CRAQUELADO EM VIDRO – 56

Bom dia!

Essa semana eu estou numa baita correria, estou mudando meu ateliê para outro local, e só agora me dei conta da loucura! Hoje empacotamos tudo, e amanhã a mudança vai para meu novo espaço. Faz pouco mais de um ano que mudei de casa e ateliê, e posso dizer que ainda não terminei de organizar as coisas por aqui. E já vou mudar de novo! Hoje deu um certo desespero – além da canseira para arrumar tudo, ainda tenho que organizar meu trabalho, porque naturalmente com tudo empacotado vai ficar bem complicado encontar as coisas e trabalhar. Ufa!
Talvez meus posts fiquem mais simples esses dias, e talvez eu nem consiga responder tão prontamente, mas o bom é que depois tudo ficará melhor…Não vejo a hora de voltar a produzir muito, muito… Bem, vamos à técnica do dia:


Vasos de vidro craquelados

Na verdade, aqui eu fiz duas técnicas, a decoupagem e o craquelado. São peças decorativas, não recomendadas para peças utilitárias, que serão lavadas com muita frequência. O verniz craquelado é muito resistente, mas mesmo assim eu indico as peças apenas para decoração.

– O primeiro passo é limpar bem as peças, lavando e passando álcool para retirar resíduos de gordura das mãos.
– Os papéis para decoupagem podem ser de qualquer tipo. Nas peças acima eu utilizei papéis da Corfix, que são de couché mais encorpado.
– Para colar as figuras utilize Cola Gel para Decoupagé, da Corfix. Passe a cola no verso das foguras já recortadas e cole-as na peça. Aguarde secagem por algumas horas.
– Para fazer o craquelado utilize o Kit Craquelado, também da marca Corfix. Esse kit é composto por dois produtos, um verniz base e um verniz craquelador. Utilize dois pincéis de pêlos macios, um para cada produto.
– Aplique o verniz base sobre toda peça de vidro, inclusive sobre as figuras já coladas, utilizando um dos pincéis. Passe 3 demãos, intercalando secagem por 20 ou 30 minutos entre cada demão.
– Depois de 20 minutos da aplicação da última demão de verniz base, aplique uma única demão do verniz craquelador com o outro pincel. Não exegere nas quantidades de verniz por que os vasos sçao lisos e ficam na posição vertical, caso contrário o verniz irá escorrer.
– Aguarde secagem completa, agora por 24 horas pelo menos. Você irá observar que no dia seguinte o verniz estará totalmente craquelado, mas como tanto o verniz como as peças são incolores, não se notará o efeito.
– Para realçar o craquelado, aplique cera mettálica em pasta Goldfix, da marca Corfix também, na co rouro pálido em toda peça, com um paninho que não solte pêlos, fazendo movimentos circulares.
– Retire o excesso de pasta com um paninho limpo, cuidadosamente e a peça está pronta!


Prato craquelado

Essa técnica fica bem legal em vidros, e se você quiser usar os pratos, recomendo que você alique o verniz na parte de trás das peças, deixando a parte de cima livre de qualquer produto. Nesse caso, não se esqueça de colar as figuras voltadas para a parte da frente do prato.

Gostaram? O passo-a-passo dessa técnica está em meu site, que é o www.cristinabottallo.com.br
Atá amanhã… (se eu sobreviver…)


15 comentários em “CRAQUELADO EM VIDRO – 56”

  1. Oi Cristina,
    Que bom que você está indo para um ateliê melhor.Boa sorte com toda a mudança, e que você produza muito mesmo.Eu também tenho um sonho de ter um cantinho para mim trabalhar tranquila, guardar o meu material…Por enquanto meu ateliê fica no canto do meu quarto perto da janela.Mas um dia chego lá …hehehe.
    Abraços, e até mais.

  2. Amei essa técnica Cris… Lindo mesmo… Tenho muita vontade pra fazer artesanatos em geral… mas não cosigo vender muito… sendo assim fica difícil produzir né… faço ponto cruz, bordo havaianas, tô fazendo aula de pintura em tecido e agora vim pesquisar na net pra tentar fazer decoupage em madeira… mas como nunca fiz e nem teno idéia de como fazer… é o seu blog e o seu site que está me ajudando… vamos ver se eu consigo… bjo e obrigada !

    1. Oi, Danielle, que legal! Não é mesmo fácil viber de artesanato, mas pelo menos a gente se diverte… É muito gostoso fazer, não é? Que bom que meu blog está ajudando. Volte sempre para ver as novidades, e visite meu site também. Beijão!

  3. Parabéns pelo trabalho,fiz um curso com as tintas 150 da corfix, adoro fazer vidros,principalmente copos, o seu em copos foi o primeiro que estou vendo .Gostei muito da sua maneira de descrever o processo,bem claro e com muita simpatia. Sucesso.Abraços.

  4. Olá! Achei lindo!
    Estou organizando um jantar na Igreja que frequento, estou responsável pela decoração… gostaria de saber se posso fazer este craquelado em um pote de vidro e depois colocar uma vela dentro.. há risco de descolar, queimar, descascar ou escorrer o material?
    Alguma dica?

    Obrigada!
    abraços!!
    Liliam

    1. Olá, Liliam eu imagino que não haja nenhum problema, desde que o vidro não seja muito fino nem a vela produza muito calor e fique por um tempo razoável. Difícil dizer com exatidão porque nunca testei, recomendo que vc faça um teste, de todo modo. Bom trabalho!

    1. Olá, Jesus, eu não envio modelos, ams posto tudo aqui em meu blog, além das aulas no youtube e meu site. Aqui vc vai encontrar tudo… Bom trabalho!

  5. Ola, gostei muito do seu trabalho, achei a cera em pasta iridescente, posso usa-la sobre o kit craquele, achei estranho o vendedor me dizer que esta funciona e custou 20,75 e nela diz que e para uso em patina e decupe , protecao e conservacao de moveis, e quero utilizar e garrafa de vidro.
    Desculpe a falta dos acentos e que meu teclado e americano , meio complicado rs,
    muito obrigada, por que se nao servir ou trocar entes de abri-la .

    1. Oi, Selma, sim, essa indicação está correta, e ela é meio carinha mesmo, mas rende bastante, vc pode usar só um pouqinho… Eu sempre uso os produtos da marca Corfix, não sei se vc comprou dessa marca, mas se sim, já usei, e dá certo em vidro, sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.