E as madeiras redondas…

Fiquei muito feliz porque em meu novo perfil no instagram, o @bauern_da_cris muitas pessoas curtiram e me perguntaram sobre essas madeirinhas redondas, ou “rodelas” de madeira.

Um close das primeiras pintadas…

Como eu as fiz, como preparei, o que passei antes de pintar, como vou usá-las…

São tantas as perguntas que achei bacana fazer um post aqui. Mas já adianto, vai ter um vídeo com a pintura em passo-a-passo de uma delas em meu canal no youtube também, fiquem de olho!

Enquanto o vídeo não fica pronto, vou respondendo as perguntas por aqui e passando algumas dicas.

Bem, em primeiro lugar, eu consegui essas madeirinhas porque eu vivo literalmente “catando” todo tipo de madeira que encontro no caminho, e não é de hoje! Como eu também faço xilogravuras (gravura em madeira) e trabalho com livros de artista usando madeiras, sempre que encontro um bonito tronco caído, na roça ou na cidade, de alguma poda, eu pego (e sempre peço se ele for de algum vizinho, naturalmente).

Esse tronco foi de uma poda aqui em São Paulo, onde moro, e peguei há uns dois anos na rua. Levei para casa e deixei secar naturalmente, por semanas. Isso é muito importante porque não dá para serrar os troncos com a madeira verde ou úmida, ela acaba rachando, abrindo. Eu simplesmente deixei em um local seco e arejado por dias e dias até secar.

Depois, eu levei para uma marcenaria e pedi para um marceneiro serrar a mão. Eu não tenho serra elétrica, e é difícil serrar essas madeiras manualmente, e essas, em particular, ficaram um pouco irregulares, e não serviriam bem para as xilos, porque elas têm desníveis, a superfície não é completamente plana. Mas eu nunca desisto de madeiras, porque, afinal, “não é só um pedaço de madeira”, né, gente?

Elas sempre podem virar lindas peças artisticamente trabalhadas, então eu as guardei.

Mas aqui vai uma dica: algumas dessas grandes lojas de materiais para construção e decoração ou lojas de jardinagem vendem essas bolachas de madeira prontas. Não exatamente iguais, mas muito parecidas, em geral são de pinus ou eucalipto, madeiras que podem ser comercializadas.

Quando comecei a pensar em temas para trazer aqui em meu blog renovado, logo me lembrei dessas “bolachas” de madeira, e tratei de resgatá-las em meu ateliê. Aí, com uma lixadeira elétrica manual, eu lixei muito bem os dois lados de cada bolacha. A lixadeira elétrica é uma excelente aquisição para quem pinta madeira, eu tenho a minha há uns três, quatro, anos. Demorei um tempão para aderir a ela. Mas mudou minha vida, fica muito mais fácil trabalhar, e muito mais rápido. Recomendo!

Madeiras lixadas, tudo pronto para a pintura: o fato da superfície não ser totalmente plana não afetaria o trabalho. O importante é que não tivessem farpas ou soltassem fiapos. Aí comecei a pensar o que fazer com elas.

Como eu queria começar com o Bauernmalerei do começo mesmo, nada melhor do que pintar os motivos mais básicos, dos meus Guias de Pinceladas. Então mão as obra e comecei!

Eu pintei as madeiras cruas, sem um fundo. Eu adoro madeira natural, acho bonito o efeito dos veios, dos nós, a mudança de texturas e cores. Então por que não, não é mesmo?

Mas para dar as pinceladas do Bauernmalerei bem “certinhas”, o pincel redondo precisa deslizar facilmente pela superfície, então eu “selei”a madeira com verniz em spray fixador de acabamento fosco. Eu poderia ter usado goma laca incolor, verniz acrílico incolor ou mesmo uma seladora para madeiras a base de água. Mas eu estava sem esses produtos a mão, e o verniz spray deu certinho.

Ele sela, que quer dizer, fecha um pouco os poros da madeira, de forma que a tinta não seja absorvida de uma vez só. Isso é muito importante para que a pintura fique bem legal. Dica do ateliê aqui para vocês!

Bem, depois foi aquela coisa: escolher os motivos que eu ia pintar, passar o risco com papel vegetal e carbono e começar a pintar. Além dos Guias de Pinceladas, eu usei motivos das minhas Pranchas de Motivos também, escolhi flores e folhas para criar outras três madeirinhas pintadas, e como eu tinha 8 bolachas, a última, a central, eu pintei com os motivos dos meus Novos Guias de Pinceladas.

Para fazer as pinturas eu usei pincéis redondos, claro, como sempre deve ser no Bauernmalerei. Usei os das marcas Cotman e a nova marca que estou usando, Keramik (depois vou falar mais deles aqui no blog).

E pintei com os acrílicos decorativos de acabamento fosco da marca Corfix. Só o último, motivo central, que pintei com os PVAs decorativos da mesma marca. Aliás, sobre as tintas que uso, assistam esse vídeo sobre acrílicos e pvas aqui em meu canal, acho que vai ajudar vocês a escolherem a tinta que mais preferirem.

Todas as “bolachas” pintadas com os motivos dos meus Guias e Pranchas.

