MESA DE CANTO COM BAUERNMALEREI – 144

Olha eu aqui de novo com mais uma técnica de bauernmalerei…


Mesinha com bauern

Como eu sei que essa é uma das técnicas preferidas de vocês (e minha também!), acho que nunca é demais trazer sugestões e dar mais algumas dicas sobre esse tipo de pintura.

Andei olhando meus álbuns de fotos e publicações antigas e encontrei muitas coisas que já fiz com essa técnica, e me deu uma vontade enorme de ficar só fazendo isso… Falo sério para vocês, eu gosto de muitos trabalhos, mas esse é um que me encanta particularmente, não apenas pelo visual, mas também porque é muito gosto de fazer.

Quero que meu novo ateliê seja uma referência nesse trabalho, e para isso pretendo investir bastante tempo para fazer peças inéditas, exclusivas, diferentes… Claro que você serãs os primeiros a ficar sabendo, é só ficarem de olho aqui no blog.

Bem, na peça acima, uma mesa de canto, eu optei por trabalhar com cores bem fortes, o vermelho púrpura e o azul cerúleo puro. E como a pintura da peça já seria assim, com cores fortes e contrastantes, a pintura dos motivos foi feita propositalmente com as mesmas cores, sempre carregadas de branco, que é muito importante para esse tipo de pintura.


Outra vista da mesma peça

O mesmo motivo pintado no tampo foi repetido em tamanho reduzido na parte de baixo da mesinha, e os detalhes em verde nas laterias dos tampos realça os filetes e as folhas pintadas com o motivo floral.


Imagem ampliada do motivo

As flores que escolhi para pintar nessa peça são simples, as principais: rosas e tulipas, adornadas por folhas e florzinhas miúdas feitas com bolinhas. Reparem na precisão das pinceladas em branco, que definem todo motivo. O segredo aqui é trabalha com a cor de baixo ainda úmida e com o pincel sujo da cor da flore e carregado de tinta branca.

Por exemplo, se vou pintar as tulipas azuis, começo preenchendo o fundo das flores com essa cor eem seguida retiro o excesso de tinta em um paninho úmido, pegando a tinta branca na ponta do pincel em seguida. Aí posiciono o pincel na parte superir da pincelada (que é a pincelada em “vírgula”, típica desse tipo de pintura) e faço uma certa pressão no início, para que a pincelada fique mais larga. Em seguida vou deslizando o pincel para baixoe levantando-o, de forma que ao final da pincelada o traço esteja bem mais suave e afinado.

Esse movimento do pincel é fundamental para fazer uma pintura bauernmalerei perfeita, por isso sempre falo da importância do treino das pinceladas: quanto mais você pratica, mais fácil e bem feito fico o trabalho.

Bom, pessoal, por hoje é isso…
Se vocês gostam da pintura bauernmalerei, visitem a LOJA do meu site www.cristinabottallo.com.br e vejam os produtos que ofereço.


Guias de pinceladas e DVD da pintura bauernmalerei

Beijos e até amanhã,
Cristina


5 comentários em “MESA DE CANTO COM BAUERNMALEREI – 144”

  1. Cristina quanta coisa linda!!!
    esse movel então, ficou novinho.
    eu trabalho com educaçao ambiental, e hoje muito se fala em desenvolvimento sustentavel,onde o velho se faz novo…
    tudo da pra se reanimar, não gostou, muda é so usar a criatividade, lá em casa há uma mesa desprezada….vou reanimala.kkkkk, pois aprendi com voce a olhar os velhos moveis com mas animação e entusiasmo e não disprezar o velho.
    beijos!!!!
    fica com DEUS…

    1. POis é, isso de renovar e arrumar o que temos é bom em todos os sentidos… As coisas ficam vivas quando nós as usamos, e se as conservamos, elas passam a ter história também. Muito bom!
      Beijos! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.