Retire a folha, coloque-a para secar no secador ou varal e coloque outra folha em branco no local.
– Repita o procedimento até imprimir todas as folhas.
– Retire e guarde o excesso de tinta da tela.
– Limpe a tela com estopa e solvente, utilizando as luvas.
– Depois leve a tela para remover a emulsão, colocando-a em um saco de lixo e aplicando água sanitária sobre a tela molhada.
– Aguarde uns 15 minutos, retire a fita gomada e deixe de molho com mais água sanitária.
– Lave com água corrente, deixe secar e limpe a tela com o removedor de emulsão.
– Lave novamente com detergente e deixe secar.

E são mais de 30 passos também!

Repita todo procedimento para cada cor, se a gravura tiver 6 cores, você deverá fazer o processo todo 6 vezes, se tiver 10 cores, são 10 vezes esse processo. Com sorte, ou seja, se nada de errado acontecer… Então se a gravura tem 6 cores, é preciso passar por umas 180 etapas para chegar ao resultado final. Sem exagero. Cansaram? Pois acreditem, cansa mesmo. Mas fica lindo, não?


Quadrinho serigrafia flor


20 comentários em “SERIGRAFIA”

  1. Oi Cris,

    Ufa!
    Cansei só de ler o PAP,Rsrs.Realmente é bem trabalhoso! Mas é bom você já mostrar como que é para não ter mais estes aborrecimentos.

    Mas que lindo que fica o resultado final.Maravilhoso!
    Beijão e tudo de bom!!!

    1. Oi, Jana, é dá uma canseira, né? Mas foi bom escrever o PAP, eu tinha perdido meus arquivos… No final das contas, todo trabalho é bem-vindo. Beijos!

  2. olá cris
    fico muito feliz por estar melhor ,amei a técnica
    ficou muito linda sabe qual a diferença é que seu trabalho é diferente e muito bem caprichados em todos os detalhes não me canso de ler só assim acabo aprendendo coisas que não sei…..bjks

  3. Olá Cristina, essas telas em serigrafia estão simplesmente um arrasooooooooooooo! Saiba que me inspira a continuar acreditando que é possível fazer arte, criar, e cada peça que fazemos e elaboramos, nos deixa felizes, mesmo com toda a dificuldade, e falta de compreensão por parte de alguns. Fica bem, que Deus te abençoe muito, e seu trabalho frutifique cada vez mais.
    Abraços!!!

  4. Sou artista plástica , e gostaria de fazer serigrafias dos meus trabalhos. Aonde poderia fazer?
    Parabéns por seu trabalho.
    Aparecida,,

    1. Aparecida, se você mesma não tiver seu ateliê, você pode enviar seus trabalhos para estúdios de serígrafos que fazem gravuras para artistas. Eu aprendi a técnica com um serígrafo muito conhecido pelos artistas de japoneses de São Paulo, ou Yurio Okada. Ele fazia as serigrafias do Manabu Mabe e da Tomie Othake. Eu acredito que ele já faleceu, perdi o contato há muitos anos… Mas certamente existem muitos outros estúdios nas grandes cidade.

  5. Cristina, Parabéns mais uma vez! Adoro serigrafia e as suas são especiais pois tem a sua criatividade e talento, assim como todos os seus trabalhos.
    bjs

  6. Cristina , parabéns pelas dicas e informações detalhadas. Estou aprendendo muito com suas dica Muito obrigado e que Deus te dei tudo de bom nesta jornada e seus projetos.
    Araujo Salin Nilopolis RJ

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