Dia do Trabalhador, e de falar um pouco sobre trabalho com artesanato

Olá pessoal, bom dia!

Hoje, dia 1. de maio, é Dia do Trabalhador, um dia importante, para parabenizarmos a todos que se empenham em todas as áreas para fazer as coisas funcionarem, acontecerem. E dia de nos parabenizarmos por fazermos a nossa parte, seja em um emprego formal, com uma atividade informal, um trabalho esporádico ou mesmo com o trabalho do dia a dia, que dedicamos à nossa casa e família.

E fico ainda mais feliz porque, por uma série de acontecimentos, acabou coincidindo esse dia com o início da semana especial que preparei para falar da experiência de trabalhar com artesanato. Desde março passado, mais exatamente o dia 15/03, quando visitei a 18. edição da Craft Desing, que aconteceu no espaço de Eventos Frei Caneca, em São Paulo, estava preparando essa semana especial.


Imagens do Guia como ele foi publicado originalmente em 1991.

Vou explicar desde o início: há cerca de 20 anos atrás, quando montei meu primeiro ateliê, ainda em Santo André, eu fiz uma série de apostilas com técnicas de artesanato para venda através de reembolso postal (ainda nem sonhávamos com internet…). E para complementar esse trabalho eu preparei também uma Guia de Bons Negócios – Como montar seu próprio negócio em artesanato.

A proposta do Guia era servir como um complemento para as pessoas que estavam buscando uma nova atividade com artesanato, e buscavam dicas práticas de como transformar esse trabalho em um verdadeiro negócio. Na verdade eu nada mais fiz do que colocar a minha experiência no papel, afinal eu também estava buscando isso, transformar meu trabalho em um negócio.

E nesses e últimos tempos eu vinha imaginando como poderia trazer esse material, esse conteúdo, para o meu blog, afinal, além das técnicas que costumo postar sempre, sei que esse é um tema de grande interesse para quem me visita. Pensando nisso fui visitar essa feira, a Craft Design, que para mim é uma grande referência de tudo que está acontecendo no segmento do artesanato, e resolvi experimentar meu novo projeto para esse ano, gravar uns vídeos e entrevistas com profissionais e trazer a experiência deles para compartilhar com vocês.

Demorou, mas finalmente consegui editar esse vídeos e montar os textos, então durante toda a próxima semana, de 02 a 06 de maio, irei trazer uma dessas entrevistas junto com partes do material do meu Guia Bons Negócios.
Ao final dessa semana espero trazer uma série de dicas, informações e exemplos de experiências que poderão ajudá-las (os). Essa é minha pequena contribuição para a melhoria da formação dos nosso artesãos. E não haveria data melhor para fazer isso do que no Dia do Trabalhador, não acham?

Assistam a uma pequena amostra do que foi minha visita a Craft Design acima ou na página MINIAULAS. E um ótimo domingo a todos!


8 comentários em “Dia do Trabalhador, e de falar um pouco sobre trabalho com artesanato”

  1. Ah,Cristina que bom! Me lembro que indiquei esse assunto para você falar aqui numa enquete pedindo nossa opinião. Meu problema maior foi sempre a venda, não sei como fazer para mostrar meus produtos, qual a melhor forma, como cobrar, sem contar a minha insegurança que vem de muito tempo, que muitas vezes me imobiliza e faz com que as pessoas não me entendam quando conhecem o meu trabalho, e como vendia esporadicamente acabava perdendo aquela vontade enorme de sentar, criar, modificar, pintar… Obrigada mais uma vez!!!
    bjs

    1. Pois é, Jacqueline, a gente fala sobre muitas coisas aqui no blog, são muitas idéias, muitas sugestões… algumas eu vou colocando em prática, outras vão ficando para mais para frente. Mas tudo é aproveitado. E espero que minhas sugestões te ajudem sim. Acompanhe tudo, ok? Beijos…

  2. Oi Cris,

    Maravilhoso!
    Eu também sonho no futuro abrir uma loja de artesanatos.Já vendo alguma coisa.Mas o que me falta é saber como ampliar mais minhas vendas,sem comprometer a qualidade…bom vou aguardar mais.
    Beijos e ótima semana!

    1. Oi, Janaína, espero que minhas reportagens e meus textos ajudem, essa é a ideia. Tomara que eu consiga te ajudar. Bjs.

  3. Cristina,
    Estou muito feliz em te encontrar no canal BemSimples, foi encontrar 2 em 1 já era tua seguidora no teu site, blog e compradora do teu material e também gostava muito do canal da Fox que foi tirado do ar (pelo menos p mim). Ontem ligo e Tv e te encontro ensinando técnicas, que show. Parabéns pra ti e principalmente p o canal que agora conta com a tua simpática presença e conhecimento.
    Grande abraço desta gaúcha de Porto Alegre,
    Nadia

    1. Oi, Nádia, que legal, como já falei fiquei muito feliz em participar do Bem Simples, eles fizeram uma seleção bem criteriosa, e ter sido escolhida foi muito legal. O canal Bem Simples agora é independente, por isso saiu da Fox Life, mas agora vc já sabe onde encontrá-lo. Muito obrigada pelo carinho, viu? Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.