EFEITO MANCHADO COM SAL NA PINTURA EM SEDA – 221

Olá, pessoal, bom dia.

Estou preparando umas coisinhas bem legais que estarão por aqui em breve, aguardem! Por enquanto já estou bem feliz por ter conseguido organizar e atualizar todos os posts. E a página TODAS AS TÉCNICAS já é um suceso, a mais visitada. Que legal!

falando em técnicas, aí vai mais uma de pintura com tintas aquarelas para seda… Eu adoro esse estilo de pintura, e fiquei um tempo sem fazê-lo, mas estou retomando várias técnicas do “meu passado”, então não poderia deixar essa de lado:


Lenço com pintura aquarelada e com sal

Esse tipo de pintura é interessante justamente pelo efeito obtido apenas com as misturas das tintas. A aquarela para seda é um tipo de tinta bem fluída, líquida mesmo, e própria para pintura de tecidos finos, como a seda, o voil, alguns tecidos sintéticos e até mesmo tecidos de algodão mais finos.

Para fazer o modelo acima eu utilizei um tecido sintético, que não é o ideal, mas que serve também, e como esses tecidos têm um custo mais baixo, muitas vezes acabam sendo a opção de quem produz muito. Esses tecidos não são ideais porque podem não permitir a completa fixação das tintas e também podem se “comportar” de maneiras diferentes. Na peça acima, se vocês observarem verão que as tintas passaram pelo contorno feito com a guta preta, criando manchas e misturas das cores. Isos não chega a ser um grande problema, não estraga o trabalho, mas sem dúvida faz difereça quando usamos a seda natural.

Para fazer essa peça eu estiquei o tecido em um bastidor próprio (para que o tecido ficasse susmpenso,s em tocar a mesa) e fiz o desenho com a guta preta, que é uma espécia de bloqueador do tecido. Nos locais onde aplicarmos a guta será formada uma “barreira” que impede a tinta de vazar para as lateriais.

Depois de aplicada a guta, aguardei secagem por 24 horas. Após a secagem fiz a pintura com as diferentes cores de aquarela para seda, e sobre as tintas ainda úmidas, joguei pedrinhas de sal grosso em algumas partes para criar o efeito manchado. Vejam na parte azul do céu, detalhe do chão em vermelho e na copa da árvore o resultado final da ação do sal na tinta aquarela.


Capa de almofada com a mesma técnica

Na peça acima, uma capa de almofada, também fiz o mesmo tipo de pintura e utilizei o sal nas partes superior e inferior da água e também nas nadadeiras vermelhas dos peixes. O efeito que o sal provoca é causado pelo capacidade que o sla tem de absorver a água. A pedrinha de sal “puxa” a tinta, que fica concentrada no local em que está localizada. Ao redor do sal, o tecido tende a ficar com a coloração mais clara, justamente porque a concentração de tinta nessa área foi menor. Veja em detalhe abaixo:


Detalhe da almofada

O sal fino de cozinha também cria um efeito manchado, só que por ser mais fino, o resulatdo é mais uniforme e menos “craquelado”. Tamanhos diferentes de pedras de sal irão criar efeitos diferentes também.

Bem, depois de deixar o sal por um ou dois dias no tecido você devrá retirar as pedrinhas com cuidado, isso porque embaixo delas ainda poderá havre tinta úmida. Depois deve ser feita a fixação da tinta passando a ferro pelo avesso com um paninho fino cobrindo o trabalho. Só depois disso você deverá lavar a peça com água corrente para retirar os resíduos de sal que permaneceram no tecido e usá-lo para fazer as peças que desejar.

Essa é minha dica para hoje. E amanhã, como vocês já sabem, tem mais.


16 comentários em “EFEITO MANCHADO COM SAL NA PINTURA EM SEDA – 221”

  1. olá cris
    eu sempre achei muito interessante essa técnica ,mas tinha perdido o passo á passo dela, muito bom ter relembrado………amei muito obrigado …………………beijão

  2. oi Cristina sou tua fã faz tempo teus trabalhos são lindos
    comprei todo material pra pintar seda mais me falta coragem de começar.Estou com medo de não acertar.
    Olhar parece fácil né mais preciso de coragem. beijos

    1. Oi, Cida, que legal! Não fique com medo, não, siga as instruções e faça as peças, você vai ver que depois da primeira peça tudo fica mais fácil. Não deixe de começar…

  3. que fofas as pedras pintadas ficaram lindas.Hoje criei coragem pintei a primeira canga,ficou linda. Cristina toda pintura tenho que passar o ferro e depois lavar. Não gostei muito do efeito do sal grosso parece que mancha ou é porque não passei. beijos

    1. Ai, que legal, Cida, parabéns! O efeito do sal é manchado mesmo, e a tinta demora mais para secar com o sal. Depois vc tem que retirá-lo bem, passar a ferro e então lavar o tecido. Você fez assim?

  4. amei o quadro de motivo natal e quero participar do sorteio já pensou numa dessa eu ganho.Que felicidade. Beijos e parabéns, teus trabalhos são lindos e também por partilhar tudo isso com as pessoas isso é maravilhoso.tchau

  5. OI cristina gostaria de aprender motivos infantil se der me ensina no pano cem por cento algodao ou em fraudas obrigada beijos

  6. Olá. Como faço esse efeito em tinta a óleo em tela de algodão? Sabe me dizer?O sal absorve água, mas a tinta a óleo é totalmente o oposto da água, que é uma substância polar. O óleo é apolar. Seria o arroz por absorver umidade?

    1. Bruno, acredito que não dê para fazer exatamente do mesmo jeito com óleo, eu na verdade nunca tentei… Vale experimentar. Quem sabe funciona…

  7. Oii, amei essa técnica. Eu já a conhecia, mas eu pinto telas. Eu já usei essa técnica do sal, com uma tela. Pq a tinta que uso é acrílica (ou seja, solvente em água) por isso, quando pintei deu certo. Mas agora, pinto com a tinta a óleo, que não é solvente em água. Você sabe se daria certo colocar o sal na tela com tinta a óleo? Beijos Parabéns

    1. Nunca fiz com óleo, Amanda, e não sei se daria certo não… o sal reage com a água, e no caso da tinta a óleo, creio que não haveria efeito algum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.