O segundo dia por São Paulo

Olá, amigas (os), bom dia novamente!

Eu continuei meu passeio por São Paulo no dia seguinte, e devo dizer, bem cedo… Fui visitar a feira de flores do CEAGESP. Essa feira acontece sempre às terças e sextas-feiras, e foi justo numa sexta-feira, às 5h30 que cheguei por lá…

Antes que vocês imaginem que eu perdi o sono ou coisa parecida, explico: a feira abastece floriculturas, feiras de rua e casas de paisagismo, que vão buscar as plantas logo cedo, antes mesmo de abrir seus negócios. E essa é a parte mais divertida, acordar cedo para ir para lá, e ao chegar, encontrar um monte de gente que acordou mais cedo ainda, mais exatamente na véspera, e passam a madrugada descarregando seus caminhões para receber seus clientes.


Vista da feira

O entreposto da capital CEAGESP abriga a maior Feira de Flores e Plantas do País. Realizada no pavilhão MLP, em área de mais de 20 mil m², esta feira reúne cerca de 1.100 produtores de flores, plantas, grama e mudas e apresenta uma área especial para acessórios e artesanato. A Feira de Flores vende no semi-varejo. As rosas são vendidas em maços de 60 botões, violetas em caixas de 15 unidades, assim como as mudas, mas também é possível encontrar maços menores e outras variedades de flores e plantas vendidas por unidade

Feira de Flores SP – CEAGESP
Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 – Pavilhão MLP – Vila Leopoldina
terças e sextas-feiras: 5h às 10h30


Flores de todos os tipos…

A primeira parte do pavilhão é ocupada pelos estandes e boxes que vendem as flores e plantas naturais. Ao chegar lá, ainda no escuro, não dá para ter uma real noção de como o pavilhão é enorme e da quantidade de flores e folhagens diferentes que vamos encontrar, mas digo a vocês, é uma experiência única ver o dia clarear no meio daquelas cores todas…


É preciso ficar atento ao fazer as comprar, porque os lojista fazem seus pedidos e reservas bem cedo, por isso de você deixar para o final, pode acabar ficando sem…

Então a dica é: chegue bem cedo, leve um caderno e uma caneta, faça seus pedidos e pague e vá anotando os boxes por onde passou e o que comprou. Depois volte com um carregador para retirar seus pedidos. Só pe permitido sair com as compras após às 7h00, então não deixe para o final não.




E a feira não é conhecida apenas pela venda de flores e plantas naturais, na segunda parte do pavilhão fica a área dedicada ao artesanato. E é justamente essa que mais nos interessa. Lá é possível encontrar todo tipo de flores, folhagens e sementes secas, para fazer arranjos, sabonetes e decorações variadas; cestas de todos os tipos e tamanhos, para todas as ocasiões também.

Vasos e peças de cerâmica não faltam, e alguns dos produtores vêm do interior e de outros estados. Há por exemplo, um estande, que vende peças de madeira como baús e cachepôs rústicos, de Minas Gerais. E todas as semanas eles vêm para vender sua produção nessa feira.

E tem mais: garrafas e frascos de vidros de todos os tipos, para perfumes e outros trabalhos; peças de tecido para scrapbook e patchwork, fabricadas por pequenas manufaturas; materiais para fazer velas e sachês, peças de metal e até mesmo materiais para embalagens, além de fitas, fitilhos, laços, squinhos prontos, e outros produtos para finalizar os trabalhos.

Resumindo, é um lugar perfeito para pessoas que gostam de artesanato e tranalhos manuais como nós.


Escolhendo algumas cerâmicas…






Bem, vamos às comprinhas que fiz no CEAGESP: primeiro comprei umas garrafas coloridas já imaginando a possibilidade fazer umas colagens nelas. pensei em fazê-las para decoração, acho que ficaria bem legal, sobretudo se usadas em conjuntos. Mas vamos ver, ainda vou decidir o que fazer…

Depois comprei umas cabaças para pintar. Vi uns porta-jóias feito de cabaças no méxico e vou tentar fazer algo parecido. Acho que vai ficar legal.

A compra seguinte foi na Semeart, empresa que faz artesanato country em tecido e até participa de outras feiras, como a Mega Artesanal. No estande deles compre um monte de coisinhas bacanas, desde retalhos de tecido e kits para fazer galinhas até botões de biscuit e forrados de tecido, fuxicos, uma corujinha e um coelho. Vou fazer algumas páginas de scrap e alguma decoração para a Páscoa com esse material. e tem que ser logo, afinal a Páscoa já está aí… O telefone da Semeart para quem se interessar é (11) 8149-0514 com Vânia ou Sílvio.

Comprei também uns frascos de perfumes de vidro, esses sem cor nem acabamento, pensando em pintá-los. Acho super delicado.

Comprei também uns vasinhos de cerâmica vermelha bem básicos, dá para fazer um monte de coisas com eles, mas ainda não me decidi. E, por fim, comprei umas flores desidratadas que eu usava muito nas minhas primeiras miniaturas. Com elas pretendo fazer uns quadrinhos bem legais.

Comprei algumas flores naturais também, mas a essa altura todas já foram para a prensa, para meus trabalhos com flores prensadas, e em breve estarão aqui em novos projetos. Aguardem!

Um bom dia para vocês e a até amanhã…


14 comentários em “O segundo dia por São Paulo”

  1. Pelas fotos você esteve no paraíso!! Que delícia!! Além de ótima artista você poderia ser jornalista. As fotos estão lindas e você descreve tudo muito bem em detalhes, morri de vontade de estar junto com você nessas suas visitas e passeios.
    abraços.

    1. Oi, Ana, nossa, adorei seu comentário, fiquei toda orgulhosa! Esses dias que passei “fazendo turismo” em São Paulo foram mesmo ótimos, me diverti muito, e encontrei coisas bacanas também. Mesmo já conhecendo os lugares, sempre que voltamos é uma nova experiência. E obrigada por elogiar meu trabalho como jornalista (rsrsrsrs…), estou adorando isso também! Bjs.

    1. Oi, Bianca, eu tinha certeza que você iria gostar…mas nesse dia eu visitei outro lugar que adoro, então volte aqui amanh para ver, ok? Beijos…

    1. Oi, Eni, pois é, lá no CEAGESP tem, mas quando fui, só encontrei das pequenas, mas eles costumam ter de tudo… Vale a pena a visita… Bjs.

  2. Oi Cris,

    Que fotos bacanas que você tirou.Ficou lindo!
    As garrafinhas coloridas são fofas…

    E quando você fizer alguma coisa com as cabaças não esqueça de postar para nós vermos.Ganhei uma cabaçinhas e queria fazer alguma coisa diferente…

    Esse passeio com certeza deve ser muito gostoso de fazer.
    Bjo!

    1. Ah, Jana, eu contei com a ajuda de um bom fotógrafo, naturalmente…
      Eu estou ansiosa para começar a postar os trabalhos, mas pode ter certeza que irei colocar tudo aqui, sim. E amanhã tem mais passeio por São Paulo, não deixe de ver meu post amanhã. Bjs.

  3. Oi Cris,

    adorei a dica do Ceagesp. Há muuuito tempo procuro garrafas coloridas e cabaças e não encontro em lugar nenhum. Agora já sei aonde ir. Tks!

    1. Pois é, Penha, lá a gente ecocntra um montão de coisas bacanas. Sabe que ainda pretendo voltar e fazer outra matéria, mais completa, quem sabe até com um vídeo. Estou pensando nisso, vamos ver se sai. Um beijão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.