Arrumando a casa… achei o baú!

Essa semana foi semana de arrumação aqui no meu ateliê, no ateliê da minha casa, nas minhas gavetas, guarda-roupa e papelada…
De vez em quando a gente precisa fazer essas arrumações, não é mesmo?

Eu estava com tanta coisa acumulada e mal guardada aqui no ateliê, que uma das salas estava literalmente interditada, não dava nem para andar. Com as coisas no lugar tudo fica melhor, e o espaço aberto servirá para a produção de novas peças e novos trabalhos.

Tem hora que tudo que a gente precisa é disso, abrir espaço para o novo…

Pois nessa de arrumar tudo, cheguei ao meu mais antigo baú, aquele onde guardo minhas revistas, publicações, fotos e arquivos do meu trabalho em todos os meus 26, 27 anos de carreira… e quanta coisa!

Rever as publicações é legal, vejo o quanto eu fui mudando, como meu trabalho foi evoluindo, melhorando…
E mais, vejo quanta coisa eu já fiz! Tanta coisa que até assusta!

E olha que essa é só uma parte, porque muita coisa que fiz enquanto trabalhava para as empresas Acrilex e Corfix acabei não guardando, são coisas que ficaram nas empresas. Mesmo assim é um montão de coisas, afinal minha primeira matéria em uma revista foi em 1988.
Deve ter gente aqui lendo esse post e que nem tinha nascido ainda!


Meu primeiro baú

Mas o mais curioso de tudo foi “achar” no meio da bagunça daquele quarto que estava interditado meu baú, o primeiro baú que pintei com algo parecido com a pintura bauernmalerei, que me acompanha nesses anos todos e guarda meu arquivo.

Olhando para ele vejo claramente como eu melhorei na pintura.
Ele é visivelmente uma das minhas primeiras peças, os arranjos meio tímidos, as flores meio desencaixadas, as pinceladas imprecisas… Mas é bom ter como comparar uma peça de anos atrás com as peças que fiz mais recentemente.

A pintura, como toda técnica, pode ser aprimorada, e quanto mais a gente pratica, melhor fica. Por isso sempre falo, praticar é fundamental, e aprender é para todos. O que a gente não pode nunca é achar que não está bom e desistir. Se a gente não insiste e segue adiante, nunca vai ficar bom, acreditem.

E quer saber? Adoro o meu primeiro baú!
Ele têm história, uma história comigo, me acompanha em meus diferentes ateliês, desde o primeiro, ainda na minha casa, e espero que continue me acompanhado por muito tempo ainda, com suas pinceladas tortinhas e flores meio esquisitas.

Gosto dele assim mesmo, com suas imperfeições e esquisitices, poisnele é exatamente como nós somos. 🙂


3 comentários em “Arrumando a casa… achei o baú!”

  1. Oi Cris!

    Que lindo o baú ! de longe eu não estou vendo nenhum defeito.Está maravilhoso! adorei as cores!

    Algumas das revistinhas que estão na foto eu tenho.Achei em um sebo no Centro de Santo André.

    Deve ser uma sensação muito boa quando vemos que progredimos naquilo que gostamos.Você está cada dia melhor!
    Beijos e um ótimo fim de semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.