PINTURA A ÓLEO SOBRE RELEVO – 142

Olá, amigos, bom dia…

Aqui as coisas seguem caminhando… O frio chegou forte em São Paulo, uma garoinha triste também, boa para ficar embaixo das cobertas. Mas a vida continua e temos muito a fazer, então vamos lá…

A técnica de hoje contempla as pesssoas que gostam de pintura em telas e de trabalhos com relevos e texturas:


Peixe com textura

Esse trabalho é bem interessante para quem quer ter uma primeira experiência com tintas a óelo para telas, uma vez que o resultado é bacana e é relativamente fácil de ser feito.

O primeiro paso é preparar a textura/relevo com a pasta para modelagem. Esse produto é próprio para telas e paresneta um relevom com bastante intesidade e resistência. Você pode preparar um molde com o formato do corpo do peixe em papelão (pode ser de uma caixa), recortando o contorno do corpo e ficando com a parte vazada do molde (ou seja, o corpo do peixe deve ser recortado e o entorno fica no papelão.

Posicione esse molde na tela e aplique a pasta fazendo-a passar pelo vazado, utilizando uma espátula larga. Faça movimentos laterias com a espátula para preencher toda área. Faça as nadadeiras do peixe da mesma forma, com a espátula. Retire o moelde com cuidado.

Para fazer as algas, utilize um pedaço de esponja grossa e bata a pasta de modelagem na tela, deixando-a em relevo. Faça as algas também na lateral da tela-painel (veja foto abaixo). Agurade secagem completa da pasta por 2 a 3 dias.

Vista lateral da tela

Inicie a pintura da tela pelo fundo, utilizando as cores azul cerúleo e branco, diluindo a tinta ligeiramente com diluente eco (que não tem cehiro forte), e mescaldo os tons para obters as diferentes nuances da água. Utilize um pincel chato de pêlos, pode ser da ref. 141 da marca Tigre.

Para fazer as bolhas de ar, utilize um pincel chato pequeno e de filamentos sintéticos (é mais firme) e a cor branco, girando o pincel posicionado em pé e formando os círculos, que devem ser suaves e com pouca intensidade de tinta.

Pinte as algas com as cores verde inglês, verde inglês claro e amarelo nápoles, alternando as três cores. Nãos e esqueça de pintar as laterais também.

Pinte o corpo do peixe com as cores amarelo de cádmio claro, amarelod e cádmio e laranja de cádmio, misturando os tons de amarelo com um pouquinho de branco e fazendo um degradê.

Para as nadadeiras e rabo do peixe utilize as cores alizarim, laca magenta e branco. E, por fim, pinte as listrasr do corpo com vermelho de cádmio escuro.

As tintas a óleo têm uma secagem mais lenta, em cerca de uma semana. S evocê utilizar o diluente eco, a secgame pode ser um pouco mais rápida. Há também um produto nessa linha chamdo secante de cobalto, que serve justamente para acelerar a secagem das tintas a óleo, mas que deve ser usado em pequenas quantidades para não tirar totalmente o brilho da tinta.

Bem, com essa mesma técnica e variadno os motivos você poderá fazer uma grande variedade de pinturas com relevo e textura, como flores, paisagens, frutas e muito mais. E se você gosta de pintura em telas, conheça as opções que ofereço na LOJA do meu site www.cristinabottallo.com.br como as revistas e o DVD (veja abaixo):


Revistas telas

Até amanhã!


Um comentário em “PINTURA A ÓLEO SOBRE RELEVO – 142”

  1. olá cris
    lindo……….lindo apesar que eu não sou muito boa em tinta á óleo
    mas meu primeiro trabalho eu fiz um painel do fundo do mar e com apliques e um duplo e achei que ficou legal até acabei gostando mas,eu achei muito interessante seu peixinho ficou lindo
    beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.