E a última madeirinha pintada…

Ah, essas rodelas de madeira renderam, viu, gente? Mas que bom! Essa era a ideia mesmo…

As minhas oito “rodelas” pintadas

Na foto acima vocês podem ver, elas foram cortadas de um mesmo tronco, que eu achei na rua e logo imaginei que dariam ótimos trabalhos.

Quando eu pensei nesse tema para os primeiros posts desse novo momento em meu blog, “Não é só um pedaço de madeira”, é claro que eu apostava que seria interessante e renderia bem. Mas confesso, fiquei mesmo muito feliz com a resposta: muitas pessoas elogiando, perguntando, querendo saber mais. Madeiras são apaixonantes mesmo!

E como têm sudo bom falar disso tudo em minhas redes sociais… Aliás, nessa semana, em meu canal de vídeos no yutube, vou falar um pouco mais sobre esse novo momento.

Fiquei de mostrar aqui algumas formas de se usar essas madeirinhas, então aí vai:

Uma sugestão de uso é assim, na prateleira, como um enfeite.
Outra opção, penduradas na parede

Elas são decorativas, portanto podemos usar como quisermos… mas essas duas opções acima são as que eu mais gosto: apoiada, em uma prateleira, junto de outros objetos legais, livros, flores; e na parede, em conjunto, formando uma composição. Para pendurar você tanto pode usar fitas adesivas fortes, próprias para isso, como colocar um ganchinho do tipo triângulo na parte de trás de cada uma, como um quadrinho.

O bom é poder variar, mudar de ideia, fazer como a gente quiser. E como elas foram enceradas, não vão se sujar ou estragar, para limpar basta passar um paninho seco.

Mas quero aproveitar esse post para contar a história da oitava madeirinha que pintei, uma que ficou de fora da primeira leva. Como elas foram cortadas manualmente, a primeira delas ficou com um defeito, a madeira estava rachada e uma lasca se soltou da parte de trás. Eu não havia pintado essa oitava madeirinha por isso, e a deixei de lado no ateliê.

A última delas, que têm um defeito na parte de trás…

Mas, quando voltei para cá e fui olhar todas novamente, me deu vontade de pintá-la, eu estava trabalhando em outro projeto, sobraram algumas tintas na paleta, e não tive dúvida, decidi fazer um motivo mais estilizado, uma versão da Pintura Bauernmalerei bem legal, que a gente encontra muito nas buscas pelo estilo por aí. E gostei! Ela ficou divertida, colorida, e ainda me deu vontade de pintar algumas peças nesse estilo também.

A oitava madeirinha, com sua pintura Bauernmalerei mais estilizada.

O Bauern é assim, nos inspira de todos os modos, em vários estilos, e sempre com muito gosto pela pintura. Como digo sempre, coisa boa!

Viver entre pincéis e tintas

Hoje eu tive um dia bom de ateliê: terminei um tear, fia mais duas páginas do meu caderno de técnicas, pintei mais uma página do meu novo caderno de motivos, finalizei umas peças que estavam prontas para serem envelhecidas, pintei outras duas, quase terminei mais uma. Amo o que faço, e adoro pintar. E me pego super angustiada nos dias em que meu trabalho não rende.

Tear finalizado

Ano passado eu estava aqui também, em meu Ateliê na Mantiqueira, finalizando as peças para meu livro. Que saudades, que tempo bom! Foram três semanas produtivas, divertidas, preenchidas com tudo que gosto: a vista, a prática de atividade física, o trabalho.

Mais uma página do meu caderno com gravura, serigrafia e costura…
E é uma página dupla.

Mas nem sempre é assim, naturalmente… e os dias em que não produzo nada me causam uma grande angústia. Talvez não devesse ser assim, talvez eu devesse me dar por satisfeita sempre, mas juro, não consigo.

Dia bom é dia em que pinto, bordo, teço, imprimo, gravo, colo, recorto, desenho… Ou seja, dia bom é dia de fazer algo com as mãos. Coisa boa!

Mais peças com Pintura Barroca, em breve por aqui…

E por falar em coisa boa, em breve vou contar a história dessas duas caixinhas aí acima… elas fizeram meu dia feliz hoje, e ainda vão fazer muito mais, aguardem!

Do básico às novas criações

As primeiras pinceladas da pintura Bauernmalerei são as que irão te conquistar, acredite!
Essa pintura tão gostosa de fazer e tão bonita de se apreciar é assim, apaixonante, justamente porque pode ser reproduzida e aplicada de inúmeras maneiras.  Basta um pouco de treino e mais um tanto de capricho e ela vai florescendo, do seu jeito, e com o seu toque.

Para começar as pinturas, os Guias de Pinceladas são os mais indicados, pois além das principais flores do Bauernmalerei tradicional, eles também trazem riscos bastante versáteis, para serem aplicados em diferentes peças.

Para avançar um pouco mais, recomendo as Pranchas de Motivos, que você pode combinar de diferentes maneiras, criando, assim, seus próprios e exclusivos riscos.

