ALMOFADA GATO – 47

Oi, pesoal…

Quem não gosta de um a pintura de gatos, não é mesmo? Eles são muito fotogênicos mesmo… Eu até confesso que prefiro a companhia de cachorros, e mais recentemente de coelhos (já mencionei o Napoleão, não é? – Qualquer hora dessas coloco uma foto dele aqui), mas não há bicho mais legal de pintar que gatos…

Então aí vai minha sugestão para hoje:


Almofada gato

A técnica não tem nenhum segredo, é uma pintura em tecidos bem convencional, mas vou aproveitar o espaço para falar um pouco de pintura, tintas e pincéis…

Eu gosto de usar nas minhas pinturas em tecidos uma técnica que acabei desenvolvendo com o tempo e a prática da pintura em tecidos, o sombreado feito com pincel pata-de vaca. A pintura em tecido é muito popular, e talvez por isso muita gente imagine que é fácil pintar tecidos, mas na verdade é um material bem ingrato: se você não souber fazer ou não fizer direito, não há como corrigir ou repintar sem que o acabamento da pintura fique comprometido. É preciso, além da prática, uma precisão particular para obter bons resultados em tecido.

Essa técnica sombreada consiste em pintarmos uma área com determinada cor e sombreá-la em seguida, ainda úmida, com um tom um pouco mais escuro, “úmido sobre úmido” e usando o pincel pata-de-vaca, que é um tipo de brochinha com os pêlos posicionados em diagonal.

A tinta para tecidos também precisa ser de boa qualidade, e de preferência não secar muito rapidamente nem ser muito plastificada, já que será feita uma sobreposição de camadas de tinta. Eu utilizo as tintas da marca Corfix, e acho que elas são as que melhor se adaptam à esse procedimento.

Para quem não conhece muito os tipos de pincéis, aí vai uma foto:

[img:pinc__is_tecido.jpg,resized,vazio]
Pincéis que utilizo em tecido – da marca Pinctore Tigre

Os pincéis básicos que utilizo para pintar tecidos são:

– Pincéis chatos e chanfrados (Ref. 433 e 437) da Tigre, feitos com filamentos sintéticos (cabos azuis), ideais para aplicar as tintas em fundo de tecidos mais finos como popeline e tricoline de algodão. Os pincéis chatos são ideais para pintar áreas grandes e preencher espaços e os pincéis chanfardos são indicados para pintar cantos, curvas, áreas pequenas e detalhes.

– Pincéis chatos e chanfrados (Ref. ) da Tigre, feitos com cerdas brancas (cabos amarelo e branco), bons para aplicação de fundos em tecidos mais grossos e encorpados, como panos de prato, algodão cru e lona.

– Pincel pata-de vaca (Ref. 152) da Tigre, feitos com cerdas brancas e ideais para fazer os sombreado dando batidinhas de tinta úmida sobre fundo úmido, em qualquer tipo de tecido.

– Pincéis linner (Ref. 302) da Tigre, de pelos de marta, ideais para contornos e detalhes em filetes. Com esse tipo de pincel é indicado o uso da tinta para tecidos ligeiramente diluída em água.

O jeito de fazer é o seguinte:

– Essa almofada foi feita em popeline branca. Sempre recomendo que os tecidos sejam lavados antes da pintura para retirar qualquer resíduo de goma.
– Estique o tecido em uma placa de madeira preparada com cola permanente, para que o tecido fique bem firme e esticado. Passe o risco com papel vegetal e carbono.
– Comece a pintura pelo corpo do gato. Aplique uma cor de fundo (lilás, por exemplo, utilizando so pincéis 433 3 437).
– Depois, antes que a tinta lilás seque, pegue a cor magenta com o pincel pata-de vaca e sombreie a pintura, batendo com o pincel apenas nas bordas e ao redor da área, de maneira a meschar as duas cores suavemente em uma detreminada região da pintura, sem cobrir tudo com a segunda cor.
– Continue o precesso, cada parte de uma vez e com suas cores correspondentes, sempre um tom mais clara em baixo e um mais escuro em cima. Pinte por partes para que a tinta de baixo não seque entes de ser sombreda.
– Utilize pincéis de tamanhos adequados às áreas que serão pintadas.
– Quando terminar de pintar o motivo (gato), pinte, da mesma maneira, o fundo da almofada. Note que todo tecido foi pintado, já que ele era originalmente branco. Eu escolhi um tom de azul bem parecido com a cor azul do corpo do gato. A área pintada foi o quadrado que fica para dentro do acabamento feito com sianinha ouro na frente da almofada. Aguarde secagem.
– Para completar, aplique a tinta para tecidos metálica na cor ouro com o bico aplicador do frasco de tinta, contornando todo motivo e fazendo os detalhes (veja foto e texto abaixo).

[img:bisnaga_vazia.jpg,resized,vazio]
Kit Fine Linner Corfix

Essa é a bisnaga da tinta 3D com seu bico aplicador de plástico e a ponteira metálica para fazer traços mais finos. Se você não tiver o kit, utilize uma bisnaga vazia de tinta que você pode guardar e lavar. Coloque a tinta para tecido ligeiramente diluída em água (com 10 a 15%) de água dentor da bisnaga utilizando uma seringa sem a agulha ou funil de bico fino e aplique a tinta sobre a pintura com o bico aplicador.

Bem, essa é a técnica sombreada de pintura em tecidos que eu faço. Veja em meu site, que é o www.cristinabottallo.com.br mais sugestões na página ATELIER – GALERIA – PINTURA e no PASSO-A-PASSO Técnicas de Tecido. E para quem quer saber tudo sobre essa técnica de pinturam recomendo meu KIT com DVD de PIntura em Tecidos + 3 Revistas com passos e riscos. Vejam em meu site na página LOJA como pedir.


DVD Pintura em Tecido + Revistas

Um bom dia para vocês e até amanhã,
Cristina


Um comentário em “ALMOFADA GATO – 47”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.