CAIXAS COM AQUARELA RUPESTRE – 143

Olá a todos!

Desejo um bom sábado para vocês… e espero que o nosso por aqui seja bom também. Se o final de semana for bem sossegado, meu pai deve começar a despertar da sedação na segunda-feira, e sua recuperação será mais rápida assim. Bem, eu vou mandar notícias, vocês já sabem…

A minha sugestão para hoje é uma opção para quem gosta de caixas diferentes. Eu já apresentei aqui no blog, no dia 04 de janeiro (post n.04) uma sugestão de pintura aquerela rupestre. E hoje eu vou sugerir uma aplicação dessa pintura:


Caixa com pintura rupestre

Para quem gosta de caixas, essa é uma sigestão bacana, e mesmo que vocês queiram montar a caixa com outro tipo de pintura em papel, vale aqui a dica de como fazer esse tipo de montagem.

Em primeiro lugar você vai precisar de uma caixa de madeira com o tampo rebaixado. Esse tipo de caixa é muito utilizado para fazer trabalhso com mosaicos. Eu sempre prefiro trabalhar com peças de madeira natural – o desenho dos veios da madeira fica muito bonito com o tipo de pintura que vou sugerir, mas se vocês só encontrarem as caixas em MDF, também poderão utilizá-las.

A pintura da caixa é simples, com Médium Envelhecedor. O primeiro passo é lixar bem a peça com uma lixa n.220 e retirar o pó. em seguida aplique uma demãod e goma laca (pode ser a incolor ou a indiana) em toda peça e aguarde secagem. Lixe novamente a peça, agora com uma lixa mais fina, n.400. Retire novamente o pó.

Em seguida, escolha uma cor de envelhecedor. Na peça acima eu utilizei a cor mogno. Aplique o envelhecedor na peça com um pincel chato, largo e de pêlos macios e retire o excesso em seguida com um paninho de malha. Vá fazendo a pintura por partes, para que o envelhecedor não seque antes que você possa retirá-lo. Comece pela parte interna da caixa.

Aguarde secagem completa do envelhecedor por 24 horas. Se você estiver trabalhando em uma peça de madeira naturaal e gostar do efeito “desgastado”, poderá lixar a peça levemente com uma lixa n.220 após a pintura. Se estiver trabalhanco em MDf é melhor não lixar a peça.

Após fazer a pintura da caixa, passe para a pintura com aquarela. Veja a foto em destaque:


Imagem da aquarela

Pinte o motivo em um pedaço de papel próprio para aquarela (mais grosso e absorvente) e utilize preferencialmente aquarelas líquidas. Caso você não encontre esse tipo de tinta, utilize as aquarelas em bisnaga ou pastilhas diluídas com água.

Trace levemente a lápis o desenho rupestre (veja no post n.4 meus comentários sobre esses motivos). Aplique a máscara liquida para aquarela nas áreas em que serão pintados o sol, o chão e as manchas em marrom que estão no céu.

Pinte o céu com as cores amarelo e laranja, utilizando um pincel redondo de pêlos bem macios, próprio para aquarela. Mescle as cores e deixe que se formem manchas naturais. Aguarde secagem completa dessa pintura de fundo.

Retire a máscara líquida com a ponta dos dedos. Observação: a máscara é um produto líquido, que depois de seco forma uma película emborrachada que impede a fixação da tinta no papel. Essa película sai com a fricção dos dedos no papel, sem danificá-lo.

Pinte o chão e as manchas no céu com as cores laranja e marrom âmbar, e complete pintando o sol com tons de vermelho, deixando algumas partes do papel em branco. Aguarde secagem.

Com tinta guache na cor preto eum pincel linner n.o (pincel para filetes), faça os desenhos das figuras humanas, do cavalo, o contorno do sol, os traços e demais detalhes do motivo. Aguarde secagem.

Para montar a caixa, mande cortar em uma vidraçaria um vidro de 2 ou 3mm no tamanho da parte rebaixada da caixa e pegue 4 cantoneiras de latão ou metal. Cole a aquarela no rebaixo da caixa passando um poquinho de cola branca apenas nas bordas do papel. Após secagem, coloque o vridro limpo sobre a peça e cole as 4 cantoneiras com cola universal de secagem rápida. As cantoneiras irão segurar o vidro na caixa.

Se você preferir, poderá colar um cordão ao redor do rebaixo, fixando assim o vridro e dando um acabamento diferente à caixa. Veja sugestão abaixo:


Outro modelo de caixa com acabamento feito com cordão

Esse acabamento fica bem bonito, e se você não encontrar as cantoneirasm poderá utilizar apenas o cordão para fixar o vidro. Nesse caso, passe bastante cola nas laterais do vidro, encostando na caixa e na parte de baixo do cordão (a parte que fica em contaro com o vidro).

Bem, é isso, pessoal… Vocês já sabem que em meu site www.cristinabottallo.com.br estão muitas outras sugestões de trabalhos, então passem por lá!

E até amanhã…


Um comentário em “CAIXAS COM AQUARELA RUPESTRE – 143”

  1. Oi, Eni, obrigada!
    Que bom que vc gostou da técnoca também… Ainda não recebi seu e-mail, mas vou ficar esperando…
    Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.