Por fim, me perguntaram como vou expor essas madeirinhas pintadas, se vou usar suportes, se vou pendurar…

Bem, as duas opções são válidas, com pequenos ganchinhos tipo triângulo no verso é possível pendurá-las e formar uma bonita composição na parede. Ou então, com suportes desses de pratos, pequenos, é possível apoiá-los em pé em alguma estante. Mas mesmo sem os suportes, a gente pode usar a imaginação e colocar as madeiras pintadas, simplesmente onde quisermos, não é mesmo?

Vou ficar devendo a foto que ilustraria essa parte do post, porque ainda não fiz uma ambientação com minhas madeiras pintadas. Mas prometo que vou fazer e trazer aqui para mostrar a vocês. Continuem me acompanhando aqui e nas redes sociais!

Abraços, e lembrem-se, não é só um pedaço de madeira!

Um novo espaço

Mudanças são necessárias, não é mesmo? Sempre! A gente muda para se adequar, para renovar, para se realinhar com o nosso momento, dar ainda mais significado para aquilo que já é tão impotante.

Assim foi por aqui.

Em meu ateliê em São Paulo

Meu blog é o maior acervo do meu conteúdo didático: aqui ensinei, em inúmeros posts, todas as técnicas que conheço, faço e já fiz. São passo- a-passos com fotos, textos, vídeos, além de inúmeras fotos com ideias, sugestões e inspirações.

Com a mudança nas redes sociais e a chegada de outros canais de comunicação, eu quase desisti do blog e pensei em tirá-lo do ar algumas vezes. Felizmente, isso nunca aconteceu, e por conta do meu trabalho para meu livro da Pintura Bauernmlarei, ele ganhou um novo significado.

Além desse acervo com tudo que já postei, e que agora ficou mais fácil de consultar, novos posts virão, do mesmo jeito, com fotos, textos, em vídeos… Vou concentrar meu foco no Bauern, naturalmente, mas outras técnicas e dicas que achar interessante, também passarão por aqui.

Além disso, as novidades do meu ateliê, as novas peças na loja, novos materiais para venda e tudo que eu estiver fazendo, tanto em meu ateliê em São Paulo como em meu Ateliê na Mantiqueira, estarão aqui também.

Que alegria!

E para saber quais são as novidades por aqui, basta você assinar a newsletter abaixo, e, mensalmente, você receberá, por email, uma cartinha minha contando tudo que fiz e estou fazendo. Será um prazer dividir tudo isso com você sempre!

Ah, sim, e muito obrigada por me acompanharem por aqui, você é que dão o real significado para tudo isso que faço.

O blog vai mudar. De novo!

Eu já disse a vocês aqui que adoro esse meu espaço, meu blog, não é mesmo?
Entra redes sociais, sai redes sociais, e o meu blog vai ficando…

É verdade que meu posts por aqui mudaram de perfil, e tenham sido mais compartilhamentos dos meus vídeos do que posts elaborados especificamente para esse espaço. Mais isso tudo vai mudar. E oba! Adoramos mudanças!

Bom, eu adoro, e estou muito animada com a mudança que virá por aqui. Mas todo conteúdo mais importante do meu blog continuará disponível, afinal, são anos e anos de postagens, e alguns períodos foram bastante marcantes para serem esquecidos. O ano de 2010, por exemplo, como minha ação de “1 post por dia” por aqui, foi tão especial que até rendeu um prêmio. Ganhei o “Artesão do Ano” 2011 na categoria “Incentivo ao Artesanato”, e foi muito bom.

Depois, em 2015, veio uma nova mudança: após fazer a edição de capa da Revista Make (que saudades!) com meu Nobo Bauernmalerei, decidi investir no meu novo site, o Cores da Cris, e nos meu canal de vídeos no youtube, que eu já tinha desde 2010, mas que precisava de uma renovação…

Com o novo site, que você pode visitar aqui, eu quase desiste desse blog, quase o tirei do ar. Mas como, se esse é um espaço com tanta história para mim, e tanto conteúdo legal do meu trabalho nesses anos todos? Pois é, não ia dar! E ele ficou, meio de lado, é verdade… mas por absoluta falta de tempo da minha parte… com tantas novas redes sociais, fica difícil dar conta de tudo.

Enfim, ele ficou, e vai mudar de novo, vou organizar melhor o conteúdo, deletar algumas coisas que já não fazem sentido, e focar nesse espaço para falar de técnicas e de pintura, sobretudo do Bauernmalerei. Ele vai mudar de cara, vai ter uma organizada (e limpada) nos conteúdos, e vai continuar ainda mais interessante para quem me segue por conta disso, técnicas, dicas e muitas sugestões de trabalhos bacanas.

Garanto que isso não vai faltar! E vai ficar mais bonito também! Não vejo a hora de mostrar para vocês! Ah, e vou organizar uma newsletter mensal, com conteúdo bacana aqui, e que você poderá receber por email, logo darei mais informações.

Aguardem, e fiquem por perto! Estou muito animada, espero que vocês também! 😉

Técnicas de pintura e trabalhos manuais