MAIS UMA DE BAUERNMALEREI – 180

Oi, gente, bom dia, mais um dia de jogo!

Hoje terá que ser diferente, se o gol não sair, acabou para nós… Eu vou assistir o jogo com meus filhos em casa, todos os outros eu assisti com meu pai no hospital, mas hoje faço questão de ficar com eles. Vai ser legal…

Ah, e falando em legal, ontem eu fiz uma coisa muito bacana também, fui a uma Festa Junina. pode parecer uma grande bobagem, afinal todo mundo vai a festas juninas, mas é que eu estava tão ocupada com toda essa situação do meu pai que fazia bastante tempo que eu não me divertia, comentei isso com vocês no post de ontem…

E ontem acabou dando para eu escapar no finalzinho do dia, antes de deixar minha filha na Rodoviária para pegar o ônibus para Botucatu, fomos até a festa junina do Sesc Ipiranga. Eles montaram um exposição de arte popular com destaque para as bonecas de pano, e eu fiquei muito curiosa para ver.

As barracas de comida estavam ótimas, e ainda havia um show com as “Meninas de Sinhá”, um grupo de roda formado por umas 20 senhoras acompanhadas por um violão e alguns intrumentos de percursão. Elas tocam e cantam cantigas de roda, músicas de nosso floclore e algumas composições delas mesmas. Foi muito legal! Eu adoro essas manifestações da nossa cultura popular, são inspiradoras para mim. Me deu vontade de fazer um monte de trabalhos inspirados em tudo que vi… Vou pensar em algo.

Bem, o final de semana foi bom, e a semana tem chances de ser boa também… Tomara! Boa semana para todos nós!

E aí vai o post do dia:


Caixinha sextavada com bauernmalerei

Essa é boa para quem está começando a pintar essa técnica. O motivo é simples, a decoração do fundo também.

Primeiro prepare o fundo: para a tampa. faça o desneho de um coração. Pinte-o com a cor areia. Em volta aplique a cor azul inverno. Faça o mesmo na base da ciaxinha, pinte um coração (menor) em areia e o resto com o azul inverno, inclusive a parte interna da peça. Complete pintando o friso lateral da tampa com a cor rosa chá.

O motivo que utilizei nessa peça apresenta as principais flores do bauer: rosa, tulipa e flores-do-campo. As cores também são as básicas – tons de vermelho para as rosas, amarelo para as flores-do-campo e azul para as tulipas.

faça vírgulas com tons de verde e branco ao redor dos corações, alternando as posições, fazendo uma para cima, outra para baixo e assim por diante. E, para finlaizar, faça bolinhas brancas com o faça-bolinhas em todo funod pintado de azul.

Deixe secar bem por 24 horas (as bolinhas demoram mais a secar) e passe cera em pasta incolor. Deixe secar novamente por uns 15 minutos e lustre com uma flanela.

Viram? Fácil e decorativo. Como eu falei acima, perfeito para que está se iniciando nessa arte…

Ah, e para quem gosta de bauernmalerei, informo que estou vendendo pincéis ímportados próprios para essa técnica. São pincéis inlgeses, da marca tradicional Winsor & Newton, e são os pincéis que tenho utilizado em meus trabalhos. Vejam na LOJA do meu site.


Pincéis redondos para bauernmalerei

Bem, por hoje é isso, pessoal… até amanhã!


5 comentários em “MAIS UMA DE BAUERNMALEREI – 180”

  1. Eni, todos os dias são difíceis, acredite. Eu acordo cheia de esperanças de que esse será um dia diferente, que vou fazer muitas coisas, que minha produção será incrível, que meu pai estará bem, que não haverá nenhum problema me desviando dos meus planos ideais… E todos os dias eu vou dormir frustrada porque algumas dessas coisas não se realizaram exatamente como eu gostaria, aí fico desanimada, chateada, querendo desistir… Mas aí eu durmo, descanso, acordo, faço minha corrida matinal e me animo de novo, fico querendo acreditar que tudo será diferente, melhor. E às vezes é melhor, sim, outras vezes não… Mas nem tudo é sempre fácil, assim como nem tudo sempre dá errado. Tente pensar assim. E procure alguma atividade que te anime para fazer todas as manhãs, isso nos ajuda a ter forças para encarar o dia. É isso que tenho feito…
    Beijão, Eni.

  2. seus trabalhos sao belissimos,
    me inspiro muito em voce, me apaixonei pela pintura bauer
    apesar de estar bem longe, pos estou no estado do Pará.

    1. Oi, Ildenise, obrigada pela visita, bem-vinda ao meu blog… Fiquei contente com seu comentáiro e vi que você recebeu – e gostou – dos pincéis. Eu não estou conseguindo mandar e-mails para vc… Boa sorte em seus trabalhos.

    1. OI, Evelina, eu não uso esses pincéis, e não sei onde você poderia encontrá-los, mas acho que nas boas lojas de materiais artísticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.