E, para dar um toque ainda mais atual, os Novos Guias de Pinceladas apresentam motivos florais bem diferentes, mais contemporâneos, e que ficam lindos em peças criativas, com essas lindas rodelas de madeira natural, mas também em outros objetos e até mesmo pequenos móveis.

E a madeira vira arte…

O tema desse mês de lançamento do meu novo blog é o “não é só um pedaço de madeira”, como escrevi nos posts anteriores.

E tudo isso porque amo essas verdadeiras preciosidades, um pedaço qualquer de madeira, que para mim, é melhor que uma tela em branco, é um verdadeiro convite para pintar.

Um pedaço de cerca já gasto pelo tempo pode virar um lindo quadro…

O que acho mais bacana nesse caso é que a gente faz a pintura sobre o fundo natural da madeira, sempre tão bonito, e que pode variar bastante, dependendo do tipo de madeira, se ela já foi usada em alguma construção, ficou exposta ao tempo ou não. Essa, acima, era de uma cerca, e como ficou no tempo, já tinha um aspecto natural de “gasta”, e fica muito bonita depois de pintada. Mas elas também precisam de alguns preparos…

O primeiro passo é lixar bem as madeiras, começando com uma lixa grossa para madeira, n. 150. Eu tenho usado lixadeira elétrica, que é muito bacana sobretudo para peças planas, mas você pode lixar manualmente também, é claro! E depois de lixar com a lixa grossa, finalize com a média, de n. 220. É bom termos uma lixa d’água, que é bem mais fina, também, pode ser a n. 400 ou até mesmo uma 600. Mas o lixamento fino faremos depois.

Eu gosto de aplicar um produto para evitar cupins em madeira, porque, como elas ficarão “ao natural”, isso pode acabar acontecendo. Existem diversos produtos para esse fim, e são facilmente encontrados em lojas de materiais de construção. Eles devem ser aplicados tomando todos os cuidados que o fabricante indica, usar máscara, luva, fazer a aplicação em local arejado. Parece algo complicado, mas não é: eles vêm em forma líquida, e aplicamos com pincel, deixando secar em seguida. Eu costumo aplicar nas madeiras e deixá-las “descansando” por ao menos uma semana, até para que o cheiro mais forte passe. Caso você more em um apartamento, o que tornaria mais difícil esse processo, eu recomendo que você aplique um veneno em spray, desses de uso doméstico, por toda a madeira e a também a deixe “descansar” por uns dias.

E então você pode seguir dois caminhos: aplicar uma seladora para madeiras, que pode ser um verniz acrílico fosco (líquido) ou goma laca, de preferência incolor, ou até mesmo uma seladora para madeiras, dessas que encontramos nas lojas de materiais de construção, e que também se aplica com pincéis, ou usar um verniz fixador fosco em spray. A função desses produtos é selar, fechar os poros da madeira para que ela não absorva demais as tintas que iremos usar na pintura.

Depois de aplicar o produto que desejar e deixar secar completamente, eu volto a lixar mais uma vez a madeira, apenas com uma lixa d’água fina, como falei acima, de n. 400 ou 600, já que o lixamento principal já foi feito. E aí então a madeira está pronta para receber a pintura do motivo.


A pintura é feita mesmo com as rachaduras e veios da madeira aparecendo.

Madeira é um material perfeito para as pinturas decorativas, e tintas acrílicas e PVAs, que são as que eu uso, se aplicam muito facilmente. A escolha da tinta é sempre uma opção pessoal… eu uso ambas, indistintamente. E falo um pouco sobre as diferenças entre cada uma nesse vídeo que você pode assistir em meu canal.

O conjunto acima foi pintado com as acrílicas decorativas foscas, as seis madeiras de fora, e a do centro foi pintada com PVAs decorativos.

Para esse conjunto acima eu preferi os acrílicos decorativos para os motivos mais tradicionais do Bauernmalerei, que fiz com os Guias de Pinceladas e Pranchas de Motivos do meu ateliê, porque trabalhei com cores mais básicas, e pinceladas mais marcadas. E optei pelo PVA para pintar o motivo central, com o meu Novo Bauernmalerei, seguindo os motivos dos Novos Guias de Pinceladas, porque são motivos em que mesclamos mais as cores, e os PVAs são levemente mais fluídos e perfeitos para isso. Mas a escolha das tintas e cores é sempre muito pessoal, experimente fazer algumas experimentações e veja quais são as suas preferências.

Pincéis da linha Cotman, que uso para pintar o Bauernmalerei

Enfim, me perguntaram como usar essas madeiras, se podemos fazer quadros, pendurar na parede… Sim, elas podem ser usadas na parede, e para isso basta colocar um ganchinho tipo triângulo no verso, mas você pode usá-las em prateleiras, na decoração, sem nenhum suporte ou gancho, como fiz em meu Ateliê na Mantiqueira.

Detalhe da prateleira de meu ateliê.

Técnicas de pintura e trabalhos manuais