Um post diferente…

Oi, pessoal, bom dia.

Está fazendo um lindo domingo por aqui, bastante calor, sol, céu azul… mas isso tudo indica que mais chuva virá por aqui…

E por falar em chuva, ontem caiu um temporal a tarde. Eu tinha planos para sair e passear, mas como não foi possível, resolvi ficar em casa e cozinhar, coisa que adoro fazer, mas faço menos do que gostaria, por absoluta falta de tempo. Então fiz uma receita que é bem tradicional da família da minha mãe, que é mineira, umas bolachinhas de nata bem gostosas… Até tirei uma foto para mostrar a vocês:


Pausa para o café…

A receita original é feita com nata de leite fresco, recém tirado da vaca. Meus avós tinham uma fazenda em Extrema, no sul de Minas Gerais, bem na divisa com São Paulo, e lá era possível guardarmos a nata durante os períodos de férias e feriados, mas eu acabei adaptando a receita para fazê-la com creme de leite de lata, para poder fazer o ano todo… E ficou muito boa também. Então segue a minha versão da receita:

Bolachinhas de Nata
Por Cristina Bottallo

Ingredientes:
1 pacote de 1 quilo de farinha de trigo
2 latas de creme de leite de lata sem o soro
8 colheres de sopa rasas de açúcar
1/4 de xícara de café de fermento em pó (ou 20 colheres de chá rasas)
6 ovos grandes inteiros
6 colheres de sopa rasas de margarina
1 pitada de sal
1/2 k de açúcar granulado (mais grosso que o cristal)

Modo de Fazer:

Em uma tigela grande, peneire todos os ingredientes secos, reservando um pouco da farinha (cerca de 200gr), que não deverá ser colocado na tigela ainda.
Coloque os ovos, a margarina e o creme de leite sobre esses ingredientes, e misture bem com uma colher.
Despeje sobre a pia ou balcão um pouco da farinha que reservou e coloque em seguida a mistura da massa. e vá sovando até obter uma massa homogênea. Vá acrescentando o resto de farinha à essa massa, aos poucos, até dar o ponto.
Abra a massa com um rolo até uma espessura de 3 a 4 mm e corte a massa com uma faca formando triângulos de tamanho médio.
Enrole cada um desses triângulos com as pontas dos dedos molhadas em água e passe-os no açúcar granulado, em toda volta.
Leve para assar em assadeiras untadas, no forno a 200graus, por uns 25 minutos ou até que comecem a dourar. Não deixe assar demais e desenforme as bolachinhas quentes, caso contrário elas irão grudar na assadeira.

São ótimas para um cafezinho ou chá da tarde… experimentem!


8 comentários em “Um post diferente…”

  1. olá cris
    deve estar muito bom mesmo imagino quantas pessoas não vão entrar aqui para ter esta maravilha no seu café da tarde
    quando eu postei no face a minha farofa foi uma loucura todo mundo queria a receita fora que teve gente que me solicitava amizade foi muito bom e divertido por sinal …amei vou copiar para tentar fazer………obrigada por partilhar ….bjks

  2. Olá Cris!
    Que delícia deve ser esta bolachinha de nata,e olha eu que não tenho nenhum dot culinário fiquei com vontade de fazer esta bolachinha….kkk……
    A última bolachinha que fiz foi uma de laranja e até hoje meu marido se lembra pois ficou tão dura que ninguém conseguia comer….kkk…
    Mas acredito que esta receitinha vai me salvar das gozações da minha bolachinha de laranja.,pois esta tenho certeza que vai dar certo.
    Vou fazer e depois te conto como foi o resultado,ok?
    Beijos .

    1. Oi, Marília, nossa, não imaginava esse tipo de dom… rsrsrsrs… Essa receita funciona, pode fazer, sim. E ma conte depois como foi, ok?
      Beijão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.