PORTA-RETRATOS COM RELEVO TRANSPARENTE – 181

Oi, gente, bom dia…

Ontem foi um dia bom para nós, sim, o jogo foi bom, nossa seleção segue adiante e a semana começou bem. Nada mal…

A propósito, a vida é complicada, então deveríamos ficar muito satisfeitos sempre que as coisas correm bem. Ou que não correm mal. Ontem respondi um comentário aqui falando um pouco sobre isso, em como é difícil cada dia. E isso me fez pensar em algumas coisas, em como a gente se engana com a realidade da vida.

Explico: se observarmos o universo, o fenômeno é uma exceção, e não a regra. É difícil que exista vida, então porque seria fácil viver? Acho que atualmente vende-se a falsa ideia de que a vida pode ser incrível, que tudo é posível e tudo se consegue. Bobagem. Viver é difícil. Não só para nós, mas para todos: pessoas, animais, plantas… Todos temos que lutar para sobreviver. E nem todos conseguem.

Se acreditarmos nessa ideia errada de que tudo é fácil, a conseqüência disso será a frustração generalizada, porque fatalmente alguma coisa vai dar errado em algum momento. Melhor é pensar que a vida é difícil mesmo, que viver é duro, que crescer dói. Assim, quando a gente tiver um dia normal, quase bom, a gente pode até achar que tudo é maravilhoso. Entenderam?

Bem, chega de jogar conversa fora… Hoje começa a MEGA, daqui a pouco vou para lá e amanhã vou colocar um post especial contando o que vi por lá, além do resultado do Prêmio Artesão do Ano. Não deixem de passar por aqui amanhã, ok?

A técnica do dia é:


Porta-retratos com relevo transparente

Esse é um trabalho perfeito para aquelas peças que a gente acaba juntando no ateliê para fazer em algum momento, e acabam ficando esquecidas, sem a gente pensar em nada especial para elas. É uma técnoca indicada para qualquer tipo de material: MDF, madeira, cerâmica, gesso, metal, papelão e até memso plástico.

A peça acima é um porta-retratos de cerâmica branca. Eu a preparei com duas demãos de base acrílcia para artesanto, intercalando secagem. Depois aplique tinta acrílica brilhante laranja na parte interna e na parte de trás da peça e branca na parte da frente. As tintas acrílicas brilhantes precisam de três a quatro demãos para cobrir bem e deixar o acabamento bem brilhante.

Aguarde secagem completa e depois faça um tracejado bem suave com lápis na parte da frente do porta-retratos desenhando os triângulos ou outras formas geométricas. Pinte cada espaço com uma cor de Tinta Relevo Transparente. Eu utilizei para essa peça as cores azul turquesa claro e violeta.

Para quem não conhece esse material, a Tinta Relevo Transparente é um tinta relevo, que vem em frasco com bico aplicador e que apresenta acabamento transparente colorido. Fica parecida com um vitral, mas é uma tinta a base de água e não lavável, ou seja, não pode ser molhada, por isso só deve ser aplicada em peças decorativas.

Para aplicar trabalhe com o frasco levemente inclinado, deixando a tinta escorrer naturalmente, sem apertar o frasco demais, e espalhando a tinta com o prprio bico aplicador, até preencher a superfície de maneira uniforme.

Aguarde secagem completa por 24 horas, deixando a peça sempre na posição horizontal, para que a tinta não escorra. Depois complete o motivo fazendo um tracejado com a Tinta Relevo Brilhante Preta. Faça traços interrompidos e alternando com pequenos pontos. Deixe secar por mais algumas horas.


Outro modelo com a mesma técnica

No modelo acima no lugar dos triângulos eu fiz quadrados, e utilize as cores laranja, violeta e azul turquesa claro. A peça foi pintada com tinta acrilica brilhante em um tom de azul petróelo (por dentro e atrás) e branco na parte da frente, onde é feita a aplicação do Relevo Transparente Colorido.

Espero que vocês tenha gostado… Eu gostei!
Beijos e até amanhã, com a matéria especial sobre a Mega Artesanal.
www.cristinabottallo.com.br


Um comentário em “PORTA-RETRATOS COM RELEVO TRANSPARENTE – 181”

  1. Oi, Eni e Bianca, que bom que vocês gostaram… eu sempre fico ansiosa na hora de preparar as peças para o blog. Afinal de contas, eu não posso decepcionar vocês, não é mesmo?
    Beijos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.