Novos DVDs e mais algumas coisinhas…

Olá, pessoal, boa noite…


Gravação do DVD de Bauernmalerei

Faz tempo que não passo por aqui, ando mesmo sumida. Estou me organizando, colocando novos projetos em dia, preparando uma matéria linda para a Revista Make, com minhas árvores (mais não posso contar, é surpresa)… Enfim, estou trabalhando, acreditem!

É que depois de um período intenso de produção, entro naquela fase de recolhimento, fundamental para que as novas ideias venham. Por isso peço a vocês, não deixem de passar por aqui, logo volto ao meu ritmo normal.

E por falar nisso, no meio dessa correria toda alguém me perguntou como era meu processo de criação. Não me lembro quem foi, se foi aqui ou no facebook, mas lembro que fiquei de responder. Então, hoje vou falar sobre isso. O que está acontecendo comigo esses dias ilustra bem como eu funciono, como é meu processo.

Os primeiros dias (às vezes, semanas) são os piores. É quando preciso ficar sozinha, no ateliê, todo dia, dia a dia, sentada, buscando referências, vendo minhas anotações, fazendo esboços, pesquisas… São os piores porque parece que nada está acontecendo. Mas esse tempo é fundamental, eu sei bem disso hoje, que já me conheço melhor.

Esse tempo, na verdade, pode começar bem antes: quando estou fazendo um trabalho e imagino que ele poderia ser feito de outro jeito, quando vejo uma exposição bacana e imagino como o artista fez aquele trabalho, quando assisto um filme no cinema… O que quero dizer é que a gente se alimenta o tempo todo de informações e chega a hora de processá-las. Esse tempo é duro porque não é tão prático, é mais cerebral e a parte prática é mais animada, é produtiva, afinal.

O segredo: não ficar tão ansiosa. Respeitar meu tempo. Perceber quando uma coisa não está funcionando e saber parar, dar um tempinho, refrescar a cabeça. Ser criativo com hora marcada é impossível, então o segredo é se alimentar de informações e referências para ter o que aplicar em seus trabalhos quando a fase produtiva vier. Parece pouco, mas é a chave de tudo. Pelo menos para mim…


Gravação DVD Mandalas

Bem, e mudando um pouquinho de assunto, também queria comentar sobre os novos DVDs que gravei em maio, de Bauernmalerei (Composição de Riscos e Motivos) e de Mandalas, (Com Estudo das Cores).

Eu gravei esses DVDs no final de maio e a previsão era que o estúdio me entregasse tudo em final de junho, um mês depois. Mas, por conta de vários imprevistos (do estúdio), eles ainda não finalizaram a edição. Na segunda eu assisti ao DVD de Bauer e na próxima sexta vou assistir ao de Mandalas. Se tudo correr bem, acredito que semana que vem eles irão para a produção de cópias. Vamos ver… estou mais ansiosa que vocês, acreditem. Mas o bom é que vai valer a pena, eles estão ficando bem legais.

Por enquanto, é esperar… Aguardem! E boa noite para vocês!


14 comentários em “Novos DVDs e mais algumas coisinhas…”

  1. Oi Cris, adorei a forma como você busca as suas inspirações!
    Gostaria de receber sua visita no meu blog, me sentiria honrada com sua presença.
    Bjs e parabéns pelos seus trabalhos.

  2. Cris, esse tempo que vc fala é tb conhecido como ócio criativo né? Eu o vejo como um tempo santificado pq nos coloca em contato profundo com um mundo muito particular e íntimo, mesmo que os estímulos sejam externos. Acho que isto fala um pouco da origem da palavra Sacerdócio. Que é a insignia das pessoas que em contato íntimo com o que é santo descobrem uma forma nobre e o que “Fazer do Ócio”

    Beijos

    1. Sim, ócio criativo, Nívia… O tempo que a gente precisa para deixar a cabeça viajar e chegar mais longe. Não é fácil para quem se culpa demais, mas é importante. Beijão!

  3. Cristina, a informação, a pesquisa é tudo… por isso que te agradeço sempre por trazer trabalhos tão legais, exposições, etc para gente ver, eu que moro no interior que não acontece nada é melhor ainda. Acho muito difícil criar, colocar tudo que conseguiu ver e transformar numa ideia e depois colocar em prática. O tempo todo tenho idea que não consigo canalizar, pois não vou até o fim ou seja não consigo por em prática, não coloco a mão na massa, fico ansiosa e como num passo de mágica as ideias vão embora, mas ainda vou conseguir. Obrigada sempre!!!!
    bjs

    1. Oi, Jacqueline, nossa, que bacana seu comentário, sabe que ele veio a calhar com uma ideia que ainda estou desenvolvendo, mas que agora, com seu comentário, parece perfeita: vou desenvolver umas reportagens sobre as visitas às exposições que faço por aqui! Juro, pensei nisso domingo passado, fui ver a exposição do Portinari no MAM e pensei nisso. Bom saber que será bem-vindo. E quanto à sua ansiedade, relaxe. Eu sou do mesmíssimo jeito. O negócio é quantidade, quanto mais a gente faz, um tantão se perde, mas um outro tanto, menor, se aproveita. Eu tive um professor na faculdade que dizia, quem quer fazer arte, é 99% de transpiração e 1% de inspiração. Acho até que essa é uma frase famosa de alguém, não sei quem… Mas é isso mesmo, a gente tem que fazer muito para aproveitar um pouco, relaxe e vá fazendo… Beijos!

  4. Oie Cris… é posso dizer que saudades…rsrs
    Mais minha visita por aki é sempre garantida…e sempre aguardando suas novidades… beijoss

  5. Oi Cris, tudo bom?

    Agora estou voltando ao normal,rsrs…minha filha já voltou a escola e estou me organizando nas minhas artices.
    Legal saber como você busca suas inspirações…comigo é mais ou menos assim..busco nas revistas, internet, nos blogs amigos, e vou anotando no meu caderninho, oque eu achei legal.Recorto de revistas e colo lá,uma fita bonita, um tecidinho…a minha filha me ajuda também com idéias,acho bacana,rsrs…
    Bom, com certeza os DVDs estão maravilhosos! Não vejo a hora de ter o meu,rs.
    Beijos e tudo de maravilhoso!!!

    1. Oi, Jana, sem dúvida a gente precisa de tempo e disponibilidade para se organizar. Bom saber que está tudo melhor agora. Sim, isso que vc faz é o que faço também… Acabo de aprovar a edição final dos dvds, se tudo der certo, semana que vem eles já estarão a venda na LOJA do meu site. Ficaram muuuuito legais! Beijos…

  6. Oi Cris… incrivelmente, me sinto assim… Antes de ler seu post, estava um pouco triste, por pensar que não estou produzindo nada, deu uma parada nas vendas…
    Estava meio que em crise de identidade rsrsrs…
    Mas que bom que lí suas palavras experientes, e mais uma vez, você me ajudando a animar…
    É muito bom ouvir a experiência de quem já vivenciu isso, e acredito que deva ser assim mesmo a vida de artista rsrsrs.. ora cheia de ideias e criatividade, ora “colhendo informações”, como você mesma disse. rsrsrs…
    Beijão, sucesso nas matérias e nos Dvd’s.
    Até mais.
    🙂

    1. Carol, não desanime, garota, esse nosso trabalho não é nada fácil… acho que as pessoas banalizaram um pouco, ser criativo não é nada fácil. Fico feliz em saber que dividindo minhas aflições também estou ajudando, e acredite, não é fácil mesmo, respeite seu tempo e o mais importante, seja você mesma sempre, não tente fazer o que os outros fazem só por achar que é melhor, nem fique se comparando com os outros. O que nós precisamos e nos usar como parâmetro, ou seja, melhor o que a gente faz, não competir com os outros. Assim é que progredimos. Beijo grande para vc! E muito obrigada pela carinho…

    1. Oi, Eliana, que bom que você gostou da visita, vou me programar para voltar mais vezes… Obrigada por acompanhar meu trabalho também! Beijos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.