AQUARELA SOBRE PAPEL (SEGUNDA AULA) – 207

Olá, amigas (os)…

Meu post vai entrar um pouco mais tarde hoje, afinal é domingo e eu mudei minha programação do dia, você me entendem, não?

De todo modo, espero que vocês aproveitem e se inspirem com essa segunda aula de aquarela, afinal essa é uma pintura muito, muito legal…

Vamos lá:


Paisagem com aquarela

Ontem eu já havia comentado na primeira aula sobre essa técnica que uma das características mais marcantes da aquarela é a transparência das tintas e o efeito obtido com a sobreposição das cores. Esse é, inclusive, um dos exercícios mais importantes que fazemos na prática dessa técnica, a sobreposição das camadas de tinta para obter não apenbas novas cpres, ams sobretudo o efeito de profundidade, de luz e sombra.

Veja abaixo um dos exercício que fiz durante as aulas:


Exercício com sobreposição de cores e diferentes diluições

Vaja como é possível conseguir diferentes tonalidades e até criar novas cores quando fazemos as sobreposições durante a pintura com aquarela. Na casinha, por exemplo, a sombra do telhado foi feita com uma pincelada de laranja e mais uma camada de sépia, que também passa pela porta e pela janela, mudando as cores desses elementos também.

Na pitnura das paisagens ess eefeito aparece em todos os elementos, e é muito fácil de obsrevar sobretudo na pintura de céus, montanhas e vegetações.


Mais uma paisagem…

Algumas dicas importantes para quem quer se iniciar nessa técnica:

– O papel utilizado nas pinturas com aquarela precisa ser especial, com maior absorção, uma vez que essa é uma técnica “úmida”. Por isso procure papéis próprios para aquarela, sobretudo os que são fabricados com 100% algodão, uma fibra diferente da celulose, normalmente utilizada na fabricação de papéis. o algodão é mais absorvente, por isso o reslatdo do trabalho fcia muito melhor.

– É recomendável que o papel da aquarela seja umedecido antes do trabalho, para que a absorção das tintas seja mais uniforme, para que a pintura não seque tão pápido e para que não se formem manchas, marcas da tinta secando.

– Para umdecer o papel você pode usar dois métodos: ou molhar o papel antes ou predê-lo na mesa com uma fita crepe e depois molhar com um pincel bem largo de pelos macios pegando bastante água (a fita serve para prender o papel e evitar que ele fique envergado com a secagem).

– Os pincéis indicados para pintura em aquarela devem ser de pelos naturais, mais “cheios” e suaves. Isso porque trabalhamos com a tinta bem diluída, e somente os pincéis de pelos podem absorver essa água. Pincéis de filamentos sintéticos ou de cerdas não “carregam” água, mas podem servir para criar efeitos diferenciados.


E mais uma paisagem com aquarela…

Os modelos que apresentei nesses dois posts retratam paisagens pintadas de um jeito mais convencional, mas as aquarelas não se aplicam apenas nesse estilo de pintura, podem ser usadas em trabalhos mais modernos, soltos, estilizados…

E como vocês já conhecem meu esitlo, podem imaginar que eu me identifico muito mais com esse tipo de trabalho. Então aguardem porque em breve colocarei algumas sugestões assim por aqui. De todo modo, aproveitem as dicas, porque o conhecimento técnica é sempre importante.

Então leiam as dicas, experimentem os materiais, pratiquem um pouco e em breve esse tema estará de volta por aqui… Até mais!


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