VASO COM PINTURA RUPESTRE – 127

Oi, pessoal, bom dia!

Nossa, fiquei tão feliz com a montagem da minha exposição de Relicários da Frida Kahlo ontem, no metrô, como eu havia contado que faria… Eu ainda vou finalizar algumas peças e colocar as legendas das peças na terça-feira que vem, mas de todo modo meu trabalho já está lá, e ficou muito legal, e eu fiquei muito feliz!

Obrigada por me acompanharem aqui e por me darem a oportunidade de compratilhar esses momentos tão bons com vocês. Obrigada, de verdade!!!

Bem, chega de conversa, né? Logo, logo vou colocar as fotos da montagem da exposição aqui, aguardem! E vamos ao post do dia:


Vaso com pin tura rupestre

Eu adoro esse trabalho! Bem, na verdade adoro pintura rupestre, e já escrevi sobre isso aqui, não sei se vocês se lembram… Eu já fiz muitas peças com desenhos inspirados nas pinturas rupestres, feitas por nossos ancestrais nas paredes de cavernas, e que são parte importantíssima da história de nossa civilização.

Bem a proposta de hoje é pintar um vaso com esses desenhos. O vaso que usei é de biscoito cerâmico, cerâmica branca, mais fina que a cerâmica vermelha. E utilizei as tintas Decorfix 150 brilhante, as mesmas que são indicadas para porcelanas, azulejos e vidros. Essa tinta precisa ser fixada a quente, em forno caseiro, à 150 graus, por 35 minutos.

Primeiro eu apliquei três demãos do Selador Incolor da Linha Decorfix 150, que é um líquido transparente, uma seladora, que impermeabiliza a peça e a prepara para receber as tintas.

Depois eu tracei a lápis o esboço do desenho. Comecei pintando os círculos em azul e vermelho, com um pincel redondo de pêlos macios e bem largo. No centro dos círculos eu apliquei uma cor mais clara e fui mesclando com um tom mais escuro da mesma cor. Misture uma gota de Médium Retardador da mesma Linha Decorfix150, produto que serve para retardar a secagem das tintas dessa linha.

Depois pintei o fundo, também com um pincel de pêlos macios, só que agora um pincel chato. Trabalhei com um tom de amarelo misturado com branco (bem pouco, só para que fique mais opaco) e o verde opalina, que é um tom bem claro. também fui mesclando as duas cores, criando manchas e nuances diferentes.


Outra face do mesmo vaso

Após a secagem da pintura dos motivos eu fiz os traços e desenhos da figura humana e do animal com a tinta preta e um pincel linner número 0. Fiz também os traços, espirais e bolinhas, e para completar, utilizando um escova de dentes usada, respinguei a cor preto para dar um efeito interessante ao trabalho.

Aguarde secagem completa por 24 horas antes de levar o vaso para queimar em fonro doméstico, na temperatura de 150 graus, por 35 minutos.

Uma observação importante: não utilize nenhum produto que não seja dessa linha nos trabalhos feitos com esse tipo de tinta, para que não haja uma reação inesperada, e não aplique nenhum tipo de base na peça antes da pintura, apenas o Selador Incolor dessa linha.

Bem por hoje é isso pessoal… Espero que vocês tenham gostado… e visitem meu site, lá tem mais técnicas em cerâmica na página ATELIER – PASSO-A-PASSO. O endereço é www.cristinabottallo.com.br

Beijão!
Cristina


Um comentário em “VASO COM PINTURA RUPESTRE – 127”